PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 27 de julho de 2016

NÃO DESPERDICEMOS NOSSA VIDA.

Por pior ou melhor que esteja nossa vida, sob nosso ponto de vista, não podemos desperdiça-la com futilidades, investindo todo nosso tempo, amor, talento, dedicação e esperança naquilo que não é eterno. 

É certo que Deus, em sua infinita bondade, nos permite alegrar com coisas legítimas que Ele criou enquanto vivemos aqui. Graças a Deus por isto. Contudo, nossa vida deve estar enraizada em Deus, firme e segura pelo amor imutável de Cristo e pela salvação eterna que há nEle. 

É nesta vida que Deus pode nos salvar. Não haverá outra oportunidade para isto. Portanto, não desperdicemos nossa vida, pois é nela que Deus nos deu a oportunidade de conhecê-Lo, de crer Nele, para vivermos aqui e eternamente desfrutando de seu amor.

Alexandre Pereira Bornelli

FELICIDADE EXISTE?

"Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!" Salmo 128:1

O segredo da felicidade não ter tudo o que você quer, não é ser tudo o que você pode ser, não é amar tudo o que você tem, fazer tudo o que você  quer fazer e nem ganhar tudo o que você sonha.

O caminho da felicidade é temer a Deus, é ser achado por Cristo, é andar nos Seus caminhos, é viver em obediência a Ele, é  saber que Deus te perdoou na cruz e que foi salvo para sempre, desfrutando de paz aqui e na eternidade com Ele.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 20 de julho de 2016

HOJE ESTOU SALVO. MAS, E AMANHÃ ESTAREI?

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um." João 10: 27 a 31

A crise financeira que assola nosso país gera instabilidade no emprego. A qualquer momento podemos receber o aviso de demissão. Ficamos tensos. 

É assim que, infelizmente, muitos vivem em relação a salvação dada por Deus. Vivem tensos com medo de perdê-la.  Um dia desfrutam da salvação, noutro dia, vivem amedrontados em perde-la. Porém, a Bíblia nos garante que o que Cristo fez na cruz é eterno, ninguém pode nos roubar de suas poderosas mãos. 

Pense: se a salvação estivesse dependente do que fazemos ou deixamos de fazer, logo, somos mais poderosos do que o próprio Deus, pois podemos anular ou validar o que Ele fez. Absurdo! Olha o que nos diz a Palavra de Deus: "Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. (Jo 6:37) 

E noutros textos, falando do penhor do Espírito Santo que nos selou: " “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. (Ef 1:13) ;  “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”. (Ef 1:14);  “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. (Ef 4:30); “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. (2Co 1:22). 

Quem nos salvou é o Todo Poderoso e Ele nos selou, como garantia inviolável com o Espírito Santo e, portanto, ninguém, crise alguma, nem a morte, nem a perseguição, nem a fome, tribulação, angústia, perigo ou espada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8:34 a 39). Graças a Deus! 

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 18 de julho de 2016

ANTES E DEPOIS

Quem tem carro, móvel ou aparelho eletrônico antigo sabe que eles aguentavam mais impacto, mais desafio e eram mais resistentes. 

Mas, não eram apenas os objetos que eram assim não; os casamentos duravam mais, as amizades duravam mais, as pessoas duravam mais no mesmo trabalho, na mesma igreja, na mesma casa. Os tênis, sapatos, chinelos e roupas aguentavam mais o tranco e mais remendos com a molecada brincando na terra, na chuva e no cimento. 

Hoje, ah... hoje, parece que tudo está se deteriorando: carros mais frágeis, casamentos e amizades descartáveis, pessoas em emprego e nas igrejas são turistas, tênis, roupas e chinelos não duram quase nada. Hoje somos conhecidos como a geração "mimimi", que só reclama, que tudo é bulling, processos por dano moral pra tudo, vingança por um simples apelido, brigas por uma simples risada, mortes por uma buzinada, inimizade por que não fomos convidados. 

Geração mimada, que quer tudo na hora, do jeito e quando deseja. Crianças não sabem esperar. Pais também não sabem ensinar. Todos são infantis, cada um na sua idade! Tudo isto é fruto, é resultado direto de uma geração que se afastou mais do que a geração passada, da Palavra e dos ensinamentos de Jesus. Ninguém medita mais nas Escrituras, apenas leem frases em redes sociais. Ninguém mais estuda a Bíblia, muitos ignoram a importância, outros desenvolveram suas próprias "teologias". Ninguém mais estuda a história da igreja, todos querem ser o centro da história. Ninguém mais aprende com os mais velhos, todos querem ser professores. Tudo ofende, tudo desagrada. Uma simples discordância é motivo para inimizade. 

Se antes o ditado dizia que "se jogava a água e a criança junto", hoje "se joga a água, a criança e a bacia junto". Ou seja: ou é do meu jeito ou não nada presta. Ninguém mais ora como o Salmista "Esperei confiantemente no Senhor..." (Sl 40). Quem hoje espera? Quem hoje confia no Senhor? 

Ah meu Senhor, em ensine tudo isto e me ensine a ensinar isto aos meus filhos e ensino a todos quantos precisam aprender estas preciosas verdades. Voltemos ao verdadeiro evangelho e por que não, à velha maneira de encarar a vida. Nenhuma geração foi perfeita e nem será. 

Mas, se tem uma coisa que é verdade é que na geração passada as pessoas eram, de um modo geral (salvo as exceções), mais responsáveis, com mais princípios morais, mais crentes em Deus. Retorno à 100 metros! Voltemos!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 15 de julho de 2016

MORTE E VIDA

“A morte não está mais perto do idoso do que do recém-nascido. Nem a vida.”       Khalil Gibran

Esta frase, mesmo talvez sendo escrita sem a intenção de nos levar a pensar nas Palavras de Jesus, resume bem o que a Bíblia ensina: que a vida pertence a Deus e que ninguém sabe a hora que vai morrer.

Embora naturalmente a partir do momento em que nascemos estamos mais próximos da morte natural, pela velhice, o fato é que quem nos garante que morremos todos de velhos? Os fatos estão aí para demonstrar que crianças morrem e velhos vivem e, que velhos morrem e crianças vivem.

Deus é o Autor da vida. É Ele quem sabe os nossos dias (Sl 139). Uma música dos anos 80 dizia algo interessante: "eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo". Vivemos com esta incerteza!

Portanto, se Deus é quem nos dá e sustenta o fôlego da vida, devemos viver cada dia com gratidão a Ele e para a Sua glória. Enquanto estivermos vivos, façamos o que o Salmo 150 nos exorta a fazer: "Todo ser que respira louve ao Senhor".

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 13 de julho de 2016

UM ASSOBIO PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE.

Hoje acordei com a letra do hino - "Só em Jesus Confiarei" (escute esse lindo hino no youtube!) 

Então, ao chegar na padaria logo cedo, entrei automaticamente assobiando-o (mas ninguém sabia que era um hino). Com um semblante de espanto, a atendente me indagou: "você ta feliz?" Eu disse.."Sim. Só porque estou assobiando?" E ela respondeu: "É...é por isso." Eu sorri e fui pagar pelo pão e ela foi continuar seu trabalho.

Com isso, perdi uma grande oportunidade de dizer o real motivo da minha felicidade, ao dizer a letra da música que estava assobiando e falar do amor de Cristo. 

Mas, por outro lado, percebi que qualquer manifestação de felicidade, por mínima que seja, é notada pelas pessoas.

A conclusão que cheguei é que todos nós vivemos tristes, estressados, carrancudos, apressados, esperando muita coisa acontecer para ser feliz, quando tudo já aconteceu na cruz, quando nossos pecados foram perdoados! Podemos confiar no sacrifício de Jesus Cristo para o perdão dos nossos pecados. Quem dera eu acordasse com esta verdade todos os dias!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 11 de julho de 2016

SABEMOS MUITO, PRATICAMOS POUCO.

Infelizmente, os cristãos estão entre aqueles que mais sabem o que precisam fazer, mas que pouco fazem. São os que mais sabem a teoria e os que menos praticam. 

Às vezes, temo que as crianças estão progredindo mais na escola do que os cristãos adultos na vida cristã. Eles aprendem novas lições, mas nós continuamos a repetir os mesmos erros de sempre. É certo que tem muitas pessoas ensinando heresias por aí, muitos ouvintes enganados e mal alimentados espiritualmente. 

Todavia, muitos de nós estamos sendo bem instruídos na Palavra de Deus, mas falta-nos praticar mais a Palavra. Afinal, o que sabemos muito, mas pouco praticamos?

Sabemos que temos que perdoar, mas não perdoamos; que temos que buscar a santidade, mas pouco a buscamos; que precisamos confessar nossos pecados, mas insistimos em confessar os pecados dos outros, que temos que parar com fofocas, mas damos nome a ela de informação e continuamos fofocando; que temos que amar a todos, mas continuamos em nossas panelinhas; sabemos que temos que ler, meditar e orar nas Escrituras todos os dias, mas deixamos isso para os 5 minutos antes do culto de domingo apenas. 

O maior problema hoje  de muitos não ter que aprender mais e sim, obedecer mais a Palavra de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 7 de julho de 2016

TENTE FAZER ISTO EM CASA!

Em determinados lugares ouvimos a seguinte advertência: "Não tente fazer isto em casa". Isto, porque têm coisas que só devem ser feitas em determinados lugares e por determinadas pessoas. 

Contudo, na igreja isto é bem diferente. Devemos tentar fazer em casa aquilo que fazemos na reunião. É comum as pessoas chegarem para o culto público, sentarem nas cadeiras ou bancos, abrirem a Bíblia para lerem e depois orarem. Depois, cantam louvores ao Senhor, ouvem a pregação e oram pelas pessoas. 

E tudo isto deve ser feito em casa também! Devemos ter nosso culto familiar, devemos ter o hábito diário de ler e meditar na Bíblia, de orar e cantar louvores a Deus. A leitura e meditação bíblica, a oração e o louvor precisam e devem fazer parte do nosso dia a dia. 

Não podemos deixar tudo isto somente para o domingo, no culto da igreja. Precisamos ter uma vida de culto ao Senhor! Tente fazer isto em sua casa, pois o Espírito Santo o fortalecerá nesse seu dever!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 5 de julho de 2016

JÁ NASCI SABENDO!

A Bíblia nos ensina que já nascemos pecadores. Foi isto que Davi reconheceu quando confessou no Salmo 51, seu pecado com Bate-Seba. Davi não disse que passou a ser pecador a partir daquele pecado cometido. Ao contrário disto, ele afirma categoricamente no verso 1º do Salmo 1 que nasceu em pecado. 

O salmista se refere ao pecado original, aquele pecado cometido no Éden por Adão e Eva, que representavam a humanidade. Quando Adão e Eva pecaram, todos nós pecamos e, portanto, já nascemos pecadores (Romanos 5:12 a 21). 

Então, quando Davi afirma: "Eu nasci em pecado..." ele quer dizer que já nasceu sabendo cometer um monte de pecados, como, por exemplo, ser: crítico, vingativo, egoísta, assassino, glutão, avarento, idólatra, adúltero, imoral, infiel, invejoso e a lista continua. Ele não manifestava, assim como nós, todos esses pecados nos primeiros anos de vida. Mas seu coração, assim como o nosso, já nasceu inclinado para isso, já nasceu pecador. Por exemplo: quem ensina uma criança a ser egoísta com seus brinquedos, ou a ser rebelde com os pais? Ela precisa aprender justamente o contrário!

Pode ser que nem todos sejam assassinos, mas todos são potencialmente capazes de matar. Pode ser que nem todos sejam adúlteros, mas todos são plenamente capazes de adulterar. Existem pecados que nos são comuns, por não serem crimes pela leis dos homens, o que facilita sua prática, como: a inveja, a imoralidade, o egoísmo, etc. Quem nunca cometeu tais pecados? 

Então, infelizmente, todos nós nascemos sabendo pecar e vamos aprendendo a pecar mais com o passar dos anos, pois nascemos pecadores. Contudo, graças a Deus que enviou seu único Filho, Jesus Cristo, o Deus encarnado, para morrer por nós e nos libertar da escravidão do pecado, nos justificando e adotando. Agora, mesmo ainda pecadores, mas, salvos, justificados, podemos desfrutar de paz com Deus e aprender a dizer "não" ao pecado e "sim" para a vontade do Senhor. Estamos agora, aprendendo a fazer a vontade de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli



sexta-feira, 1 de julho de 2016

QUEM É DEUS?

Pergunta 7. QUEM É DEUS?

Resposta: Deus é Espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo-suficiente, eterno, imutável, insondável, onipresente, infinito em poder, sabedoria, santidade, justiça, misericórdia e clemência, longânimo, cheio de bondade e verdade.

Referências Bíblicas:
A) João 4:24
B) Êxodo 3:14
C)  Jó 11: 7 aa 9
D) Atos 7:2
E)  I Tmóteo 6:15
F)  Mateus 5:48
G) Romanos 11: 35, 36
H) Salmo 90:2
I)    Malaquias 3:6
J)     Salmo 145:3
K) Salmo 139:1 a 3
L)  Apocalipse 4:8
M)                      Hebreus 4:13
N) Romanos 16:27
O) Isaías 6:3
P)  Deuteronômio 32:4
Q) Êxodo 34:6


Fonte: O Catecismo Maior de Westminster