PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sábio ou insensato?

Crer na Bíblia como a inerrante Palavra de Deus implica, necessariamente, em não crer que este mundo e sua cultura e "sabedoria" são fontes confiáveis para depositarmos nossa vida. A vida cristã é uma contracultura. 
Esta verdade tem várias ramificações. Uma delas é que ser sábio segundo a Palavra de Deus nada tem a ver com a sabedoria do mundo. Para os incrédulos sabedoria é ser independente, autônomo e confiante em si mesmo. Para os cristãos, ser sábio é ser dependente de Deus (João 15:5) e confiar única e totalmente em Jesus Cristo (Salmo 40:4; 71:5). Os conceitos do mundo e de Deus são e serão eternamente opostos. Tiago 4:4 já nos alertou que a amizade com o mundo nos torna inimigos de Deus. 
Tendo por base esta verdade, temos em Provérbios 14:16 que "o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se, e dá-se por seguro". É nos mostrado um contraste neste provérbio. O sábio (segundo a Bíblia) é aquele que não confia em si mesmo, que sabe que seu coração é mal (Marcos 7:20,21), enganoso (Jeremias 17:9), por isso é uma pessoa cautelosa, não afoita, reflexiva e que se desvia do mal, das coisas que confrontam a Palavra de Deus. Este é o sábio segundo Deus. Mas, segundo o mundo, este é o covarde, medroso e inseguro. A segunda parte do texto de provérbios diz algo sobre o insensato, sobre aquele é sábio segundo o mundo. Este é seguro em si mesmo, sua confiança está nele mesmo e tudo gira em torne dele mesmo. A Bíblia o define como insensato, ou seja, louco, maluco, alienado e insano. Para o mundo é um sábio, pois dá-se por seguro de seus próprios caminhos, não é cauteloso, não se desvia do mal, pois ele mesmo confia em seu discernimento. Este é insano e louco.
Como temos sido em nossa caminhada cristã: sábios ou insensatos? Qual nosso conceito de sábio e insensato? É o mesmo da Bíblia ou temos invertido a ordem? Nossas escolhas, caminhos, decisões, amizades, nosso viver, falar, pensar tudo são evidências irrefutáveis do que realmente somos. Temos sido pessoas cautelosas em viver nesse mundo perverso, temos nos desviado do mal? Em caso positivo, somos então sábios aos olhos de Deus por mais que o mundo e as pessoas ao nosso redor digam o contrário. Se, ao contrário, temos nos achado seguros, independentes, se temos confiado em nós mesmos, somos insensatos aos olhos de Deus, mesmo que as pessoas ao nosso redor nos achem sábios. Nossas escolhas dizem quem somos.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: