PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 6 de julho de 2010

Em tempos de copa do mundo

Quando o assunto é futebol, a conversa parece não ter fim. Em tempos de copa do mundo, então, o futebol toma proporções ainda maiores nas conversas de bar, clube, roda de amigos e final de culto nas igrejas evangélicas. Todo mundo tem um palpite, uma convocação melhor, crítica então, nem se fala. O fato é que o assunto vaza naturalmente na boca do povo. Nada há de errado nisso, desde que seja algo moderado.
Entretanto, o que dizer do silêncio que impera nas conversas entre os cristãos, especificamente falando, quando o assunto é santidade, justificação, perdão dos pecados, arrependimento, amor ao mundo, honestidade, mansidão, unidade, amor ao próximo e tantos outros? Para assuntos como estes, não há nem mesmo tantos pitacos, idéias, experiências a serem compartilhadas, não há vibração, entusiasmo, restando apenas um fúnebre silêncio que indica um desinteresse total sobre o assunto, fruto de uma vida cristã desnutrida. Observa-se isso quando acaba a reunião da igreja, onde foi exposta a Palavra de Deus. Neste momento, as pessoas disparam a falar sobre futebol, por exemplo. Quase que não há oportunidade para uma roda de 6 pessoas, de todos falarem tamanho o volume de idéias, criticas, observações que fazem. Todos ali estão munidos de argumentos porque leram na internet, jornais, escutaram nas rádios, viram e ouviram na TV repetidas vezes sobre as seleções, os melhores, piores de cada país, as jogadas polêmicas, chances de classificação, etc. Por isso que ao se encontrarem, sobram argumentos e lhes falta tempo para esgotar o assunto.
Fica claro então que o silêncio ou a falta de entusiasmo em falar das coisas do reino de Deus é resultado direto de um coração dividido. Não há como fugir dessa triste conclusão, pois a Bíblia mesmo diz que “a boca fala do que está cheio o coração”. Não há como dizer que temos um coração voltado pra Deus, arrependido, que busca ao Senhor se não falamos, conversamos, nos enriquecemos de assuntos bíblicos em nossas freqüentes conversas. Evidente que o cristão não tem que falar somente as coisas do Reino de Deus 24h por dia, para evidenciar um coração realmente convertido. Todavia, o assunto que deve naturalmente fluir e predominar entre os cristãos e ser motivo de entusiasmo maior deve ser sobre a vida eterna a salvação operada por Cristo. Porém, isso somente acontecerá se o nosso coração estiver realmente ganho e conquistado pela verdade do Evangelho. Afirmar o contrário é desacreditar nas palavras de Jesus.
Em tempos de copa do mudo, podemos falar de futebol, obviamente. Claro que podemos! Mas a questão que devemos nos perguntar é: só falamos disto? Falamos também e mais até, sobre as questões eternas? Com quais delas vibramos e nos alegramos mais: com a vitória do Brasil e a derrota da argentina, ou com o amor de Deus, a eleição, a vida do corpo de Cristo? Este é um bom termômetro que mede nossa espiritualidade.

Alexandre Pereira Bornelli – copa do mundo 2010.

Nenhum comentário: