PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 28 de julho de 2010

6 coisas que o Senhor aborrece e uma que abomina

PV 6: 16 a 19

Neste primeiro item , dentre outros seis restantes, trataremos rapidamente, sem qualquer pretensão de esgotar o assunto, sobre estes versículos de provérbios que podem nos exortam em nosso viver diário. Os 6 demais itens, serão postados em sequência para não sobrecarregar a leitura. É importante, para uma melhor compreensão e enriquecimento, ler os textos bíblicos citados.
Iniciemos perguntando a nós mesmos, o que mais nos aborrece ou nos entristece? O que nosso amigo, pai, mãe, irmão, faz que nos entristece? Se nos pedissem pra fazer uma lista, quantos itens ela teria? Certamente, de tempo em tempo esta lista aumentará á medida que iríamos lembrando de mais e mais coisas. Conhecemos uma lista de algumas coisas que aborrece a Deus? Já paramos para pensar que podemos estar vivendo com certas práticas que O aborrece, podendo ser até abominação aos Seus olhos? Prestemos atenção na lista de Provérbios 6:16 a 19, pois Deus deixou claro que se aborrece de tais práticas e que abomina a última. Que fique claro que esta lista não é exaustiva, ou seja, não é completa. Existem certamente mais coisas que O aborrece, muitas delas, derivadas desses itens.
O primeiro item da lista são olhos altivos. Noutras palavras, são olhos elevados, arrogantes, orgulhosos, presunçosos. Deus condena a arrogância dos homens, pois isso contraria a sabedoria divina (PV. 8: 12 e 13; IS 2: 12 a 17; SL 18:27 e SL 101:5). Um dos alvos da vida cristã é vencer a altivez (SL 131), visto que Deus odeia o olhar altivo (PV 21:4). O verdadeiro cristão deve lutar diariamente contra sua tendência pecaminosa de ter olhar altivo, de achar que tem o controle da vida em suas mãos, que não depende de Deus para nada. Como são nossos olhos? Somos pessoas arrogantes? Cheias de nós mesmos? Achamos que controlamos nossa vida? O que tem olhar altivo aborrece ao Senhor.
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: