PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Evangelizar é falar de Cristo.

O evangelismo deve ser uma missão de todo cristão. Ninguém pode se desculpar de não evangelizar, dizendo não saber como fazê-lo. Queremos ser bons evangelistas? Então, que vivamos o evangelho e falemos de Cristo, pois Cristo é o evangelho.
Esta semana, ao fazer compra em um supermercado passei, distraidamente, por um corredor que vendia bolachas, embora eu não quisesse comprá-las. Neste corredor, tinha uma vendedora devidamente uniformizada, a serviço de uma grande empresa de produtos alimentícios, divulgando uma bolacha em lançamento. Como cortesia, ela oferecia bolachas para experimentarmos ali, na hora. Enquanto experimentava a bolacha, a vendedora fazia o comercial do produto. Resultado: comprei a bolacha. Porém, ao chegar em casa fiquei pensando no que me fez comprar o produto. Conclui então, que foi por uma questão simples, mas eficiente; alguém falou da bolacha pra mim embora eu não tenha ido procurar por tal produto. Caso a vendedora ficasse pensando: “esse ai não está com cara que vai comprar bolacha”, ou “nem vou perder meu tempo oferecendo bolacha a esta pessoa, sei que ele não vai querer. Vai até me ignorar.” A função da vendedora era falar da bolacha a todos que passavam por ali, tivessem ou não demonstrado interesse pelo produto.
Evidentemente, o evangelho não é um produto a ser oferecido às pessoas e nem tampouco somos vendedores do evangelho, sob hipótese alguma. Cristo mesmo é o evangelho e nós devemos ser os arautos desse Cristo/evangelho. Contudo, aplicando o evangelismo ao caso acima descrito, pude constatar a importância da evangelização e de se falar de Cristo a todos. Temos a pérola de grande valor, conhecemos as maravilhas de se ter a Cristo como Senhor e Salvador, mas ficamos com medo, indecisos e querendo adivinhar se as pessoas vão nos ouvir, gostar ou nos ignorar enquanto evangelizamos. Por ficarmos com este medo, ficamos paralisados e não falamos de Cristo a ninguém. Temos medo de sermos ignorados porque amamos demais a lisonja. Temos medo de falar de Cristo e ouvirmos um não, porque amamos muito nosso ego. E, por fim, temos medo até das pessoas se interessarem pelo evangelho, pois teremos que investir tempo na continuidade do evangelismo, abrindo mão do nosso individualismo e nosso mundo confortável para discipulá-las, se for preciso. Realmente, somos péssimos evangelistas porque somos excelentes amantes de nosso próprio conforto e reputação. Todavia, quando vivermos o evangelho de Cristo em nossas vidas, quando Cristo for realmente a nossa vida, o evangelismo será inevitável. Se temos falado pouco de Cristo é porque temos pouco dEle em nossos corações. Afinal, já diz as Escrituras que a boca fala do que está cheio o coração.
Precisamos viver mais intensamente o evangelho em nossa vida, para exercermos este privilégio e este dever que é falar de Cristo a todos. Não precisamos sair pela rua, parando a todos para falar de Cristo à força. O que precisamos é sair de nosso conforto e esconderijo pessoal, e sempre que as oportunidades surgirem, e são muitas, falar de Cristo sem se importar com a reação das pessoas. Não sabemos quem irá ignorar ou aceitar a Cristo. Não sabemos aqueles que vão zombar de nós ou suplicar por mais informações da Bíblia. Nossa tarefa não é adivinhar quem irá aceitar ou rejeitar a Cristo. Devemos viver e falar de Cristo naturalmente para todas as pessoas em todo o tempo. É tarefa do Espírito Santo de Deus germinar essa Palavra nos corações dos eleitos de Deus. A nós, cumpre sermos instrumentos de Deus vivendo e falando da Sua preciosa Palavra todos os dias. Olhe ao seu lado, alguém está vendo Cristo em você? Alguém está ouvindo o evangelho através de você? Viva o evangelho e evangelize sempre, pregando a Cristo, pois Cristo é o evangelho. Como disse Calvino: "O mundo é o palco da glória de Deus, e o homem, sendo a testemunha dos grandes atos do Senhor, tem a obrigação de expressar o que viu".

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: