PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

QUEM TE VIU, QUEM TV: A CRISE DO QUE SE FAZER!

Quando você era criança você perguntava para o seus pais, várias vezes por dia: "pai, mãe, o que eu posso fazer?". Duvido. 

Entretanto, os pais de hoje ouvem esta pergunta muitas vezes ao dia, principalmente nas férias escolares. Desligue a televisão e ouvirá essa perguntinha repetidas vezes! Pasmem!

Quem viveu na década de 80, até os anos 90, não tinha essa crise do que fazer. Ao contrário, tínhamos muitas brincadeiras para pouco tempo. Era esconde-esconde, "mãe da rua", "garrafão", futebol na rua, caçada de estilingue, carrinho de rolimã, ajudar na casa, quintal, etc, todos os dia. Quando nossos pais nos chamavam para tomar banho ou comer algo, ainda tínhamos muita coisa a se fazer. Isso, porque a televisão era apenas um aparelho para nossos pais verem noticiários. 

Hoje, infelizmente, a televisão é a melhor opção das famílias que ficam presas na frente dela como zumbis hipnotizados. Quem te viu, quem TV! (num trocadilho pobre). E muitas crianças estão viciadas em televisão ao ponto de reclamarem para desligá-la para dormir e pedirem para ligá-la logo ao acordarem. Querem até almoçarem na frente da TV todo dia. Poucas famílias almoçam tranquilas juntas ao redor da mesa. Oração antes de almoçar é algo que é feito apenas em datas especiais. 

Muitos filhos não têm muito o que fazer, porque muitos pais é que os ensinaram com seus exemplos diários, a ficarem esparramados no sofá vendo TV. Quando nossos filhos perguntarem "o que eu posso fazer", que a nossa resposta possa ser, antes de nossas palavras, nossas próprias atitudes, ao nos verem ler a Bíblia e bons livros, aos nos ver arrumando o quintal, conversando com os outros membros da família, trabalhando em casa, lavando o carro, arrumando a casa, saindo pra uma boa corrida, caminhada ou passeio de bicicleta, bem como, batendo um bom papo com os amigos e vizinhos. Tem muito, mas muita coisas a se fazer longe da TV. 

Aliás, as melhores coisas que fazemos sozinhos e em família acontece com a TV desligada. Uma antiga e ainda atual banda, Titãs, gravou na década de 80 uma música que é sempre atual. Ela diz em uma parte: "A televisão me deixou burro, muito burro demais, agora todas coisas que eu faço me parecem iguais...". Portanto, que esta seja a nossa conclusão: antes da TV nos deixar burros, usemos ela com moderação!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: