PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cristianismo é vida: pratique-o!

O excesso de estudo teórico aliado à falta de prática gera cansaço, enfado e esgotamento. Para pouco se aproveita o excesso de conhecimento se ele não é transformado em atitude prática na vida. Na verdade, é a prática que estimula a continuidade dos estudos, dos treinos e de todo processo de aprendizagem.

É comum sabermos de alguém que estuda muito a Bíblia, que lê regularmente bons livros teológicos, que é membro assíduo de determinada igreja evangélica há anos, mas que se encontra cansado, exausto e esgotado com Deus, não desfrutando de uma vida feliz. O excesso de estudo sobre teologia, aliado à falta da prática da própria teologia aprendida, inevitavelmente, leva ao esgotamento e ao enfado espiritual. Isto, porque não é pelo muito saber, ler, escutar e falar que se adquire vigor espiritual. Se não houver a prática do que se aprende, tudo não passa de conhecimento teórico e, portanto, inútil ao crescimento e desenvolvimento pessoal. Uma coisa precisa da outra: a teoria da prática e a prática, da teoria; “a fé sem obras é morta” e as obras sem fé, também são mortas. Salomão, em sua inigualável sabedoria já nos advertiu em Eclesiastes 12:12 que “...não há limites para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne”. Tanto no aspecto natural, quanto no espiritual, o muito estudar (sem a prática) resulta em enfado. O evangelho de Mateus, no capítulo 7, verso 24 também nos traz o precioso ensinamento de Jesus sobre o homem que construiu sua casa sobre a rocha e o outro, sobre a areia. Nesta parábola, Jesus está ensinando sobre os dois fundamentos, e diz que “todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha”. O enfoque de Jesus está no praticar o que se ouve. Note que na continuação da parábola, Jesus conta sobre o insensato, o homem que construiu sua casa sobre a areia. Insensato, porque ouviu e não praticou, ao contrário do que fez o prudente. Ouvir e não praticar é ser insensato.

O melhor antídoto contra a insensatez, o cansaço e o enfado espiritual é a prática da Verdade. Quando a Bíblia começa a fazer parte do nosso dia-a-dia, quando ela começa determinar e dirigir nossos relacionamentos, negócios e lazer, nos sentimos passamos a viver de forma melhor diante de Deus e das pessoas. Aprendemos e praticamos e, quanto mais praticamos, mais vemos os resultados e os frutos do que aprendemos. Então, iremos continuar buscando mais e mais conhecimento, para que gere mais e mais prática e santidade em nossa vida cristã. Assim, o conhecimento e a prática hão de caminhar sempre juntos em perfeita harmonia, como deve ser. Não basta ouvir, ler ou estudar somente. É preciso dar um passo a mais; é preciso praticar! O cristianismo é algo dinâmico, é Cristo em nós. Aquele que diz ser cristão e não pratica os ensinamentos de Cristo, está se enganando. Jesus sempre advertiu sobre a importância de não somente ouvirmos, mas praticarmos Sua Palavra (Tiago 1:22 diz - “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes...)

Portanto, é hora de começarmos a praticar o que já sabemos, seja muito ou pouco, não importa. É momento de tirar a teologia do armazém cerebral e colocá-la no coração, nas mãos, nos pés, nos olhos, na língua, nos ouvidos. Não espere saber mais para começar a praticar. Pratique hoje o que você já aprendeu sobre as Escrituras. A prática sem a teologia correta é tão errado quanto à teologia correta, sem a prática. Refletindo, podemos concluir que uma pessoa cheia de conhecimento bíblico, mas que não pratica o que conhece é semelhante a uma caixa d´água cheia de água potável, mas que está lacrada. De nada adianta aquela água potável se não há como matar a sede dos que precisam. A pessoa que quer praticar sem antes conhecer a teologia correta é como uma torneira aberta que está ligada a uma caixa d´água vazia. Nada sairá, apesar do esforço e da boa intenção. Por outro lado, aqueles que estão com seus “reservatórios” cheios, ou seja, suas mentes cheias da Palavra de Deus, praticando dia-a-dia os ensinamentos de Jesus, certamente alimentarão a si próprios e a muitos outros. Quando assim vivermos, o enfado dará lugar ao vigor espiritual; o desânimo ao ânimo; a tristeza dará lugar à alegria e a desilusão à esperança. Lembre-se: cristianismo é vida: pratique-o!


Alexandre pereira bornelli