PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Guardando a Palavra de Deus

Não resolve nada ler um cardápio e não se alimentar. É perda de tempo comprar um remédio e não tomá-lo. Pior ainda, é ter a Bíblia e deixá-la fechada. A Bíblia fechada não tem poder algum. Aliás, nem mesmo aberta, ela o tem simplesmente por estar aberta. Vemos muitas casas e estabelecimentos comerciais com uma Bíblia aberta, como sendo algo para dar sorte, espantar a crise financeira, ladrões, problemas de saúde, decepções familiares e pessoais, dentre outras coisas.
O Salmista disse no Salmo 119:11: "Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra Ti". Segundo o escritor e pregador da Palavra de Deus Hermistein Maia Pereira da Costa, em seu edificante livro - "A Tua Palavra é a Verdade", pag. 42, guardar a Palavra não é: a) perder - "Aquele documento está tão bem guardado que não consigo achá-lo"; b) esquecer: "guardar na gaveta, engavetar"; também não é, c) reservar: "guardar lugar na fila, reservar algo para um amigo", d) ressentir: "guardei o que você fez comigo", ou, proteger: "guardar o carro na garagem". Quando o salmista disse "guardo no coração a tuas palavras...", continua o mesmo escritor (pag. 45), quis dizer que "este guardar envolve o homem todo. Estamos comprometidos em crer e pensar (meditar) na Palavra, experimentá-la e praticá-la. Guardar a Palavra é transformá-la na palavra final de nossa mente, emoção e vontade. Guardamos a Palavra quando ela se torna o padrão de nosso pensar, sentir e agir."
Por isso o Salmista deu tanta importância em guardar a Palavra de Deus. Nada do que ele guardasse poderia ser útil para livrá-lo do poder do pecado na hora da tentação. Tem pessoas que guardam a foto do cônjuge, ou dos filhos na carteira para quando estiver sendo tentado e ao olhar para seus queridos, tenha força para fugir da tentação e do pecado. Isso pode funcionar um ou poucos dias, mas não tem a cura, não nos transforma interiormente. José não pecou com a mulher de Potifar porque tinha a Palavra de Deus guardada em seu coração, o que lhe gerou temor (Gn 39:9).  Assim também o Salmista não guardava outra coisa senão a Palavra de Deus no seu coração para o mesmo fim. Para guardarmos a Palavra precisamos ler, orar, meditar nEla. Temos feito isso? Na hora da tentação, virá à nossa mente o que temos dentro de nós e se estamos nos alimentando deste mundo, dos desejos carnais, da vaidade, ganância, avareza, sensualidade, será isso que nos "socorrerá" nas horas difíceis. E, sabemos muito bem que essas coisas não têm poder algum de sustentar a vida espiritual de alguém (Lc 12:20).
Daí a importância urgente de nos voltarmos para a Palavra de Deus, guardarmos ela em nosso coração, meditando diariamente nela, orando para que Deus vivifique essa Palavra em nossa vida, a fim de que a obedeçamos irrestrita e inegociavelmente todos os dias e em todas as circunstâncias. A prova que estamos guardando a Palavra de Deus em nosso coração não é que não pecamos mais, mas sim, que tememos mais a Deus, e por isso, fugimos mais do pecado, pensando e agindo em nosso dia-a-dia com a certeza de que Deus nos conhece, está nos vendo e que iremos prestar contas a Ele dos nossos atos.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: