PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

NEM EU, NEM A HUMANIDADE.

O antigo filósofo grego Protágoras disse que "o homem é a medida de todas as coisas". Com isso acreditou-se que o que o certo é o que é certo pra mim e ponto final. Depois, tentando melhorar esta bobagem, criou-se outra, a de que "a humanidade, e não um só ser humano, é a medida de todas as coisas". 

Observe que são duas tentativas de excluir Deus do centro do universo e, consequentemente, de colocar o homem no trono. O caos é fruto desse pecado e o pecado foi quem gerou esse caos de iludir o homem, desde lá no Éden, para acreditar que ele era autônomo e suficiente em si mesmo, podendo se alienar de Deus sem problema algum. 

Hoje em dia, muitos continuam crendo que são a medida de todas as coisas. Por isso, vivem para si mesmos, ainda que tenham hábitos religiosos , sendo, inclusive, membros de igreja. Precisamos voltar para a Palavra de Deus que afirma categoricamente que Deus é o centro de todas as coisas. Ser Deus já implica nisso: em ser tudo e a causa única de tudo. 

Nos relacionamentos familiares, na igreja e sociedade, precisamos abandonar a mentira de que acreditarmos que somos a medida de todas coisas, lutando por impor nossa vontade sobre os outros. 

Como disse Martinho Lutero, "diante da Palavra de Deus todos precisam ceder", pois "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação; pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." (Colossenses 1: 15 a 17)

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: