PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 22 de abril de 2013

JESUS ERA FEIO. ISTO TE DECEPCIONA?


A busca pela beleza hoje em dia supera a busca pelo caráter. O amor pelo corpo e o espírito de sensualidade que reinam na atualidade têm levado milhares de adolescentes, jovens e velhos a arriscarem-se em cirurgias, tratamentos e produtos que prometem melhorar o visual e a estética por pura vaidade. Isto evidencia o medo e o pavor do envelhecimento (sem Deus).

Fazer exercícios e cuidar do corpo não é pecado em si. Mas, a Bíblia declara que “o exercício físico para pouco se aproveita”. Devemos cuidar do corpo para termos saúde e até boa aparência, desde que, isso não se torne obsessão e idolatria. Porém, infelizmente, o que mais vemos são crentes que frequentam mais academias do que igrejas. Malhar tem sido muito mais desejado do que meditar nas Escrituras. O amor ao corpo tem prevalecido sobre a necessidade de santidade.

Essa obsessão pela beleza física têm feito distorções até mesmo nos quadros pintados representando Jesus. Artistas que desconhecem a Palavra de Deus pintam um Jesus loiro, olhos azuis, traços simétricos, querendo transmitir a ideia de um verdadeiro galã.

Contudo, segundo a Bíblia, na descrição do profeta Isaías, lemos que “não havia nele (Jesus) beleza alguma...”. O Salvador dos cristãos não tinha aparência bela. Ele era feio. Isto te decepciona? Esse Jesus de olhos azuis, cabelos loiros e bem cuidados, pele lisa, barba feita que pintam por ai não representa o Jesus descrito na Bíblia. Ao contrário, é fruto de uma mente carnal que idolatra a beleza física acima de tudo.

Mas, o que importa para nós, cristãos, se Jesus era feio ou bonito, moreno ou loiro, olhos azuis ou pretos, alto ou baixo, atlético ou não? A feiura física de Jesus altera alguma coisa Sua majestade, Glória e Divindade? Claro que não. Talvez muitos de nós, amantes da aparência e escravos da beleza estética, nos sentimos constrangidos ou até mesmo envergonhados em saber que nosso Salvador era desprovido de beleza física.

Preferiríamos, talvez, um Jesus bonitão, forte, sem barriga, bem cuidado, com um bom sorriso, dentre brancos, rosto simétrico, barba feita, ombros largos, etc. Isto, porque para a nossa mente carnal, deturpada pelo pecado, traria mais orgulho para nós e até endossaria nossa ânsia tresloucada pela aparência.

Ter um Salvador feio fisicamente num mundo que adora a aparência é um tanto constrangedor para quem busca um salvador a sua própria imagem, contudo, numa versão melhorada. Certamente não foi à toa que Isaías fez questão de registrar que em Jesus não havia beleza alguma. Não podemos, portanto, nos apegar à beleza física de Jesus.

Para você faz diferença Jesus ser feio? Isto o faz amá-Lo menos? Em caso afirmativo, é preciso resgatar o verdadeiro e  inigualável Jesus da Bíblia que se humilhou, esvaziou-se morendo em nosso lugar. Ele é o nosso Salvador, não por ser belo em aparência, forte em musculatura. Mas, sim, por ser o Deus encarnado, o Unigenito Filho de Deus.

Nosso relacionamento com Jesus deve ser com base única e exclusivamente em Sua perfeição, divindade, sacrifício na Cruz, amor e perdão incondicionais dos nossos pecados. Mesmo sendo feio de aparência física, “seu nome é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”,  conforme Isaías prenuncia no capítulo 9, verso 6. Ele é o Deus encarnado que morreu por nossos pecados, digno de toda a nossa adoração.


ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: