PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 10 de março de 2009

Três importantes ferramentas.

Seria estranho ver um marceneiro usando uma faca de cozinha para serrar a madeira ou uma cozinheira, usando um serrote para cortar a carne. Por mais que estejam com boas intenções, tanto um quanto o outro não conseguirão bom êxito em seus ofícios. Para cada ocasião e profissão existem as ferramentas certas.
Para os cristãos isto não é diferente. Deus nos deixou as ferramentas certas para que nossa vida cristã seja trabalhada e amoldada ao caráter de Cristo, fazendo-nos crescer em intimidade com Ele. Aqueles que desejam desenvolver a salvação em Cristo precisam conhecer as ferramentas certas que podem lhes ajudar na árdua, mas edificante tarefa de caminhar com Deus nestes dias de perversidade, sensualidade, violência e promiscuidade geral ao nosso redor. Eis 3 dessas ferramentas, ou, meios de graça para nosso desenvolvimento como cristãos.
1) Bíblia. Isto mesmo. Parece óbvio dizer que a Palavra de Deus é a primeira e mais poderosa ferramenta que nos ajuda a crescer em intimidade com Deus. Entretanto, quão poucos cristãos a lêem regularmente. Como são poucos os que a conhecem como um todo, como a vontade revelada de Deus para seus filhos. E, como são poucos os que a tem como a inerrante Palavra de Deus. Portanto, é preciso usar diariamente esta preciosa ferramenta ao nosso alcance, lendo-a todos os dias com um coração obediente e sedento por conhecê-la e praticá-la.
2) Oração. Jesus era um homem (enquanto na terra) de oração. Sabemos que a oração não muda Deus, não serve para manipulá-lo ou para fazê-lo ceder em sua soberana vontade. No entanto, ainda que a vontade de Deus esteja decretada, ainda assim precisamos orar para que ela seja feita. Devemos orar para que o Espírito Santo vivifique a Palavra de Deus em nosos corações. Orar é estar em comunhão com Deus, é escutar sua voz e também a oportunidade de colocarmos diante dEle nossas petições sob sua vontade final. Precisamos orar mais.
3) Comunhão dos irmãos. Como precisamos uns dos outros, bem mais do que pensamos. Precisamos muito desta comunhão, deste viver constante em comunhão uns com os outros. Deus nos colocou reunidos em parte de sua igreja para desenvolvermos amizades sadias e profundas, para sermos guardadores e suporte uns dos outros. Sozinhos somos presas fáceis, somos vacilantes, inconstantes, desanimamos fácil ante os desafios. É preciso, portanto, cultivarmos uma comunhão, primeiro com Deus e, consequentemente, isso vazará em nossos relacionamentos com irmãos, com a igreja onde reunimos. Precisamos buscar comunhão pessoas (ainda que sejam poucas) para andar junto a nós, orar juntos, desabafar e confessar nossas fraquezas uns aos outros.
Temos observado estas 3 ferramentas à nossa disposição para crescermos em intimidade com Deus? Ou, queremos que essa intimidade caia do céu, que nossa fé aumente enquanto estamos dormindo, assistindo televisão ou vivendo ociosamente, negligenciando estas ferramentas? É preciso ler a Palavra de Deus diariamente, meditar no que lemos, orar a respeito do que lemos e colocarmos em prática em nosso dia-a-dia. Igualmente, precisamos buscar a comunhão de outros irmãos para compartilhar nossa vida, vitórias e derrotas, para andarmos juntos. Os que estão querendo crescer em Deus mas que tem negligenciado estas 3 ferramentas essenciais, sabem agora onde estão falhando e podem, com a ajuda do Espírito Santo, reverter isto.
Que seja este o momento de refletirmos sobre este assunto tão fundamental e urgente em nossa vida. E, que nos arrependamos e entendamos que querer apenas não basta, é preciso usar os meios de graça que somente assim Deus transformará nossas vidas.
Alexandre Pereira Bornelli.

Nenhum comentário: