PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ler não é tudo. Alimentar-se, sim.

"Ninguém se alimenta decorando cardápio", já disse um pensador do passado. Nada resolve com relação à nossa necessidade de alimentação, irmos a um bom restaurante, sentarmos numa cadeira confortável, com uma temperatura agradável, sermos bem atendidos por um garçom educado e lermos um cardápio irresistível, se não nos alimentarmos realmente.
Igualmente, nada resolve nossa necessidade espiritual o fato de somente frequentarmos uma boa igreja, onde somos bem recebidos, onde o clima é agradável e a exposição da Palavra feita de forma correta, se não nos alimentarmos espiritualmente das verdades ali ensinadas, em atitude humilde, demonstrando uma real necessidade da pessoa de Jesus Cristo. Ninguém se alimenta, espiritualmente falando, apenas decorando ou lendo a Bíblia. É preciso ler com fé e praticar os ensinamentos de Jesus. Assim como é perda de tempo pagar um nutricionista para ter um novo cardápio alimentar, se no dia-a-dia nossa alimentação continuar a mesma, ainda que o novo cardápio esteja pendurado por um bom imã na porta da geladeira, também é ter o nosso "cardápio" (a Bíblia) aberta diante de nós, sem que nos alimentemos dela. É preciso recebermos e acolhermos em nosso coração, com fé, a inarredável e inspirada Palavra de Deus a fim de sermos transformados diariamente por ela. Podemos ler, decorar versículos, histórias bíblicas, achar as parábolas lindas, mas se nossa leitura é especulativa, sem fé, sem crença, lemos apenas com a mente natural investigativa. Isto de nada aproveita. Não nos contentemos com os lugares onde nos reunimos, nem no tanto que sabemos da Bíblia, se não estamos sendo edificados pessoalmente pela Palavra. Mas, nos preocupemos no tanto que estamos praticando, fazendo com que os ensinamentos de Jesus se tornem uma realidade em nossa vida, nos negócios, no namoro, casamento, profissão, lazer e em todos os nossos relacionamentos, destacando, o familiar.
Pois, assim como uma pessoa pode permanecer desnutrida e até morrer de fome, naturalmente falando, com um excelente cardápio aberto à sua frente; assim também, um cristão pode permanecer desnutrido espiritualmente, mesmo com a Bíblia aberta em algum local da sua casa ou empresa, afinal, ninguém é alimentado espiritualmente, apenas por ler e decorar algumas partes da Bíblia.
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Um comentário:

Oliveira disse...

Lendo seu texto lembrei do versículo abaixo:

"Tornai-vos, pois, PRATICANTES da palavra e não
somente ouvintes, ENGANANDO-VOS a vós mesmos..." Tiago 1.22