PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Luto e festa

No livro de Eclesiastes capítulo 7, versículo 2, Salomão já afirmou que "melhor é ir a casa onde há luto do que onde há festa, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração".
Por acaso, alguém se lembra de ter ido a uma festa e ter refletido sobre a brevidade da vida? Não é refletir com pavor sobre a morte. Mas, pensar em como temos vivido a vida diante de Deus. Como já disse alguém do passado, a coisa mais certa é a morte e, a mais incerta, é a hora da morte. A propósito, já pensamos que hoje mesmo poderemos morrer? É isto que Salomão quis dizer, ao escrever: "e os vivos que o tomem em consideração". Ou seja, todos aqueles que vão onde há luto, devem considerar a certeza da morte. Consequentemente, isto nos leva a pensar em como estamos vivendo diante de Deus. Os vivos que tomem isso em consideração.
Onde há luto, nossa finitude fica escancaradamente evidenciada à nossa frente. Ali, vemos que não há dinheiro, posição, saúde ou beleza que valha alguma coisa. Em contrapartida, onde há festa, essas reflexões não nos vem à mente. Ao contrário disto, temos a sensação de que a vida é apenas alegria e que as coisas sempre serão divertidas, descompromissadas e tranquilas. Precisamos pensar sobre a vida conforme nos ensina a Bíblia. Salomão não está dizendo que é pecado ir a casa onde há festa e que é santidade ir a um funeral. Não! Apenas nos ensina que é melhor ir onde há luto, porque nossos pensamentos e reflexões tendem a nos fazer rever nossa vida, prioridades, arrogância e orgulho de achar que, por estarmos hoje com saúde ou ainda jovens, nossa vida será longa e nossos dias, compridos. Pensamentos estes, que não ocorrem, costumeiramente, em ambiente festivo.
Não percamos a oportunidade de ir onde há luto, pois ali, refletimos, realmente, que não somos nada daquilo que pensamos ser quando estamos em uma festa. Ali, vemos que nossa vida está nas mãos de Deus, como de fato sempre está e isto nos faz viver uma vida em busca da santidade e com temor a Deus. Pensemos sobre o que temos feito com os dias que Deus tem nos dado para que a morte seja, de fato, uma promoção e não, uma perda. Como diz Paulo, quando o viver é Cristo, o morrer é lucro. O contrário também é verdadeiro. Quando o viver não é Cristo, o morrer é uma perda terrível.
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: