PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Grande é a Tua fidelidade

Lamentações de Jeremias 3:22 e 23


Todos os atos, benefícios e favores de Deus têm como base a Sua fidelidade. Não fosse a fidelidade de Deus não teríamos a garantia do cumprimento de nada do que a Bíblia nos diz. O fundamento da fidelidade é que Deus é fiel, não a mim, mas, a Si próprio. Caso Ele fosse fiel a mim, poderia, quem sabe, não ser fiel a você, e vice-versa. Seria uma fidelidade subjetiva, o que nos causaria desespero ao invés de descanso e fé.
Essa verdade que Deus é fiel a Si próprio, nos traz consolo. Afinal, Ele não pode desamparar-nos, visto que em João 14 lemos que Ele nos enviaria o seu Espírito Santo para habitar em nós (ato já cumprido aos que já nasceram de novo), sendo nosso consolador, guiando-nos a toda verdade. Igualmente, em Mateus 28: 20, no último versículo deste evangelho, não por acaso, somos confortados e consolados de que Ele estará conosco até a consumação do século. Ou seja, o Espírito Santo (João 14) prometido para ser nosso consolador e guia é prometido a estar conosco até a consumação do século! E, graças à Sua fidelidade à sua própria Palavra, podemos crer e descansar nessas e em todas as demais promessas de Deus descritas na Bíblia. Tudo se cumprirá!
Uma prova incontestável de que tudo o que recebemos de Deus é fruto primeiro, da sua fidelidade, está em Lamentações de Jeremais 3:22 e 23. Neste texto, somos confortados com a verdade de que não somos consumidos, graças às misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã e que não tem fim. Trocando em miúdos, o fato de não termos sido consumidos hoje é unicamente, fruto das misericórdias de Deus, que se renovaram hoje pela manhã em nossas vidas. Entretanto, por que as misericórdias de Deus se renovam todos os dias sobre nossas vidas? E, qual a certeza que temos de que elas continuarão a se renovar para sempre? Será que amanhã elas serão novamente renovadas? A chave para crermos e descansarmos nessa preciosa promessa está registrado no final do versículo 23, do capítulo 3 de Lamentações, que diz: "Grande é a tua fidelidade". Noutras palavras: grande é a Tua fidelidade a Si própria, à sua própria Palavra, oh Senhor!
É unicamente por causa desta "Grande fidelidade" de Deus a Si próprio, que podemos crer realmente na renovação diária das misericórdias do Senhor sobre cada um de nós. Essa fidelidade é a única causa de não termos sido consumidos hoje, e a certeza de que nunca haveremos de ser. Seja por qual situação estejamos passando, poderemos clamar: grande é a tua Fidelidade meu Senhor!
Vejamos que nós somos infiéis a Deus desde o Éden. Nossa história desde lá é marcada por infidelidade ao Senhor e pela Sua fidelidade à nós. Ser fiel a Deus não é ser membro de uma igreja, não é ter cargo e ministério na igreja, não é apenas se dizer cristão. Ser fiel a Deus é amá-Lo de todo o nosso coração, é ser-Lhe obediente em tudo, é amá-lo acima de todas as coisas. Isso já nos é suficiente para concluirmos que somos infiéis, preferindo o mundo, o sucesso, dinheiro, a fama, o bom negócio, o lazer a Deus! Que diante desta verdade possamos orar, confessar e crer que grande é a Tua fidelidade e não a minha, oh Senhor!

Alexandre Pereira Bornelli


Nenhum comentário: