PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diga não a concorrência


Êxodo 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim".

Todo atleta acha difícil ser o numero 1. Porém, mais difícil do que ser o primeiro é manter-se no topo.
Da mesma forma, o maior desafio da nossa vida é manter Deus em primeiro lugar diante de tantos deuses concorrentes que querem ocupar nosso coração! Nosso maior desafio é manter um relacionamento íntimo, pessoal e crescente com Jesus Cristo. Provavelmente, muitos de nós já tivemos Jesus Cristo como nosso amor maior, como a pessoa mais importante à qual dedicamos nossa vida. Mas, infelizmente, pelas distrações e preocupações da vida, outros deuses, como: dinheiro, poder, fama, lazer, prazer, família, têm invadido nosso coração e sido prioridade em nossas vidas. Poderíamos resumir, dizendo que nossa principal tarefa como crentes é verificar que nada, nem pessoas, objetos, tarefas, deveres ou prazeres estejam ocupando o lugar que Jesus deve ocupar em nossa vida, prioridades, planos e afeto. É evidente que isso não é simples! Jesus disse em Apocalipse 2:4, que ao povo piedoso da igreja de Éfeso que era eles trabalhavam duro, mantinham vivas suas esperanças, doutrinariamente eram sadios e suportavam pacientemente os sofrimentos pelo Senhor. Mas, o Senhor disse que estava a ponto de perder Sua luz e testemunho no mundo, porque “abandonaste o teu primeiro amor”. Ou seja, Deus não era mais o primeiro para a igreja de Éfeso. Talvez o ativismo fosse, mas Deus não era. Devemos entender que Deus não quer que tenhamos outros deuses porque Ele mesmo quer ser o nosso Deus, porque sabe que nada deste mundo pode nos preencher e nos tornar realmente felizes.
Quando Deus então é o centro, o primeiro em nossa vida, quando nosso coração não tem outros deuses concorrendo com o verdadeiro e único Deus, algumas evidências são visíveis em nossas vidas. A primeira, é que no lugar das excessivas preocupações e ansiedades, nascidas de um coração dividido, passamos a desfrutar de confiança em meio às dificuldades da vida (Sl 56:3 e I Pe 5:7). Calvino disse: “Senhor, enquanto eu não descanso totalmente em Ti, sou um peso para mim mesmo”. Noutras palavras, enquanto o Senhor não for o primeiro em minha vida, sou um peso para mim mesmo! A segunda evidência, é que as demais coisas se ajustam em seus devidos lugares em nossa vida (Mt 6:33). Passamos a viver uma vida mais em ordem, em conformidade com a Palavra de Deus. A terceira, é que causamos impacto sobre as pessoas, pois não é possível ter Deus em primeiro lugar e as pessoas terem bom testemunho do amor de Deus em nos preservar em meio a tanta idolatria.
Portanto, devemos eliminar hoje mesmo outros deuses que estão tentando roubar o lugar do Senhor Jesus em nosso coração a fim de experimentarmos uma integridade e uma vida em plena comunhão com o Senhor. Para identificar se temos outros deuses, basta respondermos às perguntas: a) o que mais amamos?; b? no que mais falamos? ; c) no que mais pensamos?; d) no que mais nos alegramos?
 Diga não à concorrência em seu coração. Não tente servir a dois deuses (Mt 6:24).

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: