PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Imagens vazias

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso.”    Êxodo 20:4,5

Para relembrar, vimos que o 1º mandamento nos ensina a quem devemos adorar, enquanto que este 2º mandamento, nos ensina como Deus deve ser adorado. Ou seja, proíbe qualquer adição ou invenção na adoração ao Deus verdadeiro.
Percebemos então, que Deus está realmente preocupado com nosso coração, com onde estamos dedicando nossos afetos, investindo nosso tempo e nossa vida (PV 4:23).
O enfoque do 2º mandamento é que Deus deve ser adorado de acordo com as Escrituras, não devendo ser retratado ou representado através de escultura ou mesmo pelas coisas presentes na natureza (Êxodo 20:4-6; Romanos 1:23). Isto está extremamente próximo da idolatria, igualmente proibida pelas Escrituras. Com a idolatria, nós provocamos a ira de Deus ao darmos a outro ou a alguma coisa a glória devida a Ele (Isaías 48:11; Romanos 1:23). Esta preocupação é urgente e real, porque estamos sendo tentados todos os dias a adorar outras coisas no lugar de Deus. Noutras palavras, Deus está nos dizendo para não guardarmos outras imagens em nosso coração, para não procurar um deus falso ou algo para dedicar nossos afetos, tempo e vida. Aqui então, nos cabe a pergunta: “temos alguém ou alguma coisa em nosso coração mais importante do que Jesus Cristo?“ Se temos, estamos na idolatria. Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso em I João 5:21: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. Matthew Henry diz: “Desde que você conhece o Deus verdadeiro e está nEle, permita que Sua luz e amor o guardem de tudo que se opõe a Ele, ou compete com Ele...Agarre-se a Deus pela fé, amor e obediência constantes, em oposição a todas as coisas que possam afastar sua mente e coração de Deus.” Essas imagens proibidas, objetos de adoração, tanto podem ser coisas materiais (Mateus 6:24) como pessoas.
Portanto, quando todo o propósito da minha vida é perseguir uma dessas imagens, já escorreguei para a idolatria. Sabemos que ídolos e imagens falsas roubam os dias de nossas vidas e ficamos sem nada. Sem paz. Sem satisfação. Os ídolos são qualquer coisa que tire o nosso foco de Deus. A idolatria surgiu da inimizade natural do homem contra Deus (Romanos 1:21-23) e tem permanecido até os dias de hoje. A verdade é que os homens por natureza desejam remover Deus o mais longe possível de suas vidas, preferindo adorar alguma coisa que represente Deus do que tratar pessoalmente com o verdadeiro e único Deus Santo. E a conseqüência é que nos tornamos semelhantes com aos deus que adoramos (Salmo 135: 15 a 18).
Que Deus nos liberte desse terrível pecado de adorar imagens e a criaturas no lugar do Criador.


Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: