PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O PEDIDO QUE AGRADOU A DEUS!

Meditação sobre I Reis 3: 3 a 15


Indiscutivelmente, nossa vida é cheia de planos, alvos e projetos pessoais. Para o jovem, a dúvida é prestar vestibular para qual curso? Arrumar um emprego ou somente estudar? Namorar agora ou esperar mais tempo? Para os adultos a questão é ter filhos ou não? Como será a aposentadoria? Muitas perguntas e dúvidas afligem nossa vida e exigem decisões sábias.
Sabemos que a Palavra de Deus é abrangente. Ela trata de todos os assuntos que precisamos saber para viver dentro da vontade de Deus. É preciso crer então, que podemos ser auxiliados por ela em todas as áreas da nossa vida. Deus trabalha com princípios que nos conduz ao discernimento da Sua vontade, que por sua vez, nos conduz a tomar decisões corretas. Este processo ocorre mediante o operar indispensável do Espírito Santo, que usa a paz de Deus como árbitro em nossos corações (Cl. 3:15) para nos guiar a viver dentro da vontade de Deus. Podemos então, confessar a Jesus nossas dúvidas, medos e incapacidades que Ele nos socorrerá. Quanto mais próximos e íntimos vivemos de Deus, mais estaremos sensíveis à voz do Espírito Santo que nos conduz a andar em conformidade com a vontade de Deus.
Na prática, como recorrer a Deus para termos esse direcionamento nas diversas áreas da nossa vida? Devemos pedir pelo nome do curso, emprego ou namorada a escolher? Parece-nos que não. Devemos, na verdade, pedir por sabedoria do alto. Isto mesmo, pedir sabedoria do alto! Devemos aprender isto com a história de Salomão (I Reis 3:3 a 15). Quando Deus lhe disse: “Pede-me o que queres que eu te dê” (I Reis 3: 5), Salomão pediu por sabedoria e discernimento (v.9). Deus se alegrou por ele não ter pedido riqueza, longevidade e sucesso, como muitos de nós pediríamos em seu lugar. Quando subiu ao trono como rei, Salomão devia ter mais ou menos 20 anos de idade. Embora fosse tão jovem, Salomão pediu sabedoria para governar aquele numeroso povo, pois segundo sua própria confissão (v.7), ele não passava de uma criança não sabendo se conduzir como rei, discernindo entre o bem e o mal. Tiago, capítulo 1, verso 5, segue o mesmo princípio e também nos exorta a pedir sabedoria ao Senhor. Sabemos que sábio, segundo as Escrituras, é aquele que pratica a piedade e faz o que é agradável a Deus. No caso de Salomão, embora fosse jovem, foi humilde o bastante reconhecer sua incapacidade de governar corretamente. Isto foge um pouco da realidade da juventude de hoje que não gosta e nem mesmo aceita sua limitação, incapacidade para muitas coisas e sua dependência de Deus. Pensam ser capazes de fazer tudo sozinhos, no peito e na raça. Salomão, porém, evidencia outra atitude, demonstrando ter um coração realmente sábio, mesmo ainda jovem. Ele, na força da sua juventude, podia dizer a Deus que não precisava de nada, que conseguia governar sem a ajuda de ninguém. Mas, não foi isto que fez. Ou então, ele podia pedir poder, autoridade, respeito, sucesso, popularidade e aceitação do povo. Novamente, vemos que não foi este seu pedido. Ele pediu por sabedoria. Parece-nos um pedido simples, contudo, Deus se alegrou muito com o pedido de Salomão (v.10), e lhe concedeu sabedoria que ninguém jamais teve, tem ou terá. Concedeu até outras coisas mais. Porque Salomão pediu algo que agradou a Deus? O segredo do pedido correto de Salomão, está registrado no verso 3, do cap. 3, Salomão amava o Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai Davi...”. Isto fez e ainda faz toda a diferença! Salomão amava o Senhor e seguia o bom exemplo de seu pai! Como precisamos amar de fato o Senhor e seguir bons exemplos de pessoas que também amam o mesmo Deus.
A primeira lição que temos deste texto é que devemos, antes de qualquer outra coisa, amar realmente o Senhor Jesus. A segunda, é que devemos seguir bons exemplos de pessoas que amam a Deus, como Salomão, no caso, seguia seu pai Davi. A terceira preciosa lição é que, amando de fato o Senhor, iremos pedir em nossas orações coisas que possam ser úteis para a edificação da nossa vida cristã e do corpo de Cristo e não, coisas para gastar em nossos próprios prazeres, mesmo em nossa juventude (Tg. 4:3). E, por último, quando amamos de fato o Senhor, reconhecemos nossa incapacidade de viver e tomar decisões corretas sem o auxílio do nosso Deus. Quando pedimos sabedoria do alto para discernir e fazer a vontade de Deus, honramos a Deus, além sermos beneficiados e de beneficiarmos espiritualmente outros por isso. Quão diferente seria a igreja de Deus se os pais pedissem sabedoria do Alto para serem pais segundo a vontade de Deus, se os filhos, pastores, maridos e esposas, empregados e patrões fizessem o mesmo! Especificamente, se os jovens pedissem por sabedoria do Alto para serem instruídos nas decisões pessoais, bem como para serem jovens, realmente cristãos, separados do mundo e sérios na busca pela santificação pessoal, mesmo diante da avalanche de tentações oferecidas pelo mundo. É isto que o mesmo Salomão ensina em seu livro de Provérbios, cap. 1: 4 – “...para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.” Bom siso sugere tomar decisões corretas com entendimento. Peçamos sabedoria a Deus, independente da nossa idade, para vivermos cumprindo Sua vontade em todas as áreas da nossa vida.

Alexandre p. bornelli - julho/08

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico grata por Deus ter lhe concedido sabedoria para nos escrever tamanha benção.
Tirou-me várias dúvidas e firmou outras verdades.
Que o mesmo Deus que tem me abençoado, te abençoe grandemente.
Muito obrigada!
Milca

Cássio e Jully Samara disse...

Muuuito bom esse texto. Peço licença pra usá-lo no culto jovem de minha igreja. Deus abençoe!