PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 15 de julho de 2008

Acaso sou eu guardador do meu irmão?

Os exemplos de Caim e Filemon

Onde está teu irmão? Como estão vivendo e por onde estão andando nossos irmãos em Cristo? Sentimos falta deles nas reuniões da igreja? Nos preocupamos com a vida espiritual deles? Estão caminhando firmes na fé? Alguns deles estão afastado dos caminhos do Senhor? Precisamos refletir sobre isto, afinal, temos tudo a ver uns com os outros. Temos o dever de cuidar e uns dos outros. Essa história de que não temos nada a ver com nosso irmão é pensamento de quem segue o péssimo exemplo de Caim. Quando Deus perguntou a Caim onde estava seu irmão Abel, ele respondeu “por acaso, sou eu guardador do meu irmão” (Gn. 4:9). Você tem respondido o mesmo quando te perguntam sobre seu irmão?
Primeiramente, devemos entender e crer que somos a igreja de Cristo. Somos corpo de Cristo (ICo. 12:25 a 27) e membros uns dos outros (Rm 12:5 e Ef. 4:25) e por isso, não podemos viver isoladamente. Temos um compromisso espiritual uns com os outros. Somos responsáveis por cuidar uns dos outros e responderemos isto diante de Deus. Precisamos aprender que apesar de vivermos num mundo individualista e egoísta, onde o que interessa é somente o bem-estar de cada um, somos exortados biblicamente a viver de forma a sermos guardiões uns dos outros. Não fiscais uns dos outros, mas suporte em todos os momentos de alegria e, principalmente, de dificuldades. Pessoas que oram em favor dos amigos, que visitam, que vão atrás como instrumentos de Deus, para resgatá-los dos maus caminhos. E, que depois, lutam por manter e cultivar esse bom relacionamento fundamentado na fé em Cristo Jesus. Paulo nos ensina sobre como viver nossa vida sendo uma benção para o nosso próximo ao escrever a carta a Filemon. Primeiramente, aprendemos a importância de estarmos vivendo em comunhão com Deus, tendo uma vida pessoal íntima com Ele. Nos versos 4 a 6 Paulo dá um bom testemunho a esse respeito de Filemon. Paulo destaca a fé e o amor de Filemon para Deus em primeiro lugar. Sim, porque tudo em nossa vida precisa começar com Deus. Nossa vida individual precisa estar em obediência e intimidade com Cristo antes de qualquer outra coisa. Como conseqüência espiritual desse viver íntimo com o Senhor, somos impulsionados naturalmente a nos preocupar com nosso irmão em Cristo e a reanimá-lo na fé. Somos um só corpo, membros uns dos outros, formando a igreja vida do Senhor aqui na terra. Por isto, não podemos viver preocupados somente com a nossa vida. Filemon é um bom exemplo para nós de alguém que amava a Deus e amava seu próximo. No verso 7, Paulo destaca o cristianismo vivo de Filemon ao elogiá-lo por sempre reanimar o coração dos irmãos. Veja que ministério magnífico e pouco visto hoje em dia. Filemon amava tanto a Deus que esse amor se estendia aos seus irmãos. Ele não queria somente o bem estar espiritual dele, mas também, o de seus irmãos. Ele não se alegra simplesmente por estar firme nos caminhos do Senhor, ele queria também ver seus irmãos vivendo do mesmo modo. Filemon percebia quando um irmão estava esfriando na fé, quando estava sendo capturado pelo mundo, pelas riquezas, quando estava se distanciando de Deus e da igreja e se prontificava a reanimar este irmão a voltar para os caminhos do Senhor. Ao invés de criticar, fofocar e excluir o irmão do seu circulo de amizade ou de ser indiferente ao seu afastamento da fé, Filemon se aproximava das pessoas e o reanimavam a voltar para os caminhos do Senhor. Isto é amar a Deus e ao próximo! Em contraste com Caim que diz não ser guardador de seu irmão, temos o bom exemplo de Filemon!
Filemon e Caim são dois exemplos diferentes deixados para nós. O primeiro é para nosso aprendizado e proveito, visto que era pessoa temente a Deus sendo um bom testemunho de vida cristã e de amor ao próximo. Filemon tinha vida espiritual para isso. Já com o exemplo de Caim, temos uma pessoa que somente se preocupa consigo mesmo. Caim não tinha um relacionamento pessoal com Deus e por isso não se preocupava com os demais irmãos. Para Caim era cada um por si. Portanto, aprendamos com o exemplo de Filemon para mantermos nossa vida pessoal com Deus em primeiro lugar para que possamos, consequentemente, ser benção na vida daqueles que precisam de apoio, animo e fortalecimento espiritual. Para os seguidores de Caim, é cada um por si. Para os seguidores de Filemon, o que importa é nossa vida com Deus e a vida do nosso próximo também. A quem temos nos assemelhado, a Caim ou a Filemon?

Nenhum comentário: