PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 26 de março de 2008

ESCRAVOS DO AMANHÃ

O número de cristãos escravizados pelo pecado da procrastinação, provavelmente, é maior do que pensamos! Deixar pra amanhã o que deve ser feito hoje, tem sido causa de muitos “naufrágios” espirituais, bem como de muitas vidas perdidas por falta de arrependimento. Esaú que o diga!![1]. Muitas vidas estão espiritualmente definhadas e desnutridas por causa da procrastinação. Amanhã é o melhor dia para se arrepender e voltar para Deus, pensam muitos jovens que querem curtir a juventude conforme o mundo determina e muitos adultos por amarem as riquezas. A velha desculpa “hoje não estou preparado, não estou legal, não estou me sentindo bem para se arrepender” tem sido utilizada indiscriminadamente por muitos procrastinadores. Amanhã, amanhã, amanhã...! Não nos esqueçamos de que essa síndrome do amanhã é pecado, chama-se procrastinação!
O dia de Deus se chama hoje! É assim que o autor de Hebreus
[2] nos alerta: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.” Esse “hoje” é um dia sempre presente! Toda a Bíblia tem um momento único para ser obedecida: hoje, agora! Em relação à obediência, nada do que Deus deixou registrado é para fazermos amanhã. Quando devo seguir e buscar a santidade pra minha vida? Hoje. Quando devo obedecer o mandamento de amar a Deus de todo o meu coração? Hoje. Quando devo honrar meu pai e minha mãe? Hoje. Quando preciso obedecer à ordem divina de abandonar a impureza sexual, a bebedice, a glutonaria, a inveja, a lascívia etc.? Hoje. Precisamos entender definitivamente esta questão: o dia para obedecermos a Deus e abandonarmos o pecado, seja ele qual for, é hoje. Deve iniciar-se hoje, agora, neste segundo, e perpetuar-se por todos os dias até que o Senhor volte para nos buscar. Deve ser hoje que devo me arrepender diante de Deus. Deve ser hoje que preciso ser honesto com o Senhor, confessando e abandonando o caminho do pecado. Não é ano que vem ou depois que me formar, casar, passar no vestibular etc. É hoje, é agora, neste exato momento que devo buscar a Deus em oração, clamando a Ele por me conceder o genuíno arrependimento e abandono da prática do pecado.
Este assunto é por demais relevante e urgente em nossas vidas. Fatalmente, este pecado da procrastinação tem sido uma prática comum entre muitos de nós. De nada adianta sabermos nossos pecados se não os confessamos e os abandonamos diante de Deus. Muitas vezes sabemos quando estamos em pecado, sabemos quando desobedecemos a Deus, sabemos quando estamos pisando em terreno perigoso. A Bíblia diz em Colossenses 3:15, que o Espírito Santo de Deus é o arbitro em nossos corações. Esse Arbitro sinaliza quando algo está errado, nos retirando a paz interior.
Temos o privilégio de sermos livres para ler e estudar a Bíblia em nosso país Temos sido instruídos com boas literaturas teológicas, por sermões Cristocêntricos, mas, mesmo assim, temos deixado para amanhã a atitude de arrependimento que deveríamos realizar hoje! Quantas vidas estão escravizadas por pecados de anos!! Quantos cristãos estão enredados, atormentados por seus próprios pecados por causa da procrastinação!! Quantos jovens estão se perdendo por estarem prometendo arrependimento para amanhã! Quantos casais deixam para se perdoarem amanhã! Quantos estão atolados em promiscuidades, imoralidades, perversões sexuais, bebedices, drogas, sexo fora do casamento há anos, e ainda deixam o arrependimento para amanhã, como se o arrependimento pudesse ser realizado quando quisermos. Jamais nos esqueçamos do texto bíblico que afirma que o arrependimento é dado pelo Senhor, fruto da Sua benignidade e não algo que temos acesso quando bem quisermos. Assim diz Romanos 2:4: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”. É claro que não nos arrependemos a hora e quando quisermos, mas sim, quando Deus nos capacitar para tanto. Até para nos arrepender, somos dependentes do Senhor como está escrito em João 15:5: “...sem mim nada podeis fazer”. Nada mesmo, nem nos arrepender dos próprios pecados!
É preciso dizer que, se por um lado o dia de Deus chama-se hoje, por outro, o dia do diabo chama-se amanhã! O diabo está tranqüilo enquanto você agenda seu arrependimento e sua volta para os caminhos do Senhor para amanhã. Ele se delicia com o amanhã, pois sabe que esse “amanhã” dificilmente chegará!
Que Deus em sua infinita benignidade e misericórida, mediante o Seu Espírito Santo, que nos guia a toda a verdade, nos capacite a arrependermos dos nossos pecados hoje! Nada de deixar pra amanhã. Nada de deixar pra depois. Busquemos ao Senhor enquanto se pode achar
[3]. Busquemos arrependimento enquanto há lugar para o arrependimento, pois Esaú[4], depois de seu pecado, tentou buscar arrependimento, mas não o encontrou. Isto, porque o arrependimento é um dom de Deus concedido a nós. Somente podemos nos arrepender quando Deus em sua infinita misericórdia, nos conceder possibilidades de arrependimento genuíno.
Citamos o pensamento cristão que diz que “não há nenhuma virtude em nosso arrependimento, se ele não nos levar a Deus. Mero desgosto pelo pecado não nos isenta de culpa. Pode haver remorso, mas não arrependimento”
[5], pois “nosso Senhor e mestre Jesus Cristo deseja que a vida inteira do crente, seja uma vida de arrependimento”[6].
E, por fim, creiamos que “Deus prometeu o perdão diante do nosso arrependimento, mas não o prometeu para amanhã, face à nossa procrastinação”
[7]

Alexandre P. Bornelli
[1] Hebreus 12:17
[2] Hebreus 3:15
[3] Isaías 55:6
[4] Hebreus 12:17
[5] Stanley Jones
[6] Martinho Lutero
[7] Agostinho

Nenhum comentário: