PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nossas palavras são ecos do nosso coração.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.             Êxodo 20:7

Este 3º mandamento ainda nos exorta em nosso relacionamento com Deus. Sabemos que os 4 primeiros mandamentos falam do dever do homem para com Deus e os 6 últimos, do nosso relacionamento com o próximo. Aqui aprendemos a respeito da exigência de Deus quanto a forma reverente ou o correto espírito de adoração, nos exortando para não tomar o nome de Deus em vão. Por acaso, usamos o nome dos nossos pais em vão? Não, se os amamos de verdade. Portanto, vemos como Deus quer nos ensinar que devemos nos relacionar com Ele com temor (Pv 1:7). Quanto mais se relaciona corretamente com Deus, mais reverentemente O tratamos com realidade. Qual então, a razão para esta advertência? Porque tanta preocupação? Acaso dá azar falar o nome de Deus em vão, ou sorte para quem não o faz? Evidentemente que não. A verdade é que o nome de Deus representa tudo o que Ele tem revelado a Seu próprio respeito: atributos, autoridade e palavra. Entretanto, vivemos numa época em que o ar está poluído de profanidades e coisas vãs. Quase não podemos assistir televisão, ler um livro ou escutar música sem ouvir o nome de Deus tomado em vão. Na verdade é um ataque à santa pessoa de Jesus. Profanar é desonrar aquilo que é santo ou digno de respeito. Quando tomo em vão ou profano o nome de Deus, tento fazê-lo descer ao meu nível, reduzindo-o ao meu tamanho. Quando amamos alguém, não falamos sobre ele em vão, não trazemos seu nome em assuntos que o desonraria. Como podemos continuar então, participar ativa ou passivamente de assuntos e lugares onde o nome de Deus é tomado em vão, é dito como algo banal e até zombado? Gálatas 6:7 nos adverte: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba, pois tudo que o homem semear isto colherá”. Porém, infelizmente, é comum artistas e jogadores dizerem “o cara lá de cima”, achando que estão demonstrando intimidade com Deus, quando na verdade, evidenciam total ignorância a Seu respeito. Quando difamamos o nome de Deus, quando contamos piadas sobre a Bíblia, quando assistimos algo que ridiculariza Sua pessoa ou as Escrituras, quando invocamos Seu nome que não para O glorificar é sinal de que não há temor de Deus em nosso coração. Não podemos dizer: “fulano toma o nome de Deus em vão, mas tem um ótimo coração”. Não, isso não é verdade! A Bíblia afirma que a maneira como falamos revela nosso coração (Mateus 12:34). Por isso Deus está preocupado com o que dizemos, porque sabe que nossas palavras revelam o tanto que O amamos. Isto tem a ver até mesmo com nossas orações, pois quando oramos e no final dizemos “em nome de Jesus” dizemos que Ele concorda e autentica nossas palavras. E, se pedimos coisas ou falamos algo para satisfazer nosso ego e vontade própria, usamos o nome de Jesus de forma errada. Nossas palavras são ecos do nosso coração!
Aprendemos, portanto, que devemos cuidar do nosso coração para que realmente tementes a Deus, não venhamos a profanar ou tomar Seu nome em vão em nosso dia-a-dia, seja como expressão de desabafo, alegria e até medo que não seja por um motivo correto de glorificá-lo e de fazê-Lo conhecido entre as pessoas.


Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: