PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Diga-me com que andas, na universidade.

Universidade não é igreja, óbvio. Isto quer dizer que o jovem cristão deve ter redobrado cuidado com amizades de professores e colegas de turma que, salvo raríssimas exceções, são pessoas que não conhecem a Deus e, por isso, são pessoas que vivem contrariamente à Sua Palavra. Criar alguns vínculos e afinidades na universidade pode ser fatal para sua vida cristã. Diante disto, podemos perguntar: a universidade é algo proveitoso ou prejudicial ao jovem cristão? Ela é proveitosa e prejudicial. Veremos, porém, que ela pode ser mais prejudicial do que proveitosa ou vice-versa.

Algumas fases da vida são marcantes na vida do jovem, entre elas, ingressar numa universidade. E este fato, como todos os demais, tem seus dois lados. O lado positivo de ser universitário é o fato de ser um ótimo começo para um futuro profissional, visto que a universidade tem por finalidade preparar bons profissionais. O lado prejudicial é o ambiente promíscuo, pornográfico e sensual deste lugar. Amizades profundas construídas ali geralmente destroem muito do caráter cristão do jovem. Afinal, o ambiente universitário hoje é mais de festa do que de estudo. Os encontros extraclasses são regados com os ingredientes da sensualidade e bebedice, em animados churrascos de turma com pessoas que vivem na prática do pecado. Sexo, drogas, bebidas e sensualidade sãos os produtos mais consumidos nas universidades hoje em dia; bem mais do que cultura e conhecimento. Quem já passou pela universidade ou está passando por uma, sabe do que estou falando. Claro, você pode não se envolver com isso pela Graça de Deus, mas não pode negar que isto aconteça. Portanto, aqueles que ainda aguardam ansiosos por se tornarem universitários, que considerem atentamente os dois lados desta mesma moeda e se preparem, fortalecendo-se na fé e nas boas amizades cristãs que já possui.

Uma boa atitude para não ser vítima de amigos que queira te levar para longe de Deus, é cultivar as boas amizades com jovens cristãos. As Escrituras nos exortam com relação a isto, dizendo que não devemos apenas fugir das paixões da mocidade, da aparência do mal, da tentação, dos amigos que nos estimulam a pecar, mas que devemos também, seguir a paz e a justiça com os que de coração puro invocam o Senhor (II Timóteo 2:22). Ou seja, devemos fugir do ambiente e das programações extraclasses que nada tem a ver com o curso, bem como evitar as amizades com pessoas impuras, que amam e praticam o pecado, e nos voltar, caminhar em direção daqueles que amam a Deus, evitam o pecado ao máximo e buscam a santidade. Sozinho todos nós somos presas fáceis. No entanto, as boas amizades nos fortalecem e nos ajudam a permanecer firmes em Deus.

Isto, porque a entrada do jovem na universidade tem sido o grande vilão dos jovens cristãos. Muitos jovens que vinham bem na caminhada cristã passam a encontrar sérias dificuldades em se manter firmes na fé dentro do ambiente universitário, justamente por causa das novas amizades formadas ali. Por andar junto e festar junto com os demais, a porta para o para uma vida afastada de Deus se abre diante do jovem. Então, a Palavra de Deus começa a a ser considerada ultrapassada e sem sentido. Consequentemente, os amigos que prezam pela santidade, pela pureza sexual e moral, antes valorizados, agora são desprezados e trocados por pessoas irreverentes e que não querem nada com Deus. Isto é uma das formas de se conformar com o mundo que Paulo nos exorta em Romanos 12:1 e 2. A questão é que ser universitário hoje em dia é um grande desafio espiritual para o jovem. Desconsiderem as raras exceções, mas o fato é que muitos universitários passam mais horas em bares, festas de turma, rodas de cerveja e conversação torpe do que na sala de aula ou dentro de uma biblioteca estudando.

Não quero desanimar nenhum jovem a ingressar na universidade, pelo contrário, quero encorajá-lo a estudar para passar no vestibular e a continuar estudando durante o curso (ao invés de cair na gandaia) para ser um profissional bem qualificado. A intenção é alertar aos que estão na iminência de ingressar na universidade e exortar os que já se encontram nela, para que se firmem cada vez mais na fé em Cristo Jesus, vivendo uma vida íntima com o Senhor, não dispostos a negociar os padrões Bíblicos por nada, não dispostos a trocar a verdade pela mentira, a santidade pela impureza, as boas amizades cristãs pelas más amizades construídas e firmadas com pessoas descompromissadas com Deus. Para isso, estar firme em Deus, lutar pela santidade pessoal e não criar vínculos mais do que o necessário na universidade, são fatores essenciais a todos os jovens cristãos, assim como evitar ao máximo estar nas comemorações e festas de turma onde a bebida e a sensualidade são os motivos do encontro. A Bíblia é clara ao nos exortar a buscar a santidade (Hb. 12:14) e isto, em todos os lugares, inclusive dentro das universidades. Deus é fiel e é mais forte do que as tentações que sofremos. Por isso, Ele é capaz de garantir nossa integridade espiritual durante os longos anos universitários sem que nos contaminemos com o mundanismo presente ali. É um desafio ser sal e luz dentro de uma universidade. Encare esse desafio. Tomando estas atitudes firmados na Palavra de Deus, o testemunho do jovem cristão na universidade será consequência, o falar de Cristo para as outras pessoas será algo natural e se tornará um prazer evangelizar. O jovem cristão não mais invejará aqueles amigos que permanecem na vida imersa no pecado, antes terá compaixão deles e falará da salvação que há em Cristo Jesus. O mais importante de tudo é que isto glorifica a Deus.


Alexandre P. Bornelli

Um comentário:

Oliveira disse...

Bons conselhos.
Não para só para a vida na universidade, mas para a vida em geral.
O mundo é uma grande universidade de certa forma.

Um abraço