PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AMANHÃ DE MANHÃ


Para os românticos, a antiga música de Roberto Carlos que diz: “amanhã de manhã, vou pedir um café pra nós dois...” soa como um convite esperançoso, promissor e afetuoso. Amanhã de manhã, segundo a música, haverá um grande momento romântico de um casal e, por isso, vale a pena esperar por ele.
Entretanto, quantos cristãos vivem com essa expectativa na vida cristã também. “Amanhã de manhã vou retomar minha devocional”. “Amanhã de manhã vou começar a novamente obedecer a Palavra de Deus”. “Amanhã de manhã, vou arrepender-me dos maus caminhos que tenho andado”. “Amanhã de manhã, vou perdoar esta e aquela pessoa”. Todavia, se por um lado na vida romântica o “amanhã de manhã” pode ser uma bela promessa que vale a pena esperar por ela; por outro lado, na vida cristã isso é uma tremenda e fatal armadilha contra o cristão. Na vida cristã não deve existir o “amanhã de manhã”, até porque nem sabemos se existirá o amanhã. Deus requer o hoje de nós, principalmente, no que se referente a obediência e santidade prática exigida do cristão (Hb 14:12).  
O momento de Deus é o hoje e não, o amanhã. Deus requer que retomemos nossa obediência total á Sua Palavra, hoje. Deus requer que reiniciemos a busca incessante pela santidade, hoje. Deus requer que perdoemos nosso cônjuge, filhos, amigos e inimigos, hoje, agora. Deus requer que retomemos nosso compromisso com a igreja local em que somos membros, hoje. Deus requer que deixemos os maus caminhos, os maus pensamentos, os maus procedimentos, hoje. Assim diz o autor de Hebreus no capítulo 3, verso 15: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”. Hoje, e não, amanhã!
Infelizmente é grande o numero de cristãos que estão prometendo a si mesmos e a Deus arrependimento, perdão ao próximo, santidade para amanha de manhã! O dia de Deus se chama hoje, em contraste evidente com o dia do diabo que se chama amanhã. Com certeza temos ouvido a voz de Deus, pela Sua Palavra trabalhada em nosso coração pelo Espírito Santo. Entretanto, temos muitas vezes, endurecido nosso coração pelo orgulho e pela procrastinação. Empurramos para amanhã o que devemos fazer hoje, agora, neste exato momento! Não é a toa que inúmeros cristãos permanecem vivendo uma vida cristã medíocre, infeliz, tensa, dando péssimo testemunho como maridos e esposas, pais e filhos, patrão e empregado e irmãos em Cristo.
Sabemos bem qual é a vontade de Deus. Sabemos bem qual foi o nosso chamado, o de sermos santos. Sabemos bem que devemos nos arrepender, perdoar sem improperar. Sabemos bem qual caminho seguir a fim de alcançarmos a vida frutífera e feliz em Cristo Jesus. A responsabilidade pela nossa vida, pelo modo como que estamos vivendo como pessoas, famílias e como igreja, a partir deste nosso conhecimento, é todo nosso. Nosso, e não do nosso cônjuge, do nosso filho e de qualquer outra pessoa. Iremos responder diante de Deus, pelo tempo que temos perdido na vida cristã, por estarmos vivendo cheios de amarguras, pecados não confessados, prometendo arrependimento amanhã de manhã.
O modo que estamos vivendo o nosso dia-a-dia e pelo tempo que perdemos, deixando de obedecer a Deus, de nos arrepender dos maus caminhos, de perdoar a quem quer que seja é responsabilidade de cada um de nós. E esta responsabilidade pessoal é intransferível e inegociável. Não podemos viver para o  “amanhã de manhã”. O que temos de fazer, façamos hoje, façamos agora.
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI
                       

Nenhum comentário: