PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 8 de março de 2016

FACE A FACE ou "FEICE A FEICE"?

O mundo está conectado. Entretanto, as pessoas estão cada vez  mais desconectadas. O relacionamento hoje é virtual. Consideramos amigos pessoas que nunca vimos, nunca conversamos, nunca nos relacionamos, que não sabemos nem o nome, onde moram, etc. 

E, mesmo com aqueles que são nossos amigos de fato, conversamos mais com os dedos do que com a boca.  Nos vemos mais pelas fotos de perfil do que pessoalmente. Somos capazes de conviver sem visitarmos alguém ou recebermos visitas, mas nos sentimos ignorados e na solidão se ninguém nos enviar um sinal de vida virtual.

A tecnologia nos trouxe benefícios, claro! Contudo, trouxe problemas também. Podemos ir vivendo apenas relacionando à distância, isolados uns dos outros. Conectados com o mundo e desconectados com o próximo. E esse não é o padrão para nós, que somos seres relacionais.

Vemos na Bíblia duas passagens que nos alertam sobre isso. 

A primeira está na 2 carta de João, versículo  12, que diz: "Embora eu tenha muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta. Mas espero visitar-vos e falar face a face, para que a nossa alegria seja completa" Veja a importância do "face a face", de estar juntos. João diz que isso trará alegria completa, ou seja, relacionar apenas por cartas não era suficiente, embora fosse útil e necessário por um tempo.

A segunda passagem está na 3 carta de João, versículos 13 e 14: "Eu tinha muitas coisas para te dizer, mas não quero fazer isso com tina e pena. Espero, porém, ver-te em breve, e falaremos face a face". Incrível isto! João não diz tudo o que queria por carta, embora pudesse e tivesse razões para fazer pois naquele tempo era difícil encontrar as pessoas que moravam longe.  João queria ver as pessoas em breve, para conversar pessoalmente! Esse "face a face" que João diz não pode ser substituído pelo "feice a feice" de facebook. É cara a cara mesmo! É encontrar, abraçar, falar e ouvir olhando nos olhos e não no celular.

João está confessando que relacionamento sadio não se faz apenas à distância, por cartas, ou em nosso tempo, apenas virtualmente, embora estes recursos nos ajudem muitas vezes. O fato é que não podemos substituir o face a face pelo "feice a feice" (escrevo como se lê para diferenciar as pronuncias).

Chega uma hora que precisamos desconectar da tecnologia para nos conectarmos às pessoas. Precisamos tirar os olhos do celular para olharmos nos olhos. Precisamos rir juntos em alto e bom som, não apenas digitando "kkkk". Precisamos despedir com um abraço e não somente com um "vlw, flw, fui, blz, etc". Precisamos orar juntos uns com os outros e não somente escrever: "orando, em oração, vou orar, etc".  Por exemplo, uso um meio virtual para escrever isto, porque posso alcançar muitas pessoas. Graças a Deus por isso! Mas, também vou levar esta mensagem, principalmente aos jovens, na reunião da igreja. Quero que eles me ouçam e não penas leiam isto.

Precisamos ser mais reais em nossos relacionamentos! Foi Deus quem nos fez assim, pois a própria Trindade é  e sempre foi relacional. Fomos feitos para nos relacionarmos com Deus e com as pessoas de forma correta, ouvindo, falando, chorando, abraçando, rindo, entristecendo, caminhando, enfim, vivendo uma vida normal. Que Deus nos ajude.

Alexandre Pereira Bornelli




Nenhum comentário: