PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 13 de março de 2012

Está tudo liberado!

Imagine seus pais chegando até você e dizendo: “Filho (a) queremos dizer que a partir de agora permitimos qualquer comportamento seu, permitimos que faça tudo que sempre quis fazer, mas que não deixávamos. Pode ir a qualquer lugar que quiser, voltar a hora que desejar e participar de qualquer festa que lhe convidarem. Não haverá disciplina nem restrições por isso. Queremos o seu melhor, sua felicidade afinal, te amamos muito”. Ou, imagine os pastores da sua igreja dizendo isso de púlpito aos membros. Isto é tudo que você sonha um dia escutar? Qual foi a reação e o sentimento do seu coração ao imaginar esse fato? O que você faria?
Para muitas pessoas que se denominam cristãs, principalmente os jovens, isso é tudo que desejam um dia ouvir, infelizmente. Tais pessoas ainda não foram realmente ganhas e constrangidas pelo amor do Senhor, sendo extremamente infelizes e ingratas na vida cristã. Vivem reprimidas, com raiva dos Pais, de Deus e dos Pastores. São insatisfeitas e rebeldes com a Palavra de Deus. Desejam pecar, mas não fazem com medo de serem descobertas. Não se deram conta de que vivem na presença de Deus e de que será a este Deus que irão prestar contas de como viveram. Ainda vivem temendo pai, mãe, tio, irmão, namorada  (o), marido, esposa, filhos, pastores e amigos. O resultado é que quando estão longe de tais pessoas vivem de um jeito completamente diferente. Perderam, ou nunca  tiveram o real temor de Deus, a certeza da onisciência do Senhor. Quando enganam as pessoas, acham que enganam também a Deus. Que tragédia viver assim. Isto é prova incontestável de que falta a tais pessoas o temor de Deus, temor este que os ímpios não tem (Romanos 3:18; Salmos 14:1). Em contraste, vemos que aqueles que foram salvos pela Graça de Deus receberam dEle mesmo, o temor conforme vemos nos textos bíblicos de Jeremias 32:40; Salmo 86:11; Provérbios 1:7; 8:13; 9:10; 15:3; 16:6 dentre outros. É esse temor que Deus mesmo imprimiu em nossos corações que nos mantém obedientes à Sua Palavra. Vivemos então, apesar de sermos ainda pecadores e desobedientes, com um novo desejo intenso em guardar os mandamentos de Deus em todas e quaisquer circunstâncias como resultado do nosso amor a Deus (João 14:23 e I João 2:3). Portanto, aquela pessoa que evita cometer pecados porque os olhos dos homens estão fixos sobre ele, mas que não hesita em cometê-los quando está sozinho, é destituído de temor de Deus. Aquele que teme de fato a Deus sabe que Ele é um Deus que vê (Gn 16:13). Além do que, persevera nesse temor diariamente (Provérbios 23:17), andando, como resultado desse temor, nos  caminhos do Senhor (Sl 128:1). O temor a Deus é algo visível em nossa maneira de viver. Quando há temor em nosso coração trilhamos pelos caminhos do Senhor. Porém, se não estamos nos caminhos de Deus por mais que falemos que possuímos temor, não é o temor de Deus que temos. Davi deixa claro que "a intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" (Sl 25:14). Portanto, o temor a Deus é algo perceptível, visto que nosso temor a Ele evidencia-se em nosso apego à Sua Palavra.
Aprendemos então que é o temor de Deus que nos mantém verdadeiramente no caminho da santidade, mesmo quando estamos sozinhos usando a internet, vendo um filme, ouvindo música, viajando, praticando esportes, ou mesmo, namorando, nos divertindo com os amigos, na universidade, etc. Mesmo que os pais, ou os pastores, hipoteticamente falando, liberassem tudo a seus filhos e aos membros da igreja, os que de fato temem a Deus continuariam firmes nos caminhos do Senhor, porque sabem que vivem na presença de Deus (Sl 139) e que não irão prestar contas da sua vida aos pais nem aos pastores e, sim, a Deus (Ec 11:9). Nada mais é capaz de manter uma pessoa nos caminhos de Deus senão o próprio temor do Senhor nos dado graciosamente por Ele mesmo. Preservemos esse temor, andando em obediência e arrependimento, andando na Luz com Deus, porque Deus ama a verdade no íntimo (Sl 51:6). A oração: “...dispõe-me o coração para só temer o teu nome” feita pelo salmista (Sl 86:11) é a oração de todo aquele que tem a Deus e deseja viver para honrar e glorificar o Seu Santo nome.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: