PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 30 de agosto de 2016

CAIM E ABEL

"Por acaso sou eu guardador do meu irmão?" Gn 4:9

Muda-se os nomes, mas permanece o egoísmo, o ódio, a indiferença e a raiva. Hoje, Caim e Abel são representados por nomes de nossa época. Mas, embora os nomes ou rótulos do produto/homem sejam diferentes, o conteúdo continua sendo a depravação total sem a graça salvadora de Cristo. 

É provável que ninguém perceba que está convivendo próximo a um homem-bomba. E tal pessoa não tem culpa por não perceber, pois eles fazem de tudo para se camuflarem mesmo. 

Todavia, não pode ser aceitável vivermos ao lado de pessoas, seja na igreja, na família ou de amigos que estão a ponto de "explodirem" de tanta solidão, vazio na alma e carentes de amor fraternal sem que percebamos. Neste caso, temos culpa. 

Precisamos estar atentos, cuidarmos do bem-estar uns dos outros. Precisamos aprender a levar a carga uns dos outros, a chorar com os que choram, a nos alegrarmos com os que se alegram e sermos suportes nas adversidades. Precisamos amar de fato e de verdade, sabendo aonde está nosso irmão e como ele está para o ajudarmos.

O mundo verá o amor de Deus que foi derramado em nossos corações, quando este amor for redirecionado e canalizado para o próximo. Não podemos represar o amor de Deus, é preciso que ele escoe livremente através de nossa vida.

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SEDE, MUITA SEDE!

"Todas as coisas terrenas, são como água salgada: fazem aumentar a sede, mas não satisfazem"  Richard Sibbes.  

Quem, por alguma razão, bebeu água do mar, entende bem o que Sibbes está dizendo. E é exatamente isto que acontece quando tentamos nos satisfazer com as coisas deste mundo, mesmo que sejam coisas legítimas. 

Agostinho, pela graça de Deus, percebeu esta verdade, pois disse: "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Ficamos cada vez mais insatisfeitos à medida que tentamos nos satisfazer fora de Deus. 

O salmista então nos aponta a solução, no Salmo 107:9: "porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto". Somente em Cristo Jesus estamos verdadeiramente satisfeitos. Todos nós nascemos sedentos e famintos, por isso essa busca desesperada da humanidade por dinheiro, sexo e poder. 

Contudo, somente Jesus Cristo pode saciar e nos satisfazer espiritualmente. Foi Jesus mesmo quem afirmou em João 6:57: "Quem de mim de alimenta, por mim viverá"!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O EFEITO DA LUZ

"E o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam expostas. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus."   João 3:19 a 21


Hoje cedo ao abrir a janela de onde trabalho para que o sol entrasse na sala, tive duas surpresas. A primeira em ver. ainda que tenha feito isso outras vezes, como é gostoso trabalhar vendo o céu azul, escutando pássaros cantar, etc. A outra, foi ver como a tela do computador está empoeirada, o que não percebia antes. 

Deus é luz, uma luz, santidade, tão forte que o sol que vemos é como uma lanterna de criança perto dele. Tudo se revela perfeitamente como é diante de Deus. Nenhum pecado fica ocultado ou ofuscado. 

Por isso que João nos diz que a luz, Jesus, veio ao mundo, mas as pessoas amaram as trevas, porque elas não queriam ter seus pecados revelados. 

Quem está sujo e quer permanecer sujo, fica na sombra, no escuro. Quem pratica o pecado odeia o Evangelho e foge da Verdade, pois isto expõe suas obras pecaminosas. 

Em contrapartida, quem pratica a Verdade, quem anda na luz com Deus, aproxima-se dEle com gratidão e alegria porque faz as coisas para Sua glória! Saia do escuro, venha para a Luz!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SER PAI NÃO É APENAS TER FILHO.

"Amarás, pois o Senhor nosso Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te". Deuteronômio 6:6-7

Ter filhos é fácil, o difícil é ser pai. Esta diferença é enorme. Os pais reclamam muito dos filhos, quando são desobedientes, quando se envolvem com amizades erradas, etc. Contudo,  o teólogo A. W. PINK, em seu artigo - UMA PALAVRA AOS PAIS - que: “Na maioria dos casos, os filhos são menos culpados do que seus pais. A falta de honra aos pais, onde quer que a achemos, deve-se, em grande medida, aos pais afastarem-se do padrão das Escrituras.”

Afinal, o que é ser um pai de valor?  Quais as qualidades de um pai de valor? Onde encontramos estas qualidades?

Estamos assustados ou deveríamos estar, com os jovens de hoje que não respeitam mais autoridades, pela criminalidade, imaturidade, violência, etc.

Para muitos de nós, infelizmente, ser pai de valor, talvez, seja o mesmo que ser um pai de valor financeiro, cultural, material, profissional, propriedades, etc.
Muitos pais investem muito mais na empresa, em sua carreira, em si mesmo, do que nos filhos. Ou, investem na vida dos filhos apenas nas áreas do estudo, alimentação, esportes, cultura, o que é sem dúvidas essencial também. Corremos o risco de pensarmos que nossa função é apenas colocar filhos no mundo e pagar suas contas por um tempo. Precisamos entender o privilégio e a responsabilidade que é, diante de Deus, sermos pais.

Quero destacar, rapidamente,  3 aspectos de um pai de valor.

1º - COMO PAIS, PRECISAMOS AMAR A DEUS E A SUA PALAVRA
                          “E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração...”

Boas instruções precisam ser acompanhadas de bons exemplos. Os filhos são muito espertos em detectar a incoerência entre o que ensinamos e como vivemos e isso gera falsidade neles. Devemos andar no caminho de Deus se queremos que nossos filhos andem  também. 
Precisamos, primeiramente, ter essa Palavra em nosso coração. Precisamos ser modelos (não perfeitos obviamente) para nossos filhos.

2º - PRECISAMOS ENSINÁ-LA AOS NOSSOS FILHOS.
“...e as ensinarás aos teus filhos...”

Primeiro a Palavra deve nos transformar e agora, precisamos ensiná-la aos nossos filhos para que Deus os transforme também. Ensinar com a vida e não apenas com a boca. Este é o nosso dever!
Corremos o sério risco de pensarmos que a igreja é a primeira responsável por nossos filhos ou que o colégio, no caso, sendo colégio confessional,  é o responsável por nossos filhos. Graças a Deus por igrejas sérias e fieis na Palavra de Deus. Graças a Deus por colégios confessionais. Contudo, não podemos terceirizar e nem transferir a responsabilidade que Deus nos deu. Isso será cobrado de cada um de nós.
Deus poderia ter feito os filhos nascerem e logo estarem prontos. Mas, Ele nos deu esse grande privilégio e oportunidade de passarmos anos e anos com nossos filhos, ajudando a formar o caráter deles, ensinando o caminho do evangelho.

3º - APROVEITANDO TODOS OS MOMENTOS

“...delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”

Diz a Bíblia que “a boca fala do que está cheio o coração”. Temos muitas oportunidades todos os dias, de vivermos o evangelho e de ensina-lo aos nossos filhos. Ensinar quando estamos levando-os à escola, ao buscarmos, quando estão tendo problemas de relacionamentos, em suas escolhas, comportamentos em casa, etc.
É certo que ninguém gosta de perder um bom negócio e uma boa oportunidade.
O melhor “negócio” é investirmos em nossos filhos, buscando em Deus, capacidade de viver e de falar do evangelho pra eles. E as melhores oportunidades para isso, acontecem todos os dias!
Outra verdade, é que ninguém aqui entrega seus bens materiais ou a empresa para qualquer um administrar. Muito maior cuidado devemos ter com nossos filhos. 
Não deixe a televisão ensina-los. Não deixe a internet orienta-los. Não deixe artistas serem modelos para eles. Cuidado com as amizades deles.
Sejamos nós mesmos os modelos para eles, vivendo e ensinando o evangelho todos os dias em nossa casa e em tudo o que fizermos. Já se disse que “o exemplo não é apenas mais uma forma de ensinar, mas é a única forma eficaz de ensino”.
Precisamos ficar atentos e pedir forças ao Espírito Santo para nos capacitar.
Amamos os nossos filhos, então devemos orar por eles e para que a Palavra de Deus seja tudo pra eles. E nós somos os responsáveis por isso.

CONCLUSÃO

Nossas famílias são o berçário da Igreja e da sociedade do futuro! Assumamos nossa responsabilidade de amarmos a Palavra de Deus e de ensinar nossos filhos também.
A herança  de Deus na vida dos pais não é dinheiro, mas os filhos. Existem pais que perderam os filhos para ganhar riquezas e que hoje dariam toda a riqueza para ganharem os filhos de volta. Se quisermos restaurar nossa família e nosso relacionamento com nossos filhos, devemos voltar aos princípios de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ACASO ESTOU EU NO LUGAR DE DEUS?

É impressionante como tem jogador que, além de jogar, quer ocupar o lugar do juiz na partida. Também impressiona o numero de pessoas que querem ocupar o lugar a polícia na sociedade, fazendo justiça com as próprias mãos. Assusta-nos o alto índice de pessoas que, sem a devida competência e autoridade legal, querem ocupar o lugar de outros.

José foi severamente judiado e sacaneado por seus irmãos por longo tempo, sem nunca vingar ou, ao menos, ameaçá-los.

Então, no final de tudo, após muitos anos, muitas coisas acontecerem, José em altíssima posição no Egito tendo a oportunidade e autoridade para vigar e devolver toda a maldade que seus irmãos lhe fizeram, diz a eles (Gn 50:19,20): ""Respondeu-lhe José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o transformou em bem, para fazer, como vestes agora, que se conserve muita gente em vida". 

José não quis, nem por um segundo, ocupar o lugar que pertence somente a Deus, de ser justo Juiz, de ser Deus, o Soberano sobre tudo e todos. 

Agora, pensemos em nossa vida: por atitudes muito menores do que José sofreu, nós nos colocamos no lugar de Deus, ainda que falemos o contrário, ao queremos fazer justiça com as pessoas com aqueles que nos fizeram mal. Não façamos esta besteira, não cometamos este pecado. Deus é quem julga com justiça

Alexandre Pereira Bornelli

PAI, ISSO É BOM?

Os pais sempre ouvem esta pergunta ao darem remédio para os filhos pequenos. A resposta deve ser: "Sim, o remédio é bom". Porém, quando a criança tomar o remédio, irá reclamar do gosto ruim. 

A questão é que para a criança, ser "bom" é ser gostoso como chocolate. Mas, para os pais é ser eficiente no combate à doença, ainda que o gosto seja amargo.

Ao passarmos por provações, também perguntamos: "Senhor, isso é bom?". No propósito de Deus, a provação é boa porque servirá para nos transformar um pouco mais à semelhança de Jesus. Já para nós, ser "bom" é não causar nenhum tipo de incômodo, não nos exigir nada, nenhuma renúncia. 

Para José, no inicio, todo o sofrimento que seus irmãos fizeram não foi nada bom. Mas, para Deus era sempre bom porque José estava sendo preparado e transformado. 

A conclusão de José é excelente (Gênesis 50: 19, 20): "Respondeu-lhe José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o transformou em bem, para fazer, como vestes agora, que se conserve muita gente em vida". Não foi Deus que intentaste o mal contra José no início e somente depois transformou em bem. Nada disso. Foram os irmãos de José que intentaram o mal contra ele, mas Deus, permitindo tudo isso em seu propósito eterno, transformou tudo em bem para José.

Deus é bom e por isto, tudo o que Ele faz é bom do começo ao fim!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EU SOU RESPONSÁVEL



QUANTO MENOS FAÇO, MENOS QUERO FAZER.

Nada do que deixamos de fazer nos impulsiona a continuarmos não fazendo do que quando deixamos de fazer as práticas espirituais. 

Deixe de orar e desejará continuar a não orar. Deixe de reunir e continuará desejando não se reunir. Deixe de ofertar e continuará firme em não ofertar. Deixe de ler a Bíblia e as desculpas para não continuar lendo surgirão. Deixe de lutar por amar a Deus e às pessoas que isso se tornará cada vez mais forte em sua vida. Deixe de mortificar os pecados e cada vez mais você se entregará a ele.

Por isso que devemos lutar por não deixar de reunir, por não deixar de orar, de ofertar, de ler a Palavra e de mortificar os pecados diariamente. Uma brecha que dermos pode significar uma grande tragédia em nossa vida espiritual. Uma pequena rachadura pode levar uma barragem se romper. 
Em contrapartida, quanto mais fazemos e nos envolvemos com Deus e com o serviço à Ele, mais somos impulsionados a fazer por amor à Ele, mais queremos  servi-Lo e servir aos irmãos e ao reino. Que Deus nos ajude e que sejamos obedientes.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TUDO É POSSÍVEL: TANTO AO QUE CRÊ, COMO AO INCRÉDULO.

"O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, MAS OS LOUCOS DESPREZAM A SABEDORIA E O ENSINO"  Provérbios 1:7

Tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23), pois crendo em Jesus e confiante em Suas promessas, tudo o que Jesus prometeu Ele mesmo cumprirá. Mas, o oposto também é verdadeiro.

Tudo é possível ao incrédulo, pois afastado de Jesus, vive como se Deus não existisse e dá vazão à vontade pecaminosa de seu coração que é enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9). Assim, está sujeito a cometer todo tipo de maldade e pecados. 

Quando perdemos o temor de Deus, tudo é possível e realmente, coisas desastrosas, trágicas e pecaminosas têm acontecido pela falta desse temor de Deus no coração do ser humano. Clamemos a Deus em arrependimento e nos voltemos para as Escrituras urgentemente!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

SAUDADE VIRTUAL

Que tristeza! Estamos sendo virtualizados e isso não é nenhuma virtude. Já reparou que as coisas virtuais demonstram sentir mais falta das pessoas do que as próprias pessoas uma das outras?! 

Você faz cadastro numa loja e compra algo. Depois, fica um tempo sem realizar outra compra. É questão de pouco tempo, você receberá um e-mail da empresa: "Olá, quanto tempo! Estamos sentido sua falta?" Noutras palavras: "estamos sentido a falta do seu dinheiro". Claro, o relacionamento neste caso é apenas comercial. 

Esses dias baixei um aplicativo para treinar inglês, mudei de aparelho e não mais o instalei. Hoje recebi um e-mail dizendo: "Estamos com saudades!" Eu não estava. 

Mas, a questão é: qual foi a última vez que você demonstrou ( e não apenas sentiu) sentir falta e estar com saudades de uma pessoa, simplesmente pela necessidade da amizade dela?! 

Nós precisamos de bons relacionamentos, de relacionamentos reais, de amizades reais, sinceras e proveitosas! Precisamos sentar juntos e bater papo, chorar juntos, rir juntos, saber da história de vida um do outro, ajudar um ao outro, orar um pelo outro, falar do amor de Deus, aprender a respeitar e a ser beneficiados pelas diferenças um do outro. 

Gente precisa de gente. Pessoas precisam de pessoas. Precisamos de Deus para amar as pessoas e das pessoas para continuarmos amando a Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

O QUE TODOS TÊM EM COMUM?

Algo que todo mundo tem, seja qual for a idade, a condição financeira, se homem ou mulher, ou em que país vive é o tempo. 

Não sei se já aconteceu com você de ter muito tempo para realizar algo e mesmo assim não conseguir fazer a tempo, ou então, o contrário, ter pouco tempo para fazer algo e conseguir terminá-lo antes do tempo! 

É por isto que a Bíblia sempre exorta em relação ao tempo, pois cremos que temos muito tempo para crer em Deus, quando não temos. E esta falsa sensação de crermos que temos muito tempo, nos faz negligentes com Deus, desperdiçando nosso tempo. Geralmente os jovens vivem mais com esta ilusão, pois pensam que morrerão apenas de velhice. Engano! Não sabemos o dia de amanhã. Leia o obituário de qualquer jornal e veja quantos morrem ainda novos. 

Então, crendo nesta mentira, desperdiçamos nosso tempo e sempre deixamos para depois, para amanhã o que devemos refletir hoje. Isto chama-se procrastinação e a bíblica a condena. Em contrapartida, a Palavra de Deus nos orienta sempre a contar os nossos dias (Sl 90:12), nos adverte dizendo que nossos dias passam rapidamente, que nossa vida é como a neblina ou a flor do campo que logo desaparece e murcha (Jó 14:12; Sl 103:15; 144:4). 

E isto, a Palavra faz com a finalidade de nos alertar sobre a urgência da mensagem bíblica que nunca é para amanhã, mas sempre para hoje (Hb 3:15). Não temos o tempo que pensamos que temos, independentemente de nossa idade. Seu tempo é agora. 

O dia de Deus se chama hoje, o dia do diabo, se chama amanhã, um amanhã que nunca chega. Ore hoje, peça que Deus se revele à você hoje, para crer hoje e hoje mesmo ser uma nova criatura ou, se já é cristão, para hoje ser renovado e fortalecido na caminhada cristã.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 9 de agosto de 2016

VOCÊ JÁ FICOU TRISTE POR ESTAR ALEGRE?

"...alegrai-vos no Senhor" - Filipenses 3:1

Entre numa prisão e pergunte se tem alguém ali alegre. Nem mesmo em mansões encontramos pessoas assim. 

A carta de Filipenses fala da verdadeira alegria, muito embora quem a escreveu, Paulo, estivesse preso. Todavia, Paulo estava fisicamente preso, mas espiritualmente livre do domínio do pecado! 

Deixe-me perguntar: "você já ficou triste por estar alegre"?! Eu já. Fiquei triste quando percebi que minha alegria era por motivos fúteis, circunstanciais, egoístas, materialistas, etc. Fiquei triste quando estava alegre sem considerar que a fonte da verdadeira alegria é o Senhor, é andar nos seus caminhos e viver para a Sua glória. 

Deus é tão bondoso, que nos permite alegrar com as coisas lícitas desta vida. Contudo, se elas são a fonte e a base da nossa felicidade, algo está errado, pois estes motivos são apenas carnais e circunstanciais. 

A alegria de Paulo era no Senhor (FL 3:1) e não nas circunstancias desta vida. Então, mesmo pobre era alegre, mesmo perseguido era alegre, mesmo humilhado era alegre, mesmo preso era alegre! (Fl 4:10 a 13). Portanto, alegremo-nos no Senhor!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

TODA ESCRITURA!

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que todo homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra"  - 2 Timóteo 3:16


Podemos aceitar alguns alimentos que nos são servidos e rejeitar outros que não satisfazem nosso paladar. Mas, quando se trata da Palavra de Deus, não podemos aceitar (crer) no que gostamos e rejeitar outras partes que não nos agradam. 

Agostinho já advertiu sobre esse perigo: "Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo."
Em que você crê?

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 2 de agosto de 2016

O ESPECIALISTA.

O mundo hoje é dos especialistas. Chegará um dia em que iremos à borracharia para que o profissional conserte o pneu traseiro do lado do motorista e ouviremos: "sinto muito, mas sou especialista em consertar pneu dianteiro do lado do carona". 

Exageros à parte, hoje vivemos próximo disto nas mais diversas áreas profissionais. Já se foi o tempo do profissional que "faz de tudo um pouco". Era melhor? Era pior? Bom, você decide. A questão que pretendo focar é o caso do pastor, pois se tem alguém quem do qual é exigido saber de tudo e mais um pouco, esse é tal é o pastor. Coitado. 

Imagine alguém chegar para o pastor é dizer: "pastor, estou passando por sério problema com meu filho, me ajude por favor!" E esse fiel ouvir: "sinto muito, mas sou especialista em crise de pai com filha". Ou: "pastor, estamos querendo nos separar, nos ajude!" E o casal ouvir: "É lamentável, mas sou especialista em visitas apenas". 

Dos pastores são exigidos tudo e mais um pouco. São como para-raios, absorvem muitos problemas, são instrumentos de Deus para ajudarem muitas pessoas, mas o dia em que falharem uma única vez, assim como os para-raios, são criticados e substituídos. É certo que Deus é quem capacitada os pastores a ajudarem as pessoas. Eles devem se preparar também para isto, estudando a Palavra e dependendo do Espírito Santo. 

Entretanto, pastor não é Deus e nem semi-deus e nem projeto de Deus e nem rascunho de Deus. Eles são homens, pecadores, porém chamados por Deus, que os capacita para ajudarem a conduzir o rebanho do Senhor. E estão ali para o que der e vier, dentro desse chamado. Cabe aos membros esta clara compreensão de que pastor não é especialista em tudo, que ele não consegue resolver tudo nem a longo prazo e muito menos, instantaneamente. 

Tenhamos misericórdia dos pastores, assim como eles têm de nós. Ajudemos sendo ovelhas de Deus e não bodes rebeldes ou gatinhos manhosos, querendo apenas afago, massagem e leitinho espiritual. Cresçamos em nossa salvação e compreensão de nossas responsabilidades como cristãos para não sobrecarregarmos os gabinetes pastorais com picuinhas, "mimimis" e todo tipo de problema que podemos resolver se estivermos amadurecendo em Deus. 

Deixemos para os pastores aquilo que lhes compete: o ensino, a instrução, aconselhamento para questões importantes, e a pregação da Palavra. Pastor tem que ser especialista na Palavra de Deus, conhecê-la, amá-la, crer nela, estudar com esmero, mas não é obrigado a resolver tudo e a saber de tudo. Entendamos isso por favor!

Alexandre Pereira Bornelli