PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

3 - Mãos que derramam sangue inocente - Pv 6:17

Na sequência da nossa meditação de Provérbios 6:16 a 19, onde estamos vendo as coisas que aborrecem o Senhor, temos o terceiro item: mãos que derramam sangue inocente. Precisamos entender que Deus sempre detestou a violência dos homens. Foi justamente a violência uma das causas que o levou Deus a enviar o dilúvio para destruir a terra (Gn 6:13). Outra evidência que isso aborrece o Senhor, lemos em Ez 8:17, onde pouco antes de usar a Babilônia pra destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo, dizendo que a terra estava cheia de violência.
Também em Provérbios 24:13 aprendemos que o servo de Deus deve ficar longe dos violentos. Não devemos ter inveja dos homens violentos. O raciocínio inverso nos leva a entender então, que é possível ter esse tipo de inveja. Quantos jovens estão indo atrás, seguindo, sendo discipulados por outros jovens que amam a violência ou mesmo por aqueles que fazem os jogos virtuais carregados de violência? São inúmeros tais jovens. Afinal, quem são seus amigos, colegas de escola, faculdade? São pessoas violentas? Quais jogos online você costuma jogar? Os de violência? Não é sem razão que muitos jovens se integram em gangues ou saem atirando por ai em shoppings, mercados, ou usam de violência dentro de casa. Nosso mundo hoje é descaradamente violento. Os jornais derramam sangue todos os dias com suas notícias. Deus se aborrece disso. A violência não o agrada e quando usamos dela ou mesmo, admiramos os violentos, estamos aborrecendo o Senhor.
Para finalizarmos este item, temos o conhecido exemplo de Caim e Abel (GN. 4: 9 a 11). Caim matou seu irmão e não tava nem ai pra isso. Usou de violência, derramou sangue inocente. Por causa disso Deus usou de severidade (ler o texto de Gn 4).
No próximo item, veremos sobre "coração que trama projetos iníquos".

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: