PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Santidade, a ordem de Deus a todos!

A Bíblia é repleta de exortações. Há exortações específicas para determinado grupo de pessoas. Num momento exorta aos ricos e aos que querem ficar ricos sobre o perigo das riquezas (ITm. 6:17), noutro, exorta os filhos a serem obedientes, honrando pai e mãe (Ef. 6:1 a 3) e, em seguida, exorta aos pais para não provocarem a ira nos filhos (Ef. 6:4).
Embora existam exortações específicas conforme vimos acima há também exortações que englobam todos os crentes. Servem tanto aos pais quanto aos filhos; aos homens e as mulheres; aos ricos e aos pobres; aos adultos e aos jovens. Trata-se da ordem clara de Hebreus 12:14 onde lemos: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Esta exortação de Hebreus precisa ser obedecida às pressas uma vez que os crentes estão vivendo submersos e dominados pela busca da satisfação pessoal a todo custo, não importando se estão agradando a Deus. Hoje em dia, falar em santidade em grupo de jovens é assunto causa indisposição e até murmuração em muitos deles. Alguns velhos igualmente não suportam a necessidade que tem de buscar a santidade no lar, nos negócios, no lazer, etc. Apesar de muitas vezes, estes grupos manifestar o desejo por intimidade com Deus, paradoxalmente, buscam intimidade sem passar pelo caminho da santidade prática. Não há possibilidade disto acontecer. Os jovem acham pesado demais e uma perda de tempo falar e buscar a santidade. Pensam que santidade a Deus é um castigo imposto aos seus filhos, quando na verdade é uma benção e a nossa salvação diária sobre o pecado. Os velhos se julgam vividos e experientes demais para serem exortados e instruídos a este mesmo respeito. Querem aproveitar os anos, naturalmente falando, que lhes restam conforme julgam ser melhor. Com estes pretextos, muitos cristãos tem vivido uma vida impura e imersa no pecado. Esquecem, porém, que santidade não é uma opção dada por Deus aos seus filhos. A santidade é algo que Deus ordenou a todos os seus filhos, seja você jovem, velho, homem ou mulher, presbítero, diácono, pastor ou membro, casado ou solteiro, ninguém escapa da necessidade de buscar a santidade pessoal. É na verdade, uma demonstração do amor de Deus. Nenhum cristão pode dizer: “buscar a santidade não é pra mim”. Ninguém pode alegar motivos para descumprir esta exortação, seja dizendo não ser endereçada a ele ou mesmo, julgando, arrogantemente, já tê-la cumprido satisfatoriamente. Nenhuma desculpa pode ser dada a fim de justificar nossa negligencia ao comando divino de seguirmos a santidade em nossa vida diária. Seja qual for a nossa ocupação profissional, nossa condição financeira, nosso estado civil, nada serve como desculpa diante de Deus. Ou seguimos a santidade em nossa vida ou não seguimos. Não há meio termo. Ou obedecemos a Palavra ou a desobedecemos. Isto, porque “Deus não nos chamou a impureza e sim, a santificação” (I Ts. 4:7)
No entanto, esse caminho da santidade deve ser seguido com prazer e gratidão a Deus e não, por obrigação, de forma legalista. Não se trata de castigo dado á nós, mas, sim, de uma graça de Deus concedida a nós. Pode acontecer de estarmos ainda um pouco desconfiados da urgente e total necessidade de santificação. Contudo, é preciso levar a Deus em oração nossa impossibilidade de andar por este caminho sem a imprescindível ajuda do Espírito Santo, que nos conduzirá por este caminho, apesar das dificuldades, apesar da oposição deste mundo, eliminando nossa desconfiança e implantando em nós um desejo progressivo de viver por este caminho sempre. Seguir a santidade é fugir e lutar contra o pecado. É andar na luz com Deus e obedecer em amor os seus mandamentos. Seguir a santidade é uma vida de arrependimento genuíno, é caminhar em obediência prazerosa à Palavra de Deus, é odiar o pecado e prosseguir rumo à pureza e o comprometimento pessoal com o Senhor Jesus Cristo durante nossa caminhada diária.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: