PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Macro e micro

Todo cristão confia em Deus? Todo cristão espera confiantemente em Deus? São perguntas que não são fáceis de serem respondidas. O Salmista, no Salmo 40 diz: "Esperei confiantemente no Senhor e ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro". Aprendemos que devemos confiar e que aquele que confia, espera, ou seja, não fica agitado, amedrontado ou ansioso enquanto aguarda a vontade de Deus. Claro que isso é um processo crescente em nossa vida. Ainda não confiamos completamente no Senhor, por isso ainda esperamos agitados, ansiosos e até duvidosos.
É interessante notar que como cristãos, não temos muita dificuldade em confiar num Deus que governa os céus, que dirige a história mundial, os animais e toda a criação. No macro, é mais fácil confiar em Deus. Contudo, quando precisamos confiar num Deus que cuida da nossa vida, que nada acontece sem Sua permissão, que nem mesmo um fio de cabelo cai da nossa cabeça sem que Ele assim permita, ou, que nossa saúde, emprego, família, tudo está sob Seus cuidados, é algo mais desafiador a todo cristão. Isso é confiar em Deus no micro. Muitas vezes, quando perguntados, dizemos que confiamos em Deus. Mas, no dia seguinte, uma febre do nosso filho, um mal-estar nosso, ou algo que saiu diferente do que esperávamos é o suficiente para nos desesperar, deixando-nos sem dormir e comer, além de colocamos em dúvida se a vontade de Deus é realmente boa, perfeita e agradável (Rm 12: 1,2).
Portanto, o desafio para todos nós, indistintamente, é confiar em Deus no micro, nas pequenas coisas, nos imprevistos do dia-a-dia, nos detalhes da vida e assim por diante. Deus nunca falhou e nunca falhará em cumprir Suas promessas. Isto é importante porque muitos pensam, erroneamente, que Deus é fiel a cada um nós, quando na verdade, Ele é fiel às suas promessas, à Sua Palavra. O compromisso de Deus é com a Sua Palavra, por isso que precisamos obedecê-la para desfrutarmos da Sua fidelidade. Porém, o fato de confiarmos em Deus não quer dizer que acontecerá o melhor aos nossos olhos naturais. Mas, sim, que o que acontecer, no plano do Senhor é o melhor que poderia para cooperar no desenvolvimento do caráter de Jesus Cristo em nossa vida, ainda que não entendamos de início. E como confiar assim é difícil! Importante dizermos que nossa confiança em Deus está diretamente relacionada à nossa intimidade com Ele. Quanto mais andamos com Deus em verdade e intimamente, mais vamos conhecendo-O e mais vamos confiando em Seu agir nas pequenas e grandes coisas da nossa existência.

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Luiz disse...

Fantástico! Deus cuida de nós´é fiel a Sua promessa e sabe do que precisamos: comer, beber, vestir, trabalhar, buscá-Lo, orar, ler a Sua palavra e muitas outras coisas mais, e Ele suprirá a nossa necessidade, porém nós mesmos achamos que sabemos do que precisamos e não temos pq não sabemos pedir e porque pedimos mal(Tiago 4:2-3). Ao buscar primeiro o reino de Deus, descobrimos e estaremos mais atento a Sua vontade e oraremos como convem, ou seja, oramos a vontade de Deus.