PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 30 de abril de 2013

PRIMEIRA LIÇÃO: DEUS É BOM!

Com o passar do tempo vamos acumulando novos conhecimentos na vida. Isso é bom. Contudo, esses novos conhecimentos não podem apagar os anteriores, salvo se os anteriores eram errados. Por exemplo, você não pode esquecer a tabuada quando for aprender equações.

Na vida cristã algo semelhante acontece. É bom e bÍblico que vamos  avançando e progredindo no conhecimento de Deus, conforme OsÉias 6:3 nos adverte. É bom que aprendamos mais e mais sobre a fé cristã, sobre o caráter de Deus, Seus atributos, etc. 

No entanto, jamais devemos nos esquecer da lição básica, porém fundamental: Deus é bom!
Isso pode parecer óbvio para você, mas não deixe que esta sensação o faça passivo e inerte diante de tamanha verdade. O fato de Deus ser bom, implica no fato de que Ele não sabe ser outra coisa senão ser bom. 

Nosso conceito de bondade está vinculado a atitudes as quais avaliamos. Elas é que determinam nosso conceito de bom ou ruim. Contudo, nada tornou Deus bom. O mundo que Ele mesmo criou não o fez bom. A criação do homem igualmente não o tornou bom. Nem mesmo nossa salvação acrescentou essa qualidade em Deus. 

Deus é bom em sua essência. Mesmo antes de criar o mundo, as criaturas e de nos salvar Ele já era bom! Vejamos o que o Salmo 25: 8 diz: "Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores". Não foi o fato de Deus apontar a salvação a nós que o tornou bom. Diz o texto que porque Ele é bom, Ele apontou o caminho aos pecadores. A premissa é que Ele é bom e por isso faz todas as coisas boas. Não são Suas atitudes que o tornam bom, elas evidenciam Sua bondade.

Não existe uma lei no universo que avalie a bondade de Deus. Nada fora dEle é critério para avaliar Sua bondade.  Ele é a fonte de toda bondade, conforme Salmo 33:19. A Bíblia afirma em Romanos 2:4 que "é a bondade de Deus que nos leva ao arrependimento". Ou seja, sem a bondade de Deus nem mesmo conseguiríamos nos arrepender!

Portanto, se essa bondade de Deus ficar ofuscada em nossa vida por outras grandes verdades da fé cristã estamos correndo riscos, porque é crendo nesse Deus perfeitamente bondoso que podemos depositar toda a nossa fé (Naum 1:7), tendo a certeza de que nossa vida está sendo dirigida e controlada por um Deus Soberando e Bondoso, que sempre quer o melhor para nós, que transforma as coisas ruins em algo proveitoso no final, contribuindo para a formação do caráter de Cristo em nós (Rm 8:26 a 29), como foi o testemunho de José em Gênesis 50:18,19, quando disse aos seus irmãos: "vós intentastes o mal contra mim, mas Deus o transformou em bem".

Nunca nos esqueçamos que nosso Deus é Bom, bondoso, misericordioso e que sua bondade dura para sempre (Salmo 52:1).

ALEXANDRE PEREIR BORNELLI

Nenhum comentário: