PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 24 de março de 2008

POR QUE PAROU, PAROU POR QUÊ?

O segredo de um maratonista para uma boa corrida, não é somente largar bem, mas também, correr pelo percurso certo, e ainda, correr progressivamente por todo o tempo e percurso. O início conta muito, mas não é o bastante. Temos o exemplo do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima que mesmo sendo vítima de um torcedor-invasor durante a Olimpíada, ainda conseguiu superar o problema e manter-se constante no percurso, garantindo o honrado 3º lugar.
Desta mesma maneira, muitos crentes, via de regra, iniciam bem a corrida cristã, correndo pelo caminho estreito. Começam obedientes, prontos ao arrependimento, dependentes de Deus em tudo, dispostos a seguir fielmente as Escrituras, combater o bom combate e guardar a fé. Contudo, no decorrer da jornada cristã, a realidade muitas vezes, nos leva a uma outra conclusão, qual seja: o precoce esfriamento da fé, causado pelo desânimo espiritual. As dificuldades do percurso durante a caminhada cristã desanimam muitos crentes que estão correndo bem, fazendo-os perder de vista o alvo correto, que é manter-se puro, íntegro e santo, tudo isso para a glória de Deus.
Quem de nós não se lembra do inicio da vida cristã? Quem dentre nós não é capaz de afirmar que iniciou bem a jornada cristã? Sem muito esforço, lembramos do entusiasmo e da dedicação com que percorríamos os caminhos do Senhor. Aonde íamos, levávamos a mensagem do evangelho estampada em nosso rosto, gestos e atitudes. Nossa vida era resultado de um coração cheio do Espírito Santo de Deus. Mas, afinal, porque corríamos bem a carreira cristã e hoje, já não mais temos o mesmo desempenho, interesse e amor por Deus, pela Sua Palavra e pelos irmãos?
Gálatas 5:7, Paulo diz: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?”
Repare que o próprio versículo nos dá a única resposta correta. Nosso fracasso em não continuar a percorrer os caminhos do Senhor é fruto de não termos continuado a obedecer à Verdade. Não há como fugir desta conclusão extraída das Escrituras. Observemos a segunda parte do versículo: “...quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?” Podemos ver com clareza que Paulo atribui o mau desempenho na jornada cristã, à desobediência da verdade!
Desobediência à palavra de Deus é a gênese de todo o nosso fracasso e perda de vigor na vida cristã. Todos os demais pecados derivam de querermos viver independentes de Deus, ou seja, não lhe obedecendo. A semente lançada no Éden pela serpente foi justamente a de enganar o casal crendo que, ao desobedecer à ordem divina, ambos seriam independentes de Deus e viveriam muito melhor. Hoje somos igualmente assaltados pela mesma proposta maligna: ser independente de Deus.
Portanto, se hoje já não mais percorremos bem os caminhos do Senhor é porque, pela desobediência à Sua Palavra, estamos correndo em algum outro caminho que nos conduz a perdição e a morte. Podemos estar com hábitos religiosos, mas com um coração rebelde e desobediente a Deus. De igual modo, se hoje já não mais temos prazer em Deus e, em Sua Palavra, se não mais priorizamos a comunhão dos irmãos, a vida santa, a integridade, se temos andado de mal a pior na vida cristã, indubitavelmente, é porque, em primeira instância, já não temos mais obedecido à verdade, ora, “a Tua palavra é a verdade”.
Não obedecer à Verdade, não obedecer ao comando do Espírito de Deus que tira-nos a paz quando pecamos (Cl 3:15), em atitude de arrependimento é pecado! Por este fato, o autor de Hebreus nos exorta no cap. 3:13: “...a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” O pecado não confessado endurece nosso coração, tornando-o insensível e cínico em relação às coisas de Deus, fazendo-nos trilhar por outros caminhos que nos parecem retos, mas que são caminhos de morte (Pv. 14:12).
Em João 14: 6, lemos: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. Jesus não é um caminho, Ele é O caminho. O único caminho capaz de nos conduzir a Deus, ou seja, a Ele mesmo. Também, no mesmo livro, no capítulo 14, verso 21, lemos: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama”. Temos os mandamentos de Deus? Guardamos os Seus mandamentos em nosso coração? Obedecemos a eles? É imprescindível obedecermos as Escrituras, para que o Espírito Santo de Deus possa nos guiar a toda a Verdade. Aquele que não guarda os mandamentos de Deus não tem condições de percorrer Seu caminho de forma correta.
Só há um jeito de voltarmos a correr bem nos caminhos do Senhor: arrependendo e confessando nossos pecados, fixando nossos olhos no Autor e consumador da nossa fé.
Não adianta em nada corrermos bem, se estivermos correndo no caminho errado, pois chegaremos ao lugar errado. Assim, é necessário verificarmos, enquanto há tempo, por qual caminho estamos correndo, e como estamos correndo nele, a fim de que nosso enganoso coração (Jer. 17:9) não nos leve a desobedecer a Palavra de Deus, fazendo-nos crer que temos caminhos melhores, porque, na verdade, nossos caminhos parecem retos, mas o fim deles e a morte (Pv 14:12.).
Que Deus nos dê um coração cada dia mais obediente e submisso à Sua Santa Palavra. Não um coração questionador, cínico, cheio de justiça própria. Ao contrário, que tenhamos um coração arrependido, contrito e quebrantado porque o Senhor certamente não o desprezará (Is 57:15). Somente assim poderemos, pela Graça de Deus, percorrer nossa maratona cristã em santidade, apesar das dificuldades.
Concluindo, temos o ensino de Oswald Chambers que nos exorta sobre a importância da obediência na vida cristã, quando diz que "a melhor medida de uma vida espiritual não são os êxtases, mas a obediência". Sejamos, pois, obedientes ao Senhor e à Sua Santa Palavra.
Alexandre P. Bornelli




Nenhum comentário: