PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

QUAL A ESTRATÉGIA DE SATANÁS?

Quando Deus deu a ordem no Jardim no Éden para Adão e Eva, Ele  assim disse (Gênesis 2:16 e 17): "E lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comeras livremente, mas a da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás".

Ora, qual a estratégia usada pela serpente (Satanás)? Foi a estratégia de focar apenas a proibição e ignorar tudo o que Deus tinha permitido para o casal desfrutar no jardim. O que era proibido por Deus, Satanás disse ao casal quer era bom! E tudo o que era permitido pelo Criador, Satanás lhes fez parecer mal, sem graça e desprezível.

A estratégia é a mesma ainda hoje com todos nós!

As pessoas ficam focadas e obcecadas para fazerem o que Deus proibiu e desprezam tudo aquilo que Ele permitiu. A tentação de Satanás tem esse objetivo: nos fazer ver Deus como mal e, consequentemente seus mandamentos como horríveis e piores para nós, nos iludindo que o que Deus proibiu, isso sim é algo bom. Com isso, a proposta central é nos fazer crer que Deus está nos privando do melhor, que Ele é mal, mentiroso e quer o pior para nós. Que insanidade e incredulidade pensar assim. 

Devemos recuperar a verdade bíblica de que Deus é essencialmente bom, que a Bíblia é uma carta de amor dEle para conosco e que tudo quanto Ele proibiu nas Escrituras é para nosso bem e para a Sua Glória. E tudo o que ele permitiu é também para o nosso bem e para a Sua glória. Deus nos permite desfrutar de muitas coisas legítimas e que agradam a Ele nesta vida! E tudo quanto Ele nos proibiu, assim como tudo quanto Ele nos permitiu, são atos de bondade. O “sim” e o “não” de Deus são igualmente atos de puro amor e bondade dEle para conosco.

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Ela não contém um desses três adjetivos, mas todos eles juntos, pois são inseparáveis!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

NÃO HÁ VAGAS NA TRINDADE!

Uma das tragédias do casamento e um ponto comum de conflito em todo relacionamento é quando queremos mudar o outro. Isso piora quando quem quer impor a mudança ainda não foi transformado. 

E geralmente quem quer mudar o outro é porque ainda não foi mudado pelo Espírito Santo. Afinal, quando alguém é transformado, está ciente de quem foi o autor e responsável por sua mudança: o Espírito Santo. 

Então, essa pessoa agora, transformada e sempre em processo de transformação, será paciente e misericordiosa com todos, pois sabe que todas as vezes que alguém quis mudá-la, houve confusão e conflito.

Por esta razão, devemos ouvir com toda a atenção, o que Richard Foster ensina em seu livro - Celebração da Disciplina. É uma preciosa e severa exortação, que muito pode nos ajudar em nossos relacionamentos, seja no casamento, na família e na igreja. Assim Foster diz: "Quando passarmos a acreditar de fato que a transformação interna é ação de Deus, não nossa, seremos capazes de deixar de lado a compulsão para endireitar as pessoas."    

Noutras palavras: "Não tente ser o Espírito Santo na vida do outro, pois não há vagas na Trindade". Li essa frase hoje no livro Amor e Respeito, de Emerson Eggerichrs, sobre o relacionamento no casamento (o qual indico a todos os casais).

Que Deus nos ajude a orar pelo outro em amor e não a tentar mudá-lo, com críticas, imposições, joguinhos emocionais ou na brutalidade verbal.Quem salva, regenera, convence do pecado e transforma é somente a Trindade.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O QUE IGREJA É PARA QUE ELA EXISTE.

Num artigo recente, abordamos 5 rápidas do que não é a igreja. Você ler isso nesta mesma página.

Hoje, abordaremos 5 características do que é realmente a igreja
.
1º) ELA É O CORPO VIVO DE CRISTO NA TERRA. Ou seja, a igreja não é invenção humana, mas sim, ideia e projeto de Deus desde sempre.  É a reunião dos cristãos aqui na terra. Corpo vivo fala de pessoas e não de prédios ou construções. 

2º) ELA É EDIFICADA PELO PRÓPRIO DEUS. Lemos na Bíblia que Deus está edificando a sua própria igreja. A verdadeira igreja, reunião de todos os cristãos, pertence a Deus e não a pastores ou líderes. É Deus mesmo quem edifica a verdadeira igreja.

3º) ELA EXISTE PARA GLORIFICAR A DEUS. A  igreja deve expressar o amor de Deus, deve exaltar e glorificar unicamente a Cristo que é o centro do culto da igreja. A reunião da igreja deve ser agradável a Deus e não aos homens.

4º) A IGREJA É O RESULTADO DA VIDA INDIVIDUAL DOS CRISTÃOS. Não tem como a igreja expressar a glória de Deus, se cada cristão não vive para a glória de Deus. A igreja falhará em sua missão quando cada membro for negligente em seu dever.

5º) IGREJA É COMUNHÃO. Calvino diz que quando há divisões na igreja, o corpo sangra. Triste realidade hoje da igreja. Precisamos entender que ser igreja implica em manter comunhão com Deus, andando na verdade e em arrependimento, para que possamos manter comunhão uns com os outros, ou seja, com a igreja reunida.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O QUE A IGREJA NÃO É.

Qual a razão de muitas pessoas se decepcionarem com a igreja? Podem existir muitas outras razões, mas vou apontar apenas 5 razões simples, mas que  abrangem conceitos errados que temos.

1) IGREJA NÃO É AGÊNCIA DE EMPREGO. Muitas pessoas começam a frequentar reuniões na expectativa de arrumarem emprego direta ou indiretamente. O motivo é totalmente errado.

2) IGREJA NÃO É AGÊNCIA DE NAMORO. Quando jovens ou adultos vão em busca de encontrar alguém para namorar estão deturpando a finalidade da reunião. . 

3) IGREJA NÃO É SAUNA DE CLUBE. Ou seja, não é um lugar para alguém ir, sentar, relaxar, jogar conversa fora, sentir-se confortavelmente bem, encontrar amigos e comer algum aperitivo antes de voltar pra casa. 

4) IGREJA NÃO É RESTAURANTE. Não é lugar para você sentar e ser servido. Depois, avaliar o prato e o atendimento, para ver se compensa voltar ou não. 

5) IGREJA NÃO É LOJA DE CONVENIÊNCIA. Não devemos frequentar reunião pela conveniência, por ser mais perto de onde moramos, por ter ar condicionado e bancos mais confortáveis, por ter estacionamento ou alguma atração desse tipo que nos cative mais.

Na próxima meditação vou destacar o que é a igreja.


Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

COMO DEVEMOS VIVER COMO CRISTÃOS?

"Portanto,vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim, como sábios, remindo o tempo porque os dias são maus. Portanto, não vos torneios insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor"    Efésios 5:15 a 17.

NOSSO DEVER: Sermos prudentes, observarmos estritamente como devemos andar, viver, caminhar como cristãos neste mundo.

COMO NÃO DEVEMOS ANDAR: "como néscios" ou seja, como quem é ignorante em relação a vontade de Deus, vivendo de qualquer jeito.

COMO DEVEMOS ANDAR: "como sábios", como quem foi iluminado pelo Espírito Santo, como quem foi dotado por Deus de sabedoria do alto para viver de forma digna da vocação a que foi chamado, em santidade e amor.

APROVEITANDO O TEMPO - "remindo o tempo", ou seja, aproveitando cada oportunidade para testemunhar e viver o evangelho. Deus nos da 24h por dia ou 86.400 segundos por dia. Precisamos fazer o uso correto desse tempo.

A RAZÃO: "porque os dias são maus", são contrários ao cristianismo, são imorais, tempo de perversão de todo tipo. Isso deve nos estimular a aproveitar cada oportunidade.

ENTÃO: não tornemos insensatos, sem senso, sem juízo, vivendo sem crer nestas verdades.

COMO EVITAR A INSENSATEZ: "mas procurai compreender qual a vontade do Senhor", busquemos conhecer e obedecer a vontade de Deus na Bíblia.

Se quiser escutar a pregação sobre este texto, acesse: http://www.comunidadecristademaringa.com.br


Alexandre Pereira Bornelli

À SEMELHANÇA DE QUEM VOCÊ ESTÁ SENDO TRANSFORMADO?

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Romanos 12:2

Todos nós estamos em permanente e ininterrupta transformação. Ninguém está livre disso. Ninguém tem força de contrariar esta verdade. O texto de Romanos diz isso. 

Portanto, a questão é: estamos sendo transformados pela Palavra de Deus ou, transformados, amoldados a este mundo? Ha somente estas duas opções. 

Por isso é verdadeiro o que disse Heráclito: "Nada é permanente, a não ser a mudança." À semelhança de quem você está sendo transformado: de Jesus ou do mundo? Isso vai depender de onde você se alimenta: da verdade que é a Palavra de Deus ou da mentira deste mundo?

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PORQUÊ DEVO ME REUNIR COMO IGREJA?

O mundo dos negócios é marcado por reuniões. Pessoas viajam o país ou até para o exterior para reuniões empresariais. Às vezes vão e voltam no mesmo dia, apesar da longa distância. Existem reuniões produtivas e improdutivas, úteis e inúteis. O que é comum é que essas reuniões são para tentar resolver algo coletivamente.

Mas, o que dizer da reunião da igreja? Pra que ela serve? É realmente importante? Qual a sua finalidade?

A verdade é que a maioria das pessoas crentes que não faltam nas reuniões empresariais, são negligentes na reunião da igreja. Aqueles que viajam longas distâncias para reuniões de negócios, não andam minutos de carro para a reunião da igreja. Os que chegam antes para reuniões de negócios, atrasam para a reunião da igreja.

Primeiramente, vejamos para que a reunião da igreja não serve. Ela não é uma agência de empregos, onde vamos lá para ver se arrumamos um bom negócio e boa oportunidade de emprego. Ela também não é agência de namoro para solteiros. A reunião da igreja não é reunião de resolução de problemas, antes é reunião de gratidão e adoração a Deus por tudo o que Ele fez em Cristo Jesus. Não é reunião de negócios e tratativas. Não há nenhuma negociação ali, do tipo: vou me reunir para coagir ou impressionar a Deus e dar certo algo que quero em minha vida. De igual modo, a reunião da igreja não é cinema onde vamos assistir passivamente algo. Devemos oferecer um culto racional e agradável a Deus.

A razão de nos reunirmos não é nos encontrarmos, embora isso seja bom, não é para o nosso bem-estar, antes é para cultuar a Deus, Ele deve ser o centro do culto. O teólogo A. W. Tozer já disse acertadamente que "na maioria dos lugares é difícil conseguir levar alguém a uma reunião da qual a única atração é Deus." Quando tentamos fazer da reunião da igreja uma cópia de qualquer outra reunião ou ajuntamento de pessoas, caímos em inutilidade. O mesmo teólogo citado acima, noutra ocasião, disse: "A maior influência da igreja se faz sentir quando ela é diferente do mundo que vive. Seu poder consiste em ser diferente, cresce à medida que ela difere e diminui à proporção em que diminui a diferença."  O ajuntamento por si só não faz ser igreja.

Qual então a finalidade da reunião da igreja? A reunião da igreja é a reunião mais importante da terra, ela tem por finalidade cultuar a Deus e nisto está sua vital importância! Além disso, para as igrejas locais desfrutarem dessa realidade, é preciso atentar para que John Stott ensina: "Se for para uma igreja local tornar-se uma igreja do evangelho, ela não deve apenas receber o evangelho e passa-lo adiante, mas deve também incorporá-lo em uma vida comunitária de amor mútuo." Devemos expressar o amor de Deus em nossos relacionamentos. Isso também é ser igreja. Igreja é o corpo vivo de Cristo na terra!

Por isso, a igreja não é como um museu que expõe pessoas perfeitas. Pelo contrário, assemelha-se mais a um hospital para pecadores, de pessoas que foram convencidas pelo Espírito Santo de seus pecados e que precisam de Cristo como Senhor e Salvador. É lugar de pessoas em transformação!

Devemos nos reunir para cultuar a Deus, ouvindo o evangelho com o desejo de obedecermos as Palavras de Jesus e expressar amor genuíno uns pelos outros. Se, por um lado, não é lugar de pessoas perfeitas, até porque elas não existem; por outro, não é lugar de pessoas que se contentam com suas imperfeições, que se acomodam com seus pecados e continuam vivendo sem serem transformadas, sem buscarem reconciliação, sem praticarem o perdão, o arrependimento, amor fraternal, sem evidenciar cada vez mais o fruto do Espírito!

Não basta apenas frequentar as reuniões. Pense: levar o carro no mecânico já é suficiente? Não. Ele precisa examinar e consertar o problema. Do mesmo modo, não adianta irmos à reunião da igreja apenas. É preciso que o Espírito Santo, usando a Palavra de Deus, examine e sonde nosso coração nos levando ao arrependimento e transformação! Caso contrário, assim como um carro pode ficar estragado anos em uma oficina, uma pessoa pode ficar anos perdida dentro de uma igreja.                                                                                                                                                                                
Quando a reunião da igreja é algo cansativo para nós é sinal de que estamos ainda mortos em nossos delitos e pecados. Pense nisto: ver um filme é cansativo? Depende. Se ele for em um idioma que não entendemos é ou de assunto que não nos interessa. Por isso que a reunião da igreja e a leitura bíblica para certas pessoas é algo cansativo, elas não conhecem a linguagem da Palavra de Deus, não entendem pois estão mortas espiritualmente. É preciso nascer de novo!

Finalizando, Hermisten Maia, em seu livro Princípios de Adoração Cristã, fala com propriedade sobre culto: "O culto é justamente a expressão individual e coletiva da vida da igreja. O culto dominical que comunitariamente oferecemos a Deus nunca poderá ser algo maior do que a realidade da igreja no que se refere à sua comunhão com o Senhor. O culto coroa a nossa relação de amor e obediência a Deus. Temos prazer em cultuar porque sentimos alegria em conviver com o Senhor."

Vidas transformadas pelo poder do Evangelho são os melhores convites para que outros sejam ganhos pela verdade e façam parte da verdadeira igreja! Sua vida é um convite para que outros desejem o evangelho ou para que o rejeitem? Neutra sua vida não é. Se fazemos parte do corpo de Cristo, devemos nos reunir. Um membro não pode ser amputado e continuar vivo. Uma pessoa que diz pertencer ao corpo de Cristo não pode viver sozinha, solitária e individualmente.

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O QUE VOCÊ VAI FAZER NO CÉU?

Primeiramente, creio que habitaremos na nova terra e não no céu. Mas, entendamos céu com o estar definitivamente com Cristo.

Não despreze a pergunta com uma resposta simples. A questão é séria: o que você vai fazer na nova terra se o que você faz nesta velha terra é apenas pecar, é tão somente buscar sua própria vontade, é obter lucro desonesto, é criar divisão entre as pessoas, é viver para satisfazer seus desejos pecaminosos? Confronte a si mesmo com estas verdades. 

Estamos sendo preparados para morar na nova terra com Cristo.  Estamos desenvolvendo comunhão com Deus aqui? Buscamo a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14)? Leia o que diz J. C. Ryle: "É provável que nada nos prepare tanto para aquele céu, onde a presença pessoal de Cristo será tudo, e para aquela glória onde encontraremos Cristo face a face, do que perceber, enquanto estamos aqui na terra, que ter comunhão com Cristo é ter comunhão com um Pessoa viva e real." 

Essa comunhão é transformadora! Não ouse dizer que tem comunhão com Cristo se sua vida não está sendo transformada pela Palavra de Deus à semelhança de Jesus Cristo. O grande pregador Spurgeon já advertiu: "Senhores, onde a verdadeira vida concedida pelo céu está presente, ali podem ser vistos os resultados... Se o amor de Cristo em nós não nos torna melhores do que os melhores homens mundanos, não demonstramos evidências de que experimentamos a obra renovadora de Deus, o Espírito Santo."  
                                                                                   
Então, pare de achar que aqui você pode viver de qualquer jeito e que o que importa é viver bem lá. É certo que ninguém vai para o céu por viver certinho aqui sem crer em Jesus. Todos nós somos salvos unicamente ao crermos em Jesus e  em sua morte em nosso lugar. 

Mas, todos aqueles que foram salvos pela graça, não podem continuar vivendo na desgraça e nem causando desgraça na vida dos outros. 

É melhor terminar com as palavra de John Owen: "Não há imaginação que iluda tanto o homem, que seja mais tola e mais perniciosa do que esta: que pessoas não purificadas, não santificadas, que não buscam santidade em suas vidas possam depois ser levadas a um estado de bênção, que consiste no gozo de Deus. Nem podem tais pessoas ter gozo de Deus, nem tampouco Deus ser o galardão delas. De fato, a santidade é aperfeiçoada no céu; contudo, o começo dela está invariavelmente restringido a este mundo. Deus leva para o céu somente aquele que Ele santifica nesta terra. O Deus vivo não admitirá pessoas mortas no céu."

Você está vivo ou morto espiritualmente?

Alexandre Pereira Bornelli

GLORIFIQUE A DEUS COM SUA ROTINA.

Paulo nos diz em I Coríntios 10:31 que devemos fazer tudo para a glória de Deus. Tudo é tudo! 

Corremos o risco de pensarmos que glorificamos a Deus apenas ao fazermos coisas extraordinárias, como servindo-O em outro país como missionário, fazendo um curso de teologia, pregando, cantando em grupo ou coral, ou tendo algum destaque noutras atividades. Tudo bem, podemos glorficá-Lo nisso se fizermos estas coisas com a motivação correta. 

Porém, entretanto, todavia (sendo redundante), Paulo diz que devemos glorificara Deus apontando afazeres do nosso cotidiano, coisas que todo tipo de crente faz ao dizer que: "quer comais, bebais ou outra coisa qualquer". 

Noutras palavras, aprendemos com a Palavra de Deus que devemos glorificar a Deus em nossa rotina e não apenas em eventos ou tarefas extraordinárias. Glorifique a Deus comendo, bebendo, trabalhando, comprando, vendendo, namorando, casando, praticando esporte, usando a internet, a televisão, ouvindo música, viajando, vestindo, se divertindo, estudando, pensando, falando, usando o whatsapp, no facebook ou fazendo outra coisa qualquer Isso fala de rotina. 

Portanto, glorifique a Deus em sua rotina.

Alexandre Pereira Bornelli

ACESSIBILIDADE

De que adianta construir uma casa, prédio ou comprar uma propriedade magnífica, se todos eles forem inacessíveis?!

Assim, também é inútil termos algum tipo de conhecimento teológico, sermos pastor, missionário, ocupar algum outro cargo na igreja, ou sermos cristãos genuínos sem funções específicas, se formos inacessíveis às pessoas. 

Existem crentes que se blindaram a relacionamentos. Parecem ilhas desérticas, distante de tudo e todos. De que serve isto, a não ser para produzir orgulho, manias, individualismo, egocentrismo, isolamento e todo tipo de pecado e doença na alma?! 

Davi era pastor e rei, mas não era inacessível. Natã, usado por Deus, aproximou-se dele para confrontá-lo em seu pecado. Davi o escutou e Deus usou isto para  que dar arrependimento. Jesus era Deus e era absolutamente acessível às pessoas. Leia os evangelhos! 

Pergunto: alguém tem acesso em nossa vida? Somos pessoas que aceitam confrontações ou apenas bajulações? Sabemos ouvir ou apenas falar? Será que nos revestimos de uma falsa espiritualidade onde afastamos as pessoas e espantamos a todos à nossa volta, com nossa arrogância, críticas, com nossa justiça própria que não vale absolutamente nada e outras coisa mais? Somos acessíveis ou inacessíveis às pessoas? 

A  verdadeira espiritualidade nos faz acessíveis, a religiosidade nos torna inacessíveis.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

OUÇA A HISTÓRIA DAS PESSOAS!

Conhecer a história é muito bom. Aprendemos, ainda que seja óbvio, que o mundo existia e as coisas aconteciam sem a nossa existência ou interferência. Ou seja, não somos o centro de nada. 

Conhecer a história verdadeira do mundo, através da Palavra de Deus, do povo de Deus, da criação do universo, de tudo o que Deus fez a partir do nada, nos enche de esperança e alegria. Conhecer a história do país que nascemos, da cidade que moramos, do bairro que vivemos nos traz, além de conhecimento, identidade como cidadãos. 

Mas, se tem história que precisamos conhecer, além dessas, é a história das pessoas! O que sabemos sobre a história de vida de nossos pais? De nossa família? De tudo que passaram ao nos criar? De seus erros e acertos. E sabemos a história de vida dos amigos que temos? Corremos o risco de sabermos apenas seus nomes. 

Ontem mesmo, em conversa agradável e muito boa, ouvi a história de um amigo e irmão em Cristo mais velho do que eu. Ele me contou sobre sua vida  antes e depois de conhecer a Cristo. E como foi bom ouvi-lo! Como foi edificante saber de sua trajetória de vida, do que Deus fez em sua vida, em como ele foi alcançado pelo Senhor, ver as transformações, lutas, momentos difíceis, alegres, enfim, saber da história de vida de uma pessoa é algo que Deus usa para aumentar nosso vínculo de amizade e nos fortalecer na caminhada cristã. 

Conte sua história para alguém e ouça a histórias das pessoas. Fazer isso no mundo de hoje é um enorme desafio, pois vivemos em dias agitados, todos com agenda lotada (muitas vezes com coisas inúteis, outras vezes com coisas secundárias), onde conversas se resumem a "oi, tudo bem e tchau". Precisamos ter tempo para conversarmos, ouvirmos e aprendermos uns com os outros o que Deus fez e está fazendo em nossas vidas.

Alexandre Pereira Bornelli