PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 17 de maio de 2013

QUEM VAI PREGAR OU QUEM VAI CANTAR: O QUE MAIS TE ATRAI?


                                                
A igreja, o corpo vivo de Cristo aqui na terra representada pelos cristãos, passa por sérios problemas bem notórios, tais como: mundanismo, confusão, heresias, etc. Tudo isso é devido a perda do foco na pessoa de Jesus e na perda da centralidade na Palavra de Deus no culto.

É tão sério este problema que muitos vão à igreja não interessados em ouvir a Palavra genuinamente, mas sim, porque lá encontram atividades que gostam de fazer e de participar, tais como: música, teatro, atividades esportivas, cursos de tricô, etc. Na sábia afirmativa do Dr. James Kennedy, em seu excelente livro – Verdades que Transformam, pag. 76, “muitas pessoas vão à igreja para ouvir palavras que não têm a mínima intenção de obedecer”. 

Então, o dia em que estas coisas deixarem de existir muitos abandonarão as igrejas decepcionados. Contudo, o problema mais sutil atualmente que tem roubado a prioridade da Palavra no culto é a música. Cantar é errado? Não, desde que se cante a Palavra de Deus e desde que a musica não seja o centro do culto. Porém, muitas igrejas atuais têm sido casa de espetáculos e shows musicais, lugar de projeção de músicos e bandas.

Tanto isto é verdade, que houve um tempo em que as pessoas queriam saber quem iria pregar a Palavra de Deus. Atualmente, a pergunta é: “quem vai tocar”? Principalmente os jovens estão atrás de cantores famosos, músicos excelentes, ritmos modernos, bandas que imitam grupos seculares, sem se preocuparem com a letra cantada e muito menos com a pregação da Palavra e vida pessoal. Querem barulho, jogo de luz, cantores estilosos e emoções fortes.

Hoje, gasta-se muito com produções de CD’s e DVD’s musicais, com filmagens que buscam o melhor ângulo dos músicos, numa corrida desenfreada para vender e ser famoso no mercado musical gospel, assim denominado. É triste ver a secularização da música cristã.

Como a pregação da Palavra causa enfado em pessoas carnais, que estão apenas em busca de entretenimento na igreja, então, a solução estrategicamente encontrada é exagerar na música para atraí-los. O resultado trágico disso tudo é que o povo vai embora emocionado, mas faminto; chorando, não por seus pecados, mas com a falsa esperança por ouvirem músicas que ensinam um Deus que faz tudo por eles, que está a serviço do homem, quando o contrário é que deveria ser ensinado. 

Até quando vamos continuar cantando muito, orando pouco e ouvindo menos ainda a Palavra de Deus? A igreja deve se reunir com a prioridade de ouvir atentamente a exposição da Palavra de Deus com fidelidade e temor. Tudo, na vida e no culto deve girar em torno da Pessoa, Palavra e Obra de Cristo. O momento de louvor é importante? Sim, é. Contudo, se comparado a excelência da exposição bíblica ele perde todo esse glamour que o evangelicalismo moderno tem lhe dado. Quando a pregação Cristocêntrica é menosprezada, a igreja perde sua finalidade.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: