PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pode e não pode

Quando o assunto é santidade está implícito a obediência. Não há santidade sem obediência a Deus. Não uma obediência legalista, rancorosa, onde se obedece exteriormente, mas o coração está murmurante e rebelde. Mas, sim, aquela obediência onde se entende, apesar de muitas vezes ser difícil, que é a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável, por isso obedecemos.
Essa obediência não deve ser como de uma criança que fica o dia todo perguntando aos pais: "Pode fazer isso? Pode ir ali? Posso falar isso?" Quando somos crianças espirituais nos comportamos assim. Queremos a todo instante perguntar ao pastor, a alguém e até mesmo a Deus se posso falar assim, fazer isso, vestir tal roupa, ter tais amizades, ir a tal lugar, etc. Parece que queremos uma lista do que pode e não pode, como se a santidade estivesse nesse tipo de obediência. Santidade não pode ser igualada a este tipo de proibições específicas. Não existe uma lista do que pode e não pode.  Jerry Bridges diz que "quando seguimos essa abordagem de santidade, corremos o risco de nos tornar semelhantes aos fariseus, com sua interminável lista."
Ao invés de nos dar uma lista de pode e não pode, Deus nos deu o Espírito Santo que é o árbitro em nosso coração (Cl 3:15). Cada cristão sabe interiormente, sem o auxílio de lista, o que desagrada e ofende a Deus; quando está em desobediência ou não; quando deve parar de fazer tal coisa ou não e assim por diante. Para andarmos em santidade e obediência, devemos estar sensíveis ao Espírito Santo, andando andando e praticando a verdade com Deus. Por isso que muitos cristãos, infelizmente, prefeririam andar com um lista no bolso, assim não precisariam manter uma vida em intimidade com Deus. Mas o Senhor não fez uma lista, graças a Deus! Por isso, precisamos cultivar uma vida íntegra, andar em verdade, porque Deus ama a verdade no íntimo (Sl 51:6) e estarmos sensíveis ao Espírito que mediante a paz de Deus em nosso coração, sinaliza quando estamos caminhando em terreno espiritualmente perigoso, em pecado. Que todos nós rasguemos nossas listas, ainda que mentais, do que podemos ou não fazer e troquemos por um andar diário com Deus, em oração, leitura da Palavra, nos enchendo do Espírito, para que em obediência prazeirosa, andemos em santidade.

Alexandre Pereira Bornelli


Nenhum comentário: