PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Benefício da Devocional

Para conhecermos a Deus em toda sua perfeição e santidade, precisamos ler a Bíblia e suplicar por entendimento espiritual. Para conhecermos a nós mesmos, vermos nosso interior, toda a depravação de nosso coração precisamos, igualmente, ler a Bíblia e suplicar pelo mesmo entendimento espiritual que o Espírito Santo dá.

Aqueles que lêem a Palavra Deus sem suplicar por sabedoria e entendimento do alto, não conseguem nem ver a Santidade de Deus e nem, a sua própria depravação. A Bíblia não é um livro mágico, onde basta apenas tê-la aberta para que sejamos beneficiados com suas verdades. É preciso mais. É preciso que a leiamos com fé, crendo que tudo quanto está escrito ali, foi escrito pelo próprio Deus. A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus que merece toda a nossa devoção e submissão. Quantas e quantas pessoas lêem a Bíblia e nada entendem! Isto ocorre porque a lêem com um coração duvidoso, sem fé, sem pedir por sabedoria do Alto, pensando ser capaz de entendê-la por si só. A Bíblia não é um livro comum, histórico apenas, geográfico apenas. Ela é a Palavra de Deus!

A Bíblia é comparada a um espelho. A Palavra, mediante o atuar do Espírito Santo de Deus, mostra a imagem real do nosso coração, de forma mais perfeita que o espelho natural reflete nossa imagem física. Em Jeremias 17:9 lemos que nosso coração é enganoso, pecaminoso e desesperadamente corrupto. Quando o Espírito nos capacita a entendermos a Bíblia, conseguimos ver corretamente Deus em sua santidade e a nós mesmos, em nossa pecaminosidade. Foi isso que aconteceu com Isaías (cap. 6).

Portanto, precisamos diariamente meditar na Palavra de Deus (Sl 1 e Josué 1:8), em oração e submissão a Ela, a fim de sermos convencidos pelo Espírito Santo da nossa real necessidade de Cristo todos os dias. Quanto mais meditarmos dia e noite nas Escrituras, quanto mais a obedecermos, tanto mais seremos capacitados a viver uma vida cristã piedosa, com um coração mais comprometido com o Senhor. Isto, certamente nos trará um relacionamento mais próximo com Cristo. Saibamos então, que o primeiro benefício da devocional é vermos realmente a beleza do Senhor Jesus em toda a sua perfeição, o que nos fará ver, consequentemente, nossa depravação total. Estas duas visões, semelhante a que teve o profeta Isaías no capítulo 6 do livro que leva seu nome, são fundamentais a todo cristão para que vivamos em total dependência do Senhor Jesus, em nada nos vangloriando. Você já leu a Bíblia hoje?

Um comentário:

MASSARUTTI disse...

Tenho sido muito agraciado com os benefícios do devocional diário, ou seja, a leitura da palavra de Deus juntamente com um livro de devocional. O livro de devocional me ajuda a baixar as emoções e a concentrar-me melhor para iniciar a meditação na Bíblia.

Depois que comecei a entender a suficiência das escrituras a minha comunhão com Deus e o relacionamento com as pessoas ao meu redor mudou consideravelmente. Hoje eu percebo a importância em dar um bom testemunho e honrar o nome de Cristo. Mas tudo começou com esta idéia do espelho mencionada pelo nosso irmão Alexandre. A palavra de Deus tem este poder de tirar a nossa máscara, a nossa cegueira espiritual e mostrar quem realmente somos: pecadores miseráveis que devem se arrepender imediatamente (após a regeneração), suplicar pela misericórdia de Deus, descansar Nele e depender somente Dele.

No entanto, para mantermos esta consciência, esta mente renovada, é imprescindível nos alimentarmos todos os dias, sem exceção, da palavra do nosso Deus. Seus benefícios são inesgotáveis.
Louvado seja o nome do Senhor porque nos deixou as Sagradas Escrituras, onde podemos encontrar seu Filho Jesus Cristo, o autor da nossa salvação.
Em Cristo, Eduardo.