PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

AVISO IMPORTANTE

Visite e curta a página no facebook - Pensai nas coisas do alto.

Lá, são postadas devocionais periodicamente.


Em Cristo
Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

NÃO CREIA NUM FALSO EVANGELHO!

Jesus não torce por você, não torce por seu sucesso, não torce por sua felicidade, Ele não é teu fã. Ele não está torcendo para você escolhê-Lo. Ele não acredita em você. 

Isto precisa ser dito, embora seja óbvio para alguns, pois o que se tem ouvido em muitos púlpitos, o que se tem cantado em muitas igrejas e CDs com títulos de "gospel" é algo bizarro.

É um Jesus impotente, que é seguidos dos homens, que vai atrás deles consertando suas bobagens na vida. Um Jesus que torce da arquibancada pelas pessoas serem o que elas querem ser e que está ali como um gênio da lâmpada mágica para satisfazê-las. Caia fora isto.

O que Jesus fez por mim e por você, não for torcer, mas sim, Ele veio para morrer por nossos pecados, caso contrário estaríamos eternamente perdidos. Ele fez isso voluntariamente. Foi uma dádiva!

Se alguém quer encontrar a felicidade, deve orar pedindo graça para poder encontrá-Lo. Se alguém quer andar com Ele, deve negar a si mesmo e sujeitar-se aos Seus mandamentos. Nós é que devemos segui-Lo e não o contrário. Foi Ele quem nos escolheu e amou primeiro (I João 4:19). Nós nunca O escolheríamos sem que Ele nos escolhesse primeiro.

Ele tem um plano eterno para cada um de nós e Seu caráter está sendo trabalhado em nós. Estamos sendo amoldados à Ele! Isto é "sucesso"! Ele é o autor da vida, o Criador, o Deus encarnado, o Senhor e Salvador. Crer num falso evangelho é ser um ímpio de mãos cheias.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ovelhas e Pastores

Ovelhas não atacam seus pastores. Elas lhes obedecem e são mansas para com eles. Pastores cuidam de suas ovelhas. Eles dedicam tempo a elas. Quem ataca o pastor não é ovelha. Quem não cuida da ovelha não é pastor. Eis aqui os deveres e responsabilidades de ambos.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

POSSO, MAS NÃO DEVO.

É muito difícil distinguir o "eu posso" do "não devo". Pense você com o joelho machucado, onde o médico lhe diz: "você pode jogar, mas não deve exagerar". 

Aí você é convidado pra jogar seu esporte preferido (você pode), mas, te convidam pra jogar/treinar por muito tempo (você pode, pois tem tempo para isto naquele dia, mas não deve porque está machucado). Você consegue jogar e treinar muito, pois tem preparo físico suficiente para fazer isso tranquilamente. 

Mas, a questão é que não deve jogar muito, porque está com problema no joelho e a dor sempre volta quando há o exagero na atividade. Então, você poderia jogar, mas não deveria exagerar. As consequências deste exagero, como dores inflamatórias, podem e devem chegar no outro dia com toda certeza. Esse cara sou eu, infelizmente.

Assim acontece em outras áreas da nossa vida também. Às vezes podemos comprar algo, mas não devemos. Às vezes podemos comer mais, mas não devemos. Às vezes podemos ir a tal lugar, mas não devemos. Ás vezes, pelas placas de trânsito, podemos ultrapassar, mas não devemos fazer isto pelas circunstâncias.

É difícil termos condições de fazer, mas sermos controlados pelas motivações corretas, deixando de fazer algo não por não termos condições ou sermos incapazes, mas sim, por não precisarmos ou não podermos por questões diversas. 

Como é difícil poder, mas ter o autocontrole de dizer "não devo continuar, não devo exagerar, etc". Só pela graça de Deus podemos dizer: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". Essa falta de controle faz com que sejamos imprudentes, negligentes e irresponsáveis em nossas atitudes.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

COMO SERÁ O FILME DA SUA VIDA?

Todos que têm facebook, receberam um brevíssimo filme feito por ele, em homenagem ao dia do amigo. Alguns compartilharam, outros não. Uns curtiram, outros não. 

Entretanto, a questão é que no dia volta de Cristo, todos nós veremos "o filme" da nossa vida sendo mostrado, nada ficará em oculto, nada será esquecido. Não será um filme dos melhores momentos, mas sim, da nossa vida toda, na íntegra, sem cortes, censuras e edições (Hebreus 4:13 e Salmo 139). 

Não será um filme em nossa homenagem, mas, sim, para evidenciar à nós mesmos, diante de Deus que já sabe de todas as coisas, o que fizemos com a vida que Ele nos deu, como vivemos cada segundo que Ele nos permitiu viver. Tudo, para mostrar à nós mesmos, se vivemos para a glória dEle, para manifestar seu amor e salvação, vivendo em santidade e amando a Ele e ao próximo, como nos disse para amar, ou se vivemos para satisfazer nossa própria vontade e pecados. 

Portanto, antes que esse dia chegue, pois não sabemos quando será, devemos pedir que Ele nos dê condições de nos arrepender de como estamos vivendo, para vivermos uma nova vida, crendo nEle, amando e obedecendo a Sua Palavra! 

Nosso critério de amizade hoje é superficial. Hoje em dia, temos "amigos" no facebook ou em outras redes sociais que nem conhecemos, que nunca conversamos. Mas, Jesus mesmo disse João 15:14: "Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando". Ser amigo de Jesus é praticar e obedecer a Bíblia. Caso contrário, o filme da nossa vida será um filme de terror.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

Ninguém pode afirmar ter passado pela mesma experiência de arrependimento do filho pródigo, simplesmente porque saiu de casa, ou se afastou da comunhão com Deus e da igreja, e retornou um dia. 

O retorno é uma parte, mas, isoladamente, não é sinal seguro de arrependimento. Pode ser sinal de malandragem, isso sim! O dinheiro acabou, problemas de saúde tomaram conta e não tem ninguém para sustentar e cuidar, então a pessoa volta por falta de opção. E na primeira oportunidade que tiver, sairá outra vez. 

Neste caso, não há arrependimento e, sim, conveniência. O pródigo voltou arrependido, confessando seus pecados contra Deus, vendo sua indignidade, voltou sem exigir direito algum.  

A história nos conta que ele saiu uma única vez. Tem gente que fica brincando de ser filho pródigo. Sai e volta, sai e volta. Ele voltou sujo por fora, mas limpo e quebrantado por dentro. Voltou mais feliz do que quando saiu de sua casa, iludido pelo engano do pecado. Isso é arrependimento.

Alexandre Pereira Bornelli

NOVA CRIATURA

"ASSIM QUE, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, NOVA CRIATURA É; AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO".  2 Coríntios 5:17

Vivemos acumulando coisas, ideias, objetos, bens materiais, dívidas, inimizades, problemas e, como se não bastante isto, pior, acumulamos também uma falsa fé no verdadeiro Jesus. Como assim? Explico. 

Muitas pessoas se dizem cristãs, se dizem convertidas a Cristo mas não existem renúncias e abandonos da velha vida que viviam antes deste fato. O que eles fizeram foi tão somente um acúmulo. 

Agora, acumularam, além da velha vida, velhos hábitos, velhos vícios, velhas prioridades, velhas idéias, velhos propósitos e valores, também a fé em Jesus. Pensam serem cristãs por dizerem-se ser. Não por terem realmente sido salvas e transformadas por Cristo. Não por terem reconhecido e confessado seus pecados, para crer na morte salvadora de Jesus. Apenas agarraram-se ao fato de acumularem mais uma coisa, que dizem ser boa: a fé em Jesus. 

Ora, sem renúncia ao mundo, sem arrependimento de pecados, sem abandono de coisas velhas não há garantia bíblica de salvação, não há vida nova! Quem realmente foi salvo por Cristo, não acumulou mais uma boa coisa na vida. Antes, abandonou e renunciou a velha vida para ser de fato, uma nova criatura!

Alexandre Pereira Bornelli

O TOBOÁGUA INSANO E O INSANO ARREPENDIMENTO!

Suba no toboágua insano e solte seu corpo. Agora, após soltar-se, tente parar de descer antes de cair na água. 

Assim é todo aquele que está no caminho do pecado e diz: "posso sair desse caminho e parar de pecar a hora e quando eu quiser."

Isto é ser um cristão insano. É acreditar na mentira!

Se Deus, pela Sua bondade e misericórdia, não der condições de arrependimento (Romanos 2:4 e 2 Timóteo 2:25), ninguém consegue e, nem quer, sair do caminho do pecado que tem seu pouco tempo de prazer (pecaminoso), mas, é ladeira abaixo, nos levando à destruição

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

GRATIDÃO versus INGRATIDÃO

"DEEM GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM E O SEU AMOR DURA PARA SEMPRE"   Salmo 107:1

A ingratidão é um pecado terrível que é visto na vida de muitas pessoas. Em seu livro Discípulos Hoje, pág. 120/121, Sproul afirma que "a ingratidão é assunto sério. As Escrituras têm muito a dizer sobre ela. A falha em ser agradecido é a marca tanto do pagão quanto do apóstata.Tudo que nós temos e tudo que somos devemos, em última análise, a nosso Criador. Menosprezá-lo negando-lhe gratidão apropriada significa exaltar a nós mesmos e rebaixá-lo."                                                                                                                                             
A ingratidão é capaz de estragar o dia, o mês, o ano e a vida das pessoas. Ingratidão é não admitir, não reconhecer, não se alegrar, não se contentar com o que Deus é, fez e faz por nós. 

Podemos ser ingratos pelo nosso corpo, nossa casa, carro, filhos, pais, irmãos, igreja, aparência, oportunidades, emprego, salário, etc. Certa vez Jesus curou 10 leprosos, mas apenas 1 voltou para agradecê-Lo. É assim mesmo, infelizmente. 

Por outro lado, aquele que é grato a Deus reconhece a mão de Deus em tudo.  Em seu livro O Deus Bendito, sobre Efésios, Hermisten Maia, afirma com precisão que "a gratidão deve guiar nosso relacionamento com Deus. Não há um caminho mais direto (à gratidão), do que o de tirarmos nossos olhos da vida presente e meditar na imortalidade do céu."

Gratidão e ingratidão não tem nada ver com ter muito ou ter pouco. Mas, sim, em desenvolver uma maior comunhão com Deus satisfazendo-se nEle.  Por isso, Matthew Henry tem razão quando diz que "agradecer é bom, mas viver agradecido é melhor ainda" .

Alexandre Pereira Bornelli