PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!

Entender o propósito dos fatos está ligado ao amadurecimento. Muitas vezes quando levava meu filho ao médico pediatra para consultas, era um momento terrível para ele. Por mais que explicasse que eu estaria junto e que o médico iria apenas examiná-lo a fim de ajudar a tosse e a dor de garganta sumirem, não tinha muito resultado positivo. E, ao sair dali, para piorar, passava na farmácia e comprava o remédio prescrito. Pronto, era tudo que meu filho precisava para concluir que o médico e eu, éramos pessoas terríveis naquele momento para ele. Porém, com o passar do tempo, as coisas tendem a melhorar. Aquele menino bravo durante a consulta médica e resistente para tomar os remédios tem apresentado significativas melhoras em seu comportamento. A razão é porque ele já consegue entender um pouquinho que o quando o levo ao médico e quando este o examina, estamos querendo o melhor para ele, mesmo que o melhor seja passar por uma consulta desconfortável e tomar um remédio amargo por alguns dias.
Como cristãos, acontece a mesma coisa. Quando ainda somos “crianças” espirituais, quando ainda não temos a certeza do amor de Deus por nós demonstrado de forma imensurável na Cruz, ao dar seu único filho para morrer em nosso lugar, tememos e ficamos resistentes diante de algumas adversidades da vida. Desconfiamos que Deus está realmente no controle da situação, bem como, do seu cuidado e amor por nós. A questão é que o bem de Deus nem sempre é o bem que imaginamos para nós. Assim como para uma criança, muitas vezes, era melhor não passar por um exame, não tomar injeção e nem remédios amargos, achamos muitas vezes que seria melhor não passarmos por provações, ter que nos arrepender, pedir perdão, perdoar, etc. Então, quando alguma adversidade surge ou quando estamos sendo provados, se somos ainda crianças espirituais, ficamos bravos, protestamos e nos voltamos contra o Senhor. Não entendemos que todas as coisas cooperam para o nosso bem, e, o bem maior de Deus é nos conformar a imagem de seu Filho Jesus (Romanos 8:28,29). Devemos, então, considerar as adversidades e provações como Tiago, no capítulo 1:3, as considera: “Irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Martinho Lutero, em seus momentos difíceis, disse: “Não sei muito bem os caminhos que Deus me conduz, mas conheço muito bem o meu guia”. Essa é a questão principal. Para termos alegria na provação, precisamos conhecer corretamente o nosso Senhor, precisamos nos relacionar intimamente com Ele. Saber o porque dos fatos se tornará menos significativos à nós, porque estaremos conhecendo mais Aquele que cuida de nós. E, isto é fé! Assim, o Espírito Santo nos convencerá e nos consolará para descansarmos no cuidado e na vontade de Deus que é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Justamente porque temos a tendência de especular e questionar a vontade de Deus, ao invés de obedecê-la, é que a Bíblia no Salmo 46: 10, nos exorta: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Portanto, devemos realmente nos aquietar quando não entendemos o “porquê” dos fatos, e saber que quem está acima dos fatos é Deus, o criador e sustentador do universo, Aquele que nos gerou novamente. Mesmo não sabendo o “porquê” das coisas, sabemos o “para quê”, que é sermos conformados a imagem de Jesus Cristo (Romanos 8:29). Podemos até questionar, expressar nossa dor, tristeza diante dos fatos, mas logo iremos tranqüilizar nosso coração com a verdade de que o Senhor é bom e eterna é a sua bondade (Salmo 100). Aqueles que esperneiam quando Deus está lhes provando é porque ainda são crianças espirituais que precisam conhecer e se relacionar mais com o Senhor, a fim de saberem de fato, que o Senhor é Deus e cuida amorosamente de todos nós.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: