PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 15 de junho de 2016

INTELIGÊNCIA X SABEDORIA: SEPARE BEM AS COISAS!

Uma palavra especificamente aos jovens estudantes, seja no ensino médio ou universitário. Tenha sabedoria para separar o que você ouve dos professores. Como assim? Explico.
Como estudantes, precisamos sentar com toda atenção e dedicação para ouvir o que os professores têm a nos ensinar em relação á matéria que estão responsáveis por ensinar. Muitos professores são altamente capacitados, inteligentes e bem preparados para o ensino acadêmico ou escolar. Aproveite o que eles têm a ensinar e aprenda, ouvindo, prestando muita atenção e estudando muito para ser, futuramente, um profissional capacitado, qualificado, respeitado e que dê bom testemunho cristão.

Entretanto, não ouça tudo o que professores inteligentes e capacitados ensinam. Como assim? Explico. O problema é quando confundimos inteligência com sabedoria e passamos a considerar os professores sábios também. E, infelizmente, muitos não são, embora sejam inteligentes. A diferença é que Deus, por sua graça comum, capacitou de inteligência os descrentes também. Aliás, muitos descrentes são mais inteligentes do que os crentes. 

Mas, a sabedoria, que é diferente de inteligência, é algo que Deus concede àqueles que se relacionam com Ele em temor e obediência. Podemos ser inteligentes, mas tolos. Lembram de Provérbios 1:7 que diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas o loucos desprezam a sabedoria e o ensino". Observemos que antes da sabedoria, vem o temor do Senhor. Esse temor a Deus é o princípio, a origem, da sabedoria. Não se tem sabedoria sem antes, temer a Deus. 

Então, conclui-se que aquele que não teme a Deus, pode ter inteligência suficiente para ser doutor, phd, etc, para ser um excelente professor, ou outro profissional qualquer, mas não terá a sabedoria bíblica que vem por temer e obedecer aos mandamentos de Deus. E, se o seu professor é um desses inteligentes, mas que não teme a Deus, ouça o que ele ensina como professor daquela matéria específica, mas não lhe dê ouvidos quando ele sai desta esfera e tenta aconselhar e ensinar a como viver e aproveitar sua juventude, pois "bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios...". E tem muito ímpio inteligente. 

Claro que é perfeitamente possível ser inteligente e sábio. Uma coisa não exclui a outra. Mas exitem pessoas que possuem apenas inteligência natural e não sabedoria espiritual. Alguém já disse: "Há grande diferença entre a sabedoria de um homem iluminado e piedoso, e o conhecimento de um homem erudito e estudioso. Muito mais nobre é o saber que flui do alto, do divino derramamento, do que o que é adquirido dolorosamente pela inteligência do homem." 

E o inteligente e sábio Spurgeon disse: "A fé nos mandamentos de Deus nos leva à verdadeira sabedoria." 

Note como John MacArthur Jr é enfático ao dizer que não existe sabedoria fora da Bíblia: " Muitos têm comprado a mentira de que uma parte crucial de sabedoria existe fora das Escrituras e do relacionamento que alguém possa ter com Jesus Cristo, e que também alguma ideia ou técnica, oriunda daquela parte extrabíblica, detém a verdadeira chave para ajudar as pessoas em seus problemas profundos." 

Outro sábio e inteligente homem de Deus que tem ajudado muitos com seus escritos, Paul Tripp, disse: " Existe muito conhecimento a ser aprendido, mas a sabedoria é uma mercadoria rara. Por quê? Porque a sabedoria é uma das primeiras casualidades do pecado. É difícil de admitir, mas nada é mais verdadeiro: o pecado reduz todos nós a tolos. E a verdade é que não há vítima maior de sua tolice do que você mesmo. Você pode ver a evidência da tolice do pecado em quase toda página da Escritura. Por exemplo, você vê a tolice operando plenamente na trágica história de Davi e Bate-seba. É por isso que Davi diz: “Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria” (Salmo 51.6). Você lê a história do pecado de Davi e diz a si mesmo “no que ele estava pensando? Ele realmente achou que escaparia disso? Ele se esqueceu completamente de quem ele era? Ele pensou que Deus ia ficar parado e deixar isso acontecer?”. Mas Davi não é um caso extremo da insensatez levada às últimas consequências; você vê evidência dessa mesma tolice em nossas vidas diariamente. As pessoas poderiam dizer de nós sempre: “No que ele estava pensando? No que ela estava pensando?...
Aqui está o que todos nós devemos encarar: o pecado nos reduz a tolos, mas felizmente a história não termina aqui. Aquele que é a fonte última de tudo que é bom, verdadeiro, digno, justo e sábio é também um Deus de maravilhosa graça. Você não será liberto de sua tolice pela educação ou experiência. Você não conseguirá sabedoria por pesquisas e análise. Você receberá sabedoria por meio de um relacionamento com Aquele que é Sabedoria. A afirmação radical da Bíblia é que a sabedoria não é um livro, um sistema, ou um conjunto de ordens ou princípios. Não, sabedoria é uma pessoa, e seu nome é Jesus Cristo. Quando você e eu somos agraciados com a aceitação nele, somos levados a um relacionamento pessoal com a Sabedoria, e a Sabedoria inicia um processo, por toda a vida, de libertar-nos da fortaleza que a tolice do pecado nos prendeu. Não somos ainda completamente livres, mas haverá um dia em que todos os nossos pensamentos, desejos, escolhas, ações e palavras serão fundamentalmente sábios! Faz sentido, então, que um homem arrependido (Davi) refletisse em sua necessidade por sabedoria. O pecado, nos reduzindo a tolos, nos leva a fazer coisas tolas, e mesmo pensar que somos sábios. E, por isso, precisamos de mais que informação, educação e experiência. Precisamos exatamente do que encontramos em Cristo – graça. A sabedoria é o produto da graça; simplesmente não há qualquer outro lugar onde ela possa ser encontrada."

Aqui vai outro inteligente e sábio servo do Senhor, que por toda a sua vida tem vivido de forma sábia e tem nos ajudado nessa missão também. Hoje, está com seus 85 anos e tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, seu nome é Russell Shedd: " Sabedoria e santidade andam juntas como as duas pernas no exercício físico. Ser sábio implica na escolha dos valores divinos, afastando-se da insensatez dos valores carnais e satânicos." (Livro: Lei, Graça e Santificação, pag. 95).

E, por último, Hernandes Dias Lopes, outro homem de Deus que une inteligência e sabedoria bíblica, nos alerta dizendo: "Sabedoria é mais do que conhecimento, é a aplicação correta do conhecimento, é olhar para a vida com os olhos de Deus. É fazer escolhas em conformidade com a vontade de Deus e para a glória do Senhor".

Em todos os grupos que você encontrar por aí e perguntar se estão sendo sábios, seja o que for que estiverem fazendo, acredito que dirão que sim. No entanto, existe um padrão absoluto de sabedoria que é Deus e Sua Palavra. Porém, tudo que foge disto, tudo que não condiz, que não sujeita a isto não é sabedoria, mas sim, tolice pois estão desprezando o referência supremo e absoluto do universo: Deus e sua Palavra!

Portanto, seja sábio e prudente para não confundir inteligência com sabedoria e não andar segundo o conselho dos inteligentes sem temor, pois são loucos por desprezarem a sabedoria, mas sim, ande e ouça aqueles que temem a Deus. Peçamos sabedoria a Deus, como nos ensina Tiago, para vivermos em conformidade com sua Santa, boa, perfeita e agradável vontade. Não sejamos tolos confundindo inteligência com sabedoria.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: