PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 17 de abril de 2012

QUE FAREMOS?


 Não podemos permanecer indiferentes diante da Bíblia. Algo sempre acontece quando lemos a Palavra de Deus, seja ele positivo ou negativo. O que não é possível é lermos a Bíblia e nada acontecer.
No livro de Atos, capítulo 2, versos 37 e 38, logo após o conhecido discurso de Pedro, lemos: "Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."
O contexto aqui revela que eles estavam ouvindo o Evangelho e ainda não tinham sido convertidos ao Senhor. Daí Pedro dizer para arrependerem-se e serem batizados em nome de Jesus. Merece destaque a expressão “compungiu-se-lhes o coração”. A Palavra pregada comoveu, sensibilizou, despertou, convenceu e agiu positivamente no coração dos ouvintes, por isso tiveram condições de reagir à Palavra pregada, dizendo “Que faremos, irmãos?”. Doutro modo, sem esse atuar divino,  por si mesmos, nada poderiam fazer.   Em contrapartida, quando o jovem rico (Lucas 18: 18) encontrou com Jesus, lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Em seguida (v. 20), Jesus lhe respondeu: "Sabes os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe." O jovem, cheio de si, respondeu (v.21): "Tudo isso tenho observado desde a minha juventude." Jesus não se impressionou com o discurso do jovem, porque conhecia o seu coração e então, concluiu (v. 22): "Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus, depois, vem e segue-me". De fato se o jovem tivesse guardado corretamente os mandamentos ele teria obedecido à determinação de Jesus. Mas, sua reação foi negativa, pois lemos no verso 23 que "ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo." A Palavra não compungiu seu coração, por isso, não teve condições de obedecer ao comando de Jesus. O fato é que o jovem não ficou indiferente, ao contrário, ficou triste com a ordem de Jesus. Ninguém, ao ouvir a Palavra de Deus, permanece indiferente. Ou tal pessoa é convencida pelo Espírito Santo a aceitar o convite de se arrepender, ou, se torna mais endurecida pelo engano do pecado. 
Mesmo que no caso do texto de Atos, o "arrependei-vos" era para a salvação inicial, devemos entender que mesmo para aqueles que já foram salvos em Cristo a ordem para arrependimento permanece inalterada. Todas as vezes que lemos a Bíblia, seja em nossa leitura individual ou coletiva, devemos orar perguntando-nos diante de Deus: "O que devo fazer Senhor diante dessas Verdades?".  Ao nos perguntar, demonstramos que fomos primeiramente compungidos a isso. Em I João 4:19 temos a certeza que “O amamos porque Ele nos amou primeiro”. Tudo que fazemos positivamente para Deus é uma reação à ação primeira do Senhor. Não temos condições de por contra própria agirmos em direção a Deus. Sempre reagimos, como resposta a ação soberana de Deus em nosso favor. Por isso, certamente que para nos arrepender da nossa falta de fé e prática na Palavra de Deus dependemos do Senhor. É o que diz Romanos 2: 4: "Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?" Em João 15:5, lemos algo que reforça esta verdade: "Sem mim nada podeis fazer", e, ligando os dois textos, temos: "Sem mim, nada podeis fazer, nem mesmo arrepender, que é fruto da minha bondade". 
Aprendemos que se a Palavra não nos compungir primeiro, não temos condições de dar uma resposta positiva ao Senhor. Porém, devemos orar para que o Espírito Santo opere a Palavra em nosso coração levando-nos sempre a um genuíno e diário arrependimento da nossa incredulidade, do nosso coração dividido, do nosso pouco amor e pouca prática aos mandamentos de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: