PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ALGUÉM JÁ FOI INJUSTO COM VOCÊ?

Volta e meia nos fazemos de vítimas. É ou não é verdade? Não precisa muita coisa, basta alguém conhecido, ainda que distraidamente ou mesmo propositadamente, não nos cumprimentar ou não nos convidar para algo, pronto: está feito o estrago em nossa alma! 
 
Porém, quando olhamos para a vida de José, ficamos envergonhados com nossas reclamações. Lembram do que fizeram com ele? Ele foi capturado, vendido como escravo pelos próprios irmãos, falsamente acusado, preso injustamente e esquecido por seus colegas de prisão que haviam prometido interceder em seu favor. E como ele reagiu? 
 
Em Gênesis 50:19 a 21, lemos suas palavras direcionadas aos seus irmãos: "Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração". 
 
Falar o que diante desta preciosa lição de perdão! Dizer que perdoou é uma coisa, perdoar biblicamente como José é outra! Ao invés de ser consolado como vítima, como o coitadinho da situação, o texto nos ensina que foi José quem consolou a todos! E o fruto do perdão verdadeiro dele está no fato de que teve atitudes de bondade para com todos e com os filhos deles! José também não quis vingar, pois sabe que Deus é o Juiz de toda a terra! 
 
Que aprendamos a suportar as circunstâncias adversas da nossa vida crendo que a mão de Deus está controlando todas as coisas e que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus! Chega de vingança! Chega de ressentimentos! Chega de nos fazermos de vítimas! Perdão e restauração é o que devemos praticar.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: