PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O QUE É FELICIDADE PRA VOCÊ?

Para muitos a felicidade é algo eternamente a ser perseguido. Carros novos, dinheiro no bolso, família em ordem e saúde são sinônimos de felicidade pra você? Existe uma felicidade diferente para o adolescente, para o jovem e para a terceira idade? Todos nós, sonhamos que a felicidade está nas coisas. Quantas vezes dizemos para nós mesmos: “ah, o dia que trocar o carro...o dia que viajar para tal lugar...quando casar e tiver filho com saúde...quando me estabilizar financeiramente ai sim serei feliz”. Jesus é a pessoa que mais está preocupada com nossa real felicidade! Quando Ele morreu em nosso lugar foi para que experimentássemos vida e vida em abundância (João 10:10). Isso é sinônimo de felicidade! No que consiste então nossa felicidade como cristãos? Provérbios 28:14 afirma que “feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal”. Aqui está o “X” da questão. Felicidade, segundo a Bíblia, é temer a Deus. E, a prova de que O tememos, segundo o Salmo 128:1, é que andamos em obediência em Seus caminhos. Nosso temor é medido pela nossa obediência. Quanto mais tememos, mais obedecemos. Temor sem obediência é falsidade. Precisamos crer que nossa felicidade plena, real e duradoura é reflexo do nosso temor a Deus. E esse temor deve ser constante, duradouro, sem fim. De nada adianta estar naturalmente bem de saúde, bem financeiramente e com a família estruturada se não tememos a Deus. Estas coisas são bênçãos de Deus, mas que devem ser desfrutadas com temor a Deus. Quantos ricos, pessoas que compram o que querem sem pensar no preço, cansam de tanto viajar a passeios, estão infelizes por dentro. A prova disto são os casos de adultério, suicídio e divórcios. Por outro lado, aquele que não teme a Deus, ao contrário, endurece seu coração contra o temor de Deus, cairá no mal diz a Palavra. Ninguém endurece o coração contra a Palavra de Deus e vive melhor por isso, por mais que tente exteriormente demonstrar que é feliz. Não existe real felicidade fora do nosso temor a Deus. É como se todas as outras coisas, família, emprego, saúde, dinheiro etc fossem um monte de zeros. Em si mesmo, não tem valor algum. Porém, quando colocamos Jesus Cristo antes de todas estas coisas, como nosso Salvador pessoal, quando somos ganhos pelo amor do Senhor demonstrado na Cruz, então nossa vida e tudo que temos passa a ter seu devido valor. Endurecer o coração para os princípios de Deus é pedir para viver de mal a pior. Já diz a Palavra em Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.
Aprendemos que nada desta vida traz real felicidade por mais que tenhamos tudo em abundância. Nossa felicidade depende não das coisas que temos, mas do nosso temor a Deus. O quanto O amamos e Lhe obedecemos é que determinará nossa felicidade. Esta verdade é a mesma para o adolescnete, para o jovem, o velho, para os homens, as mulheres, os solteiros, os casados, ricos ou pobres. O quanto antes crermos nisso e nos curvarmos em oração para que esta verdade seja uma realidade em nossa vida, mais iremos desfrutar de uma felicidade acima das circunstâncias como o apóstolo Paulo desfrutou, ao dizer em Filipenses 4:11 a 13: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto  sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Senhor, ajude-me a crer e a começar a experimentar esta grande verdade que o mundo despreza, em nome de Jesus. Amém!

Alexandre Pereira Bornelli

Um comentário:

Jair Neto disse...

Muito bom Alexandre, Deus abençoe você e sua família,abraços Netão