PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 11 de setembro de 2012

NÃO BRINQUE COM QUEM NÃO SABE BRINCAR!


A Bíblia deixa claro que apesar de termos sido libertos do poder escravizador do pecado, ainda não fomos totalmente libertos da sua atuação. Os que estão em Cristo não são mais dominados pelo pecado, mas ainda continuam sendo pecadores, afinal, o pecado será erradicado da nossa vida somente na segunda vinda de Cristo. Portanto, devemos travar diariamente uma luta, um verdadeiro combate de guerra, contra a tentação e o pecado. Essa luta além de ser diária é intensa. Afinal, o pecado não é um adversário qualquer, inexpressivo e sem força. Ao contrário, ele é muito mais forte do que nossas próprias forças. Por isso que não podemos vencê-lo sozinhos. Precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus que nos fortalece mediante a Palavra. Não nos esqueçamos de que temos responsabilidade na luta contra o pecado. Deus não nos fará vencer se negligenciarmos os meios de graça. É Ele quem nos fortalece, mas precisamos nos alimentar para resistir à tentação e não cair em pecado. Davi, provavelmente sabia que Bate-Seba tomava banho naquele lugar, naquele horário, todos os dias. O que se esperava dele? Que ao menos evitasse ficar ocioso naquele momento, andando pra lá e pra cá, num lugar que daria pra ver a mulher banhar-se Mas, talvez por se julgar forte o suficiente, Davi foi negligente, “andou a beira do precipício” e caiu em pecado. Todos nós cairemos se negligenciarmos o poder da tentação. Qual tem sido sua luta diária? Quais pecados têm te assediado diuturnamente? Sua postura tem sido semelhante a de Davi?
Um exemplo que pode muito nos ajudar, embora seja uma pessoa que não se declara cristã, é a luta contra as drogas, travada pelo ex-jogador e atual comentarista esportivo Casagrande. Recentemente, no site “terra” [i] ele relatou sua luta contra as drogas. Leia atentamente sua declaração: "Se saio sozinho, estou num bar tomando um chopp com os amigos e tenho vontade de ir num banheiro, eu fico receoso. É no banheiro que as pessoas usam cocaína quando estão no bar. Eu então evito. Pego meu carro e vou até minha casa. Sempre que saio sozinho, fico ao redor da minha casa. É meio desgastante esta preocupação, mas eu prefiro não correr o risco". Vejamos o cuidado que ele está tendo e como está encarando corretamente o poder das drogas e sua fragilidade diante dela. Sabemos que ele já teve suas recaídas e está pagando caro até hoje por isso. Porém, agora parece que está conseguindo encarar o problema como realmente precisa. Fiquei pensando se nós cristãos tivéssemos a mesma postura preventiva em relação à tentação! Certamente, pecaríamos menos, se evitássemos lugares, pessoas e ambientes que nos induzem a pecar! O problema é que julgando-nos fortes o bastante, até mesmo julgando-nos espirituais demais, imunes a certos pecados, acabamos brincando com a tentação, andando com pessoas erradas, assistindo programas impróprios, lendo livros indevidos, participando de festas, lugares e ambientes que Deus desaprova, pensando que não irá acontecer nada de errado. Não é de se estranhar que, agindo negligentemente assim, tantos cristãos e tantos jovens cristãos estão cada vez mais praticantes do pecado. Daí o dizer exortativo de Agostinho: “Nunca faça aquilo que Cristo jamais abençoaria e nunca vá a um lugar onde Ele não possa ir em sua companhia”. E, também o pensamento de H. V. Prochnew, que diz: “Um homem é conhecido pelas companhias que ele evita”. Observe onde você está indo diariamente e quem são suas companhias que você saberá quem você é.
Precisamos urgentemente resgatar a verdade de que Deus pode nos dar a vitória sobre o pecado, mas que Ele usa os meios de graça que Ele mesmo determinou para que obedecêssemos. Ninguém obtém vitória sem esforço ou contra a vontade. É necessário buscarmos a Deus, andarmos na verdade e lutarmos contra o pecado. E só teremos forças para isso se estivermos vivendo uma vida de constante oração, leitura da Palavra e comunhão com os irmãos. Ainda assim, estaremos sujeitos a pecar, obviamente. Contudo, o pecado deixará de ser rotina para ser um acidente, algo esporádico em nossa vida. Teremos mais atitudes preventivas, evitando lugares e pessoas que nos levarão a pecar. Paremos de brincar com a tentação e o pecado, porque eles são nossos inimigos e não querem brincar conosco. Ao contrário, querem nos afastar do caminho da verdade, iludindo-nos com uma proposta atraente, mas de conteúdo mortal. É veneno embrulhado em papel de chocolate. Fuja. Ore. Confesse a Deus. Busque ajuda. Deus usa estes meios para nos fazer vitoriosos em nossa luta diária contra o pecado.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: