PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 4 de junho de 2008

ORKUT OU FACEBOOK E OS SEGREDOS DO CORAÇÃO

O Orkut ou Facebook, a princípio, têm como finalidades mostrar o perfil das pessoas e revelar suas preferências, como: família, amigos, time de futebol, música, comida, lugares para se conhecer, etc. Para o jovem cristão existe uma finalidade a mais, sendo uma ótima oportunidade de evangelismo. Ao se declarar cristão em seu perfil, e, participando também de comunidades cristãs, selecionando seus amigos e comunidades virtuais, dá-se bom testemunho cristão. O contrário também é verdadeiro. O fato é que algo preocupante tem sido exposto nas páginas virtuais da juventude cristã.
Amigos e comunidades adicionados pelos jovens cristãos têm revelado suas preferências e paixões mundanas. Parece que virtualmente é mais fácil se expor sem tanta culpa. Talvez, alguns pensam que no Orkut ou Facebook pode tudo. No entanto, o que está ali é o que você mais ama. Portanto, devemos viver "virtualmente" com a mesma seridade cristã que devemos viver na vida real. Não existe pecado virtual e pecado real. Esta diferença para Deus nunca existirá. Todo pecado é real e precisa de arrependimento real. Jovens cristãos têm feito uso do Orkut e Facebook de maneira a envergonhar o evangelho, revelando o forte amor pelo mundo e pelas coisas do mundo que há em seus corações (I João 2:15 a 17). Ao ler o perfil no Orkut e Facebook de muitos jovens cristãos, encontra-se uma salada de coisas puras e impuras, santas e profanas. Num momento se dizem cristãos, afirmando ter Deus como sua paixão e revelando que a Bíblia é o livro preferido. Logo depois, revelam através das comunidades virtuais que participam, dos amigos adicionados, fotos e comentários postados, suas preferências pela impureza e sensualidade,  bem como seus prazeres e vícios por bebidas alcoólicas. E o testemunho cristão? E o nome de Cristo que carregamos? Como fica o cristão apaixonado por Deus que tem a Bíblia como o livro preferido, descrito no perfil do mesmo orkut/facebook? É possível se declarar a Deus e ao mundo (Tiago 4:4)?
Deus sabe do seu orkut/facebook e sabe também que tudo o que se põe ali é o que você mais ama. Portanto, se a sua página tem comunidades impróprias para um cristão participar, se os seus amigos são os que praticam a iniqüidade, se suas fotos ali expostas evidenciam seu amor pela bebida alcoólica, pela sensualidade, paixão por curtir a vida do jeito que você quer, independentemente de agradar a Deus ou não, é preciso um urgente e verdadeiro arrependimento na sua vida real. O que está no seu orkut/facebook é o que está no seu coração. Existem coisas lícitas que podemos aproveitar, desde que não envergonhe o bom nome de Cristo que carregamos e não prejudique nossa comunhão com o Senhor Jesus. Entretanto, que acima de tudo, seus amigos e visitantes concluam, ao visitar sua página, que você é um jovem cristão, que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos, prezando pela santidade até mesmo em seu momento virtual. Em caso de dúvidas sobre se você tem usado sua página virtual corretamente ou não, pergunte-se: eu mostraria pessoalmente todas as fotos que publico na minha página virtual para meus pais e irmãos em Cristo, ou teria vergonha de fazer isso? Todos os comentários que faço nas páginas virtuais dos meus amigos, também faria pessoalmente diante de todas as pessoas? Teria a coragem e a paz de participar de lugares pessoalmente, como participo virtualmente das comunidades? Que Deus sonde nosso coração e nos guie cada dia mais para uma vida íntegra seja real, seja virtual, para a Glória de Jesus.

Alexandre P. Bornelli

2 comentários:

Unknown disse...

pocha!! amei o que vc escreveu.hoje em dia e comum ver jovens evangélicos nem ai pra palavra de Deus .
mas o motivo é que apenas usam a internet pra acessar, orkut e msn e esquecem de buscar mas conhecimento da palavra de Deus
um grande beijo e fique na paz!!

Anônimo disse...

Graça e paz!Sabe,acho mesmo q precisamos nos esforçar mais em pregar o evangélio e usar os meios q temos para falar do amor de Deus e sobre o que Jesus fez por nós!Eu particurlamente,escrevo mensagens Bíblicas nos meus dizeres do orkut e sei que o Espírito Santo fala ao coração de muitos!No mais,vamos glorificar a Deus com nosso testemunho pessoal,que começa pela com a nossa conduta diante de todos e principalmente diante dos incrédulos!Muitos virão pelo testemunho,outros,atraídos pela Palavra!