PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ALIMENTADOS OU EMPANTURRADOS?


Naturalmente, o que nos mantém com boa saúde é uma boa alimentação. Ora, uma boa alimentação deve conter proteínas, carboidratos, etc, de forma balanceada. É verdade que ninguém se alimenta decorando cardápio, como já disse John Blanchard. Porém, estar alimentado requer mais do que apenas comer. Lendo uma máxima, do autor Brillat-Savarin, nada sei sobre ele mais do que seu próprio nome, percebi uma realidade tanto natural quanto espiritual. Assim ele nos diz: "Não se vive do que se come, mas sim do que se digere." Naturalmente sabemos desta verdade e a comprovamos todos os dias em nossa própria existência. Quando nosso organismo não digere corretamente, mesmo nos alimentando bem, sofreremos sérios problemas.
Espiritualmente não é diferente. Não importa o tanto que lemos a Bíblia, bons livros e também não importa se escutamos boas pregações, seja nos cultos ou pela internet. O que conta mesmo é o tanto que digerimos isso. Como podemos digerir a Palavra de Deus, lida ou ouvida? Digerimos quando esta Palavra invade nosso coração, quando meditamos nela, quando oramos a Deus suplicando ao Espírito Santo que a transforme em vida para nós. Ouvir e ler apenas estufa nossa mente como um alimento estufa o estômago. Isso não quer dizer que estamos alimentados, mas sim, que estamos apenas empanturrados de leitura. O que nos manterá com vitalidade espiritual é o tanto que meditamos, ruminamos, trituramos, pensamos, refletimos, consideramos e recebemos com fé a Palavra de Deus.
Portanto, podemos estar apenas momentaneamente satisfeitos quando simplesmente lemos e enchemos nossa mente com a Palavra de Deus. E isso não quer dizer estamos realmente alimentados. Enquanto a Palavra não invadir e tomar conta do nosso coração e afetos, determinando tudo o que fizermos em nossa vida, estaremos apenas mentalmente empanturrados. Os glutões não são, necessariamente, os melhores alimentados. Da mesma forma, os glutões espirituais, os devoradores de livros, que leem muito e os ouvintes profissionais de sermões também não são necessariamente os que estão mais alimentados espiritualmente. Daí que a Palavra de Deus nos exorta no Salmo 1: “...antes o seu prazer está na lei do Senhor e nela medita dia e noite”. Josué 1:8 igualmente nos diz a mesma verdade: “Não deixe de falar deste Livro da Lei e de meditar nele de dia e de noite...”. Um grande homem de Deus, George Muller, disse a mesma verdade: “Considero perdido o dia em que não me detive a meditar na Bíblia”. Lembrando que meditar não é simplesmente ler. É mais do que isso. É ler e refletir, buscar entender tudo o que leu e aplicar à própria vida. O grande escritor e pregador A. W. Pink, manifesta a mesma verdade ao dizer: ”Eu preciso não apenas estudar a Bíblia para descobrir o que já me foi entregue devido ao pacto eterno; mas também preciso meditar nas promessas, revolvendo-as sempre na mente e clamando ao Senhor para que me seja dado entendimento espiritual delas. Uma abelha não extrai mel da flor se ficar somente a contemplá-la. Por igual modo, o crente não obtém consolo real nem força espiritual das promessas divinas, se a sua fé não se apossa delas, e se elas não lhe penetram o coração”.
 O fato é que têm muitos cristãos apenas contemplando a Palavra de Deus, lendo-a sem fé, para buscar tão somente conhecimento teológico. Estão com a cabeça cheia, mas com o coração vazio. Conhecem muito, todavia, não praticam nada, ou quase nada. Tiago 1:22 então nos exorta para “sermos praticantes da Palavra e não somente ouvintes...”. Charles Hodge nos exorta dizendo que “não podemos fazer progresso na santidade a menos que empreguemos mais tempo lendo e ouvindo a Palavra de Deus, e meditando sobre ela; pois é ela a verdade pela qual somos santificados.” Como você está hoje: realmente bem alimentado, ou apenas mentalmente empanturrado com a Palavra de Deus? O tanto que meditamos no que lemos e ouvimos diariamente, determinará nossa realidade.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: