PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VOCÊ CONFIA EM DEUS? TEM CERTEZA?

"CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO, E NÃO NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO"   Provérbios 3:5

Você confia em Deus? Tem certeza? 
Deixa eu te perguntar: você confia no seu médico? Então, você viajaria de avião com ele pilotando? Você confia nele como médico.

Você confia no seu cônjuge? Então, você deixaria ele te operar? Você confia nele, mas se ele não for cirurgião, você não confiará por mais que saiba que ele o ame. 

Você confia em seus amigos? Então você viajaria tranquilo para muito longo, por muito tempo, deixando seus filhos pequenos totalmente aos cuidados deles? Você confia neles, mas com  reservas. 

Certa vez um trapezista experiente estava dando um espetáculo, onde atravessa andando por um cabo de aço num altura de 100 metros, empurrando uma carriola. De repente, o apresentador perguntou a um jovem que estava assistindo: "jovem, você confia que o trapezista conseguirá atravessar sem cair?" E o jovem com os olhos tranquilamente respondeu: "Claro que sim!" E o apresentador concluiu: "Muito bom! Pois já que você confia tanto assim, por favor sente-se na carriola pra ele atravessar empurrando você!" Foi quando o jovem sorriu e prontamente respondeu: "Confio, mas não tanto assim!". 

Por mais que confiemos nestas pessoas, elas não podem realizar com perfeição tudo o que precisamos. São pessoas habilidosas, de caráter, responsáveis, mas limitadas e pecadoras como todos nós!

Mas, e em Deus, você confia? Confia com reservas também? Confia que Ele é Deus todo poderoso sobre o universo, mas não sobre sua vida? Confia nEle de todo o seu coração? Confia sua vida a Ele, submetendo em obediência à Sua Palavra? E no cuidado dEle na vida do seu cônjuge e filhos você confia também ou está desconfiando do Senhor? Confia que Ele esqueceu de vocês ou que, mesmo lembrando, não tem poder sobre suas vidas; ou se tem poder, não age com total bondade e misericórdia? 

Quando Salomão escreveu especificamente Provérbios 3:5, dizendo para confiarmos no Senhor de todo o nosso coração, estava querendo dizer o que realmente disse: para confiarmos em Deus de TODO o nosso coração, ou seja, sem reservas, confiar que Ele é Deus, poderoso, amoroso, soberano, cuidadoso, misericordioso, justo, perdoador e totalmente suficiente à nós. 

É desta maneira que devemos aprender e a confiar em Deus dia após dia! Um confiar que descansa na obra da Cruz! Um confiar que nos leva à obediência prazerosa em Sua Palavra. Uma confiança nEle que gera desconfiança em nosso próprio coração para confiarmos somente nEle! E para isto, dependemos do operar da Sua graça em nosso coração!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DISCÍPULOS DA SERPENTE!

Uma pessoa com a Bíblia na mão não é suficiente. Não por causa da Bíblia, mas devido à pessoa que faz uso dela. A  Bíblia é totalmente suficiente, ela é a inerrante e infalível Palavra de Deus. 

Contudo, ela pode, e a história atual tem comprovado isto, ser usada de forma completamente pecaminosa e prejudicial. Já se disse que a "a Bíblia é a mãe de todas as heresias" por que com ela, pessoas ignorantes, mal intencionadas e sem reverência a Deus, a tem usado para manipular, corromper e iludir as pessoas. Usam textos bíblicos fora do contexto, distorcendo o sentido fiel da Palavra para enganarem o povo. 

Em contrapartida, uma pessoa reverente, realmente salva, humilde, santificada, dependente do Espírito Santo com a Bíblia na mão é alguém que Deus usa tremendamente.

Cuidado: quando muitas pessoas abrirem suas Bíblias nos púlpitos, na porta da sua casa, na televisão, rádio, etc, certifique-se de que estarão falando a Verdade com fidelidade e não, ensinando suas próprias ideias usando a Bíblia como pretexto. 

O teólogo e escritor Arthur. W. Pink já advertiu dizendo que "a heresia não é uma negação completa da verdade e sim uma perversão da verdade."  Foi isto que a serpente fez no jardim do Éden: ela não negou que Deus falou com Adão e Eva, "apenas" distorceu o que Ele tinha dito! 

Esse grande perigo ainda existe, através de pessoas  que não negam a Bíblia, aliás, até a usam em suas pregações e aconselhamentos, mas que ensinam heresias porque, embora não neguem, distorcem totalmente o Evangelho. Não são fiéis ao ensino Bíblico, embora usem a Bíblia para pregarem e ensinarem. É muito sutil esse erro, mas deve ser totalmente identificado e rejeitado! 

Não seja tão ingênuo de confiar em alguém que está com a Bíblia aberta sem certificar-se de que a Verdade de Deus está sendo ensinada e não distorcida. 

Para isso, nós mesmos precisamos conhecer profundamente ao Senhor e às Escrituras para rejeitarmos tudo o que não é Bíblico embora tenham usado a Bíblia como pretexto. Que o Senhor nos ajude!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O ALFABETO QUE NOS CONDENA!

É UM PROBLEMA QUANDO:

a) sabemos os 5 pontos do calvinismo, mas não sabemos os 10 mandamentos divinos;
b) sabemos sobre a Reforma, mas nada ou pouco sobre a Bíblia.
c) sabemos sobre muitas heresias, mas pouco sobre a verdade;
d) gostamos de discutir sobre teologia, mas evitamos falar sobre nossas próprias dificuldades, pecados e dependência de Cristo;
e) lemos incontáveis livros de teologia, mas pouco lemos a Bíblia;
f) conhecemos pregadores "famosos", mas não temos relacionamento com Jesus Cristo;
g) gostamos de ouvir sermões, mas não praticamos, pela graça de Deus, o que ouvimos;
h) gostamos de ir à igreja, mas não gostamos da presença e da comunhão dos irmãos;
i) gostamos de 1 hora de louvor, mas nos enfadamos com 40 minutos de pregação;
j) pensamos que a igreja sai perdendo quando faltamos no culto e não nós mesmos que perdemos a oportunidade de cultuar com toda a igreja;
k) gostamos de falar e demonstrar familiaridade com expressões teológicas difíceis, mas não falamos e demonstramos afeições com as expressões bíblicas "arrependimento, confissão, fraqueza; perdão, amor, etc".
l) temos sempre um sermão para corrigir alguém, mas evitamos ser corrigidos pela Palavra pregada;
m) estamos prontos para nos defender, discutir e atacar, mas nunca prontos para amar, usar palavras brandas e perdoar;
n) amamos a leitura, mas odiamos a oração;
o) nos preparamos para falar, mas nunca para ouvir;
p) estamos dispostos a orar sempre, mas nunca a por a mão no bolso;
q) temos um versículo bíblico para todas as situações alheias, mas justificativas para todos os nossos pecados;
r) respeitamos muitas pessoas, menos os da nossa própria casa (filhos com os pais, pais com os filhos, irmãos e cônjuges);
s) somos queridos por todos os de fora, mas rejeitados pelos de dentro de casa;
t) perdoamos sempre se o outro....(o "se" não é condição para o perdão)
u) pensamos que o que importa é nossas aparência e não nosso interior;
v) pensamos que nosso exterior não denuncia  nosso coração;
x) pensamos que o culto é apenas no domingo e não durante a vida toda, todos os dias, o dia todo;
y) colocamos a opinião dos outros acima da vontade de Deus;
z) quando curtimos ou compartilhamos algo sem termos lido até o fim, concordado e sido edificados.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CURTIR, COMPARTILHAR OU OBEDECER?

"AQUELE QUE TEM OS MEUS MANDAMENTOS E A ELES OBEDECE, ESSE É O QUE ME AMA". João 14:21a.

O texto bíblico não diz: "quem ama Jesus curte, compartilha, levanta a mão, da um sorriso, cumprimenta a pessoa que está ao seu lado, etc", como, bizarramente, muitos pensam e até coagem outros a fazerem até mesmo usando o púlpito e a posição que ocupam. 

Todas essas atitudes, por si só, não expressam e nem comprovam biblicamente nosso amor a Cristo. É fácil, porém, ineficaz, levantar a mão, compartilhar, curtir, etc. Isso não quer dizer que compartilhar, curtir, ou falar de Deus aos outros seja errado. 

O fato é que sem uma vida de constante obediência ao Senhor, isto não significa absolutamente nada. Por isso, que o texto bíblico fala que quem ama obedece! 

Obediência sim expressa amor verdadeiro. Isto, porque obedecer fala de submissão a Ele, de uma vida sujeita e voltada a Deus, evidencia um coração transformado.

Alexandre Pereira Bornelli

NÃO FAÇA O QUE ELE JÁ FEZ!

Você sabe o profundo significado da cruz de Cristo? Sabe sua extensão, sua finalidade, sua eficácia e poder? Cristo pagou todos os nossos pecados ali. Não devemos mais a Deus se é que cremos nEle como Senhor e Salvador. Não precisamos fazer coisas para sermos perdoados. Precisamos crer nEle! 

Então, se Jesus já pagou nossos pecados, nós não precisamos mais pagá-los. Mas,  também, não estamos autorizados a cometê-los. Mas, o fato é que ainda pecamos. Então, o que devemos fazer quando isso acontecer? Devemos fazer promessas de sermos melhores maridos, melhores filhos, funcionários, patrões, irmãos, etc? 

Se formos por esse caminho estamos tentando pagar nossos pecados. Estamos querendo fazer algo que Cristo, e somente Ele, fez e podia fazer! 

Um dia desses eu estava lavando o carro com meus filhos. Claro, era um momento de estarmos juntos sem a esperança de que o carro fosse ficar perfeitamente limpo. A intenção não era essa, mas sim, o mais importante era estarmos juntos. Então, quando eu terminava de lavar uma parte do carro, minha filhinha vinha toda empolgada pedindo se ela podia lavar ali também. Eu sorria e falava: "claro que pode!". Então, ela esfregava aonde eu havia limpado! Isso não me ofendia de jeito nenhum. 

Mas, quando nós queremos fazer o que Cristo, e somente Ele fez e podia fazer, estamos blasfemando, estamos ofendendo, estamos anulando seu sacrifício. Estamos dizendo que nós podemos melhorar, que podemos aperfeiçoar o que Ele começou mas não completou. 

E uma forma deste pecado acontecer é quando ao invés de nos arrependermos e confessarmos nossos pecados, humilhados diante de Deus, optamos pelo caminho das obras, de tentarmos, por nós mesmos, pagar nossos pecados com promessas de sermos melhores, mais crentes, de fazer isso e aquilo. Tudo isso é mais fácil que confessar. Mas nada disso, resolve nosso problema. 

Não encontramos nenhum mandamento no Novo Testamento que nos oriente a fazer isto. Ao contrário, encontramos ordens claras para nos humilharmos, arrependermos e confessarmos nossos pecados confiando unicamente na obra consumada de Cristo, no que Ele já fez na cruz. 

Quanto ao problema objetivo do nosso pecado tudo está consumado! Precisamos crer nisto e à medida que pecarmos, busquemos a confissão, o arrependimento e a humilhação diante do Senhor. Que Deus nos capacite a isto!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

VOCÊ PREFERE ENFRENTAR SEUS PECADOS OU A DEUS?

Tem gente que não quer confessar seus pecados, porque pensa ser melhor tentar justificá-los diante de Deus. Não quer confessar aqui, pois pensa ser melhor enfrentar o tribunal divino. 

Tem gente que não quer reconciliar, perdoar e se humilhar nesta vida porque tem a ilusão de que Deus vai se reconciliar com ele, que vai perdoá-lo e honrá-lo quando da sua segunda e definitiva vinda como Juiz de toda a terra!

Enfim, tem muita gente que prefere continuar se opondo à palavra de Deus, vivendo na prática do pecado, com seu coração endurecido porque pensa que Deus vai lhes dizer: "Servo bom e fiel, foste orgulhoso em vida, foste severo com o próximo, passaste a vida com ressentimento no coração, falando que era crente, mas vivendo como um descrente. Entra no gozo do teu Senhor!"  Quanta ignorância! 

O momento que temos para praticar a palavra de Deus, para nos arrependermos e confessarmos nossos pecados, para pedirmos perdão e perdoarmos as pessoas, para buscarmos reconciliação em nossos relacionamentos, pureza e santidade é nesta vida. 

Quando Cristo voltar ou quando morrermos, o que acontecer primeiro, as chances acabarão, pois estaremos diante do Grande, Justo e Soberano Juiz de toda a terra! Estamos esperando o quê?! Oremos e pratiquemos!

Alexandre Pereira Bornelli

DECLARAÇÃO DE AMOR NÃO É SUFICIENTE.

Declaração de amor sem atitude que comprova esse amor é falsa. Nenhum relacionamento sobrevive apenas com declarações de amor, mas sim, com atitudes e manifestações dele!

Por isso, no Salmo 119:97 o salmista diz:" como amo a tua lei, medito nela todos os dias".
Quem ama investe tempo. Quem ama a Deus medita na Sua palavra!

Não adianta cantarmos que amamos a Deus se no dia a dia não obedecemos Sua Palavra. Não adianta afirmarmos que amamos a Cristo se nossa vida não está sendo moldada por Sua Palavra. Não adianta dizer que amamos ao Senhor se não vivemos lutando contra o pecado e buscando a santidade em nossa vida pessoal e em todos os nossos relacionamentos.

Afinal, "se dissermos que mantemos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade"  (I João 1:6).  E tem mais, diz João 2:4 e 6: "Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar assim também como ele andou".

Por fim, ainda seguindo a exortação de João, no capítulo 3:18: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade". Isso vale em relação ao nosso amor a Deus e ao próximo!  Que o Senhor nos ajude!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CUIDADO: SEMPRE HÁ COMPARSAS COM ELE!

Nunca vi ninguém com mais preocupação em atrair a outros, ninguém com mais necessidade de ter mais companhias e ninguém com maior poder de atração do que o pecado em relação a outros pecados! 

Um pecado pode até chegar aparentemente sozinho, mas sempre existem comparsas esperando a hora certa para atacar também! Jamais um pecado ficará somente só, embora ele seja terrível e capaz de grandes estragos mesmo sozinho. 

Ao pecarmos, outros pecados sempre virão. Ao aceitarmos a companhia de um pecado, tenhamos a certeza que estamos abrindo as portas para inúmeros outros pecados em nossa vida. Diz a Bíblia que "um abismo chama o outro". E, claro, não nos iludamos, pois um pecado também chama o outro, que chama o outro, que chama outros. 

Olha o que diz Erwin Lutzer, no livro Vitória sobre a tentação, pag. 259: " Pelo fato de todo pecado ter em comum a rebelião, um pecado pode ser a causa de outro, ainda que haja pouca relação entre ambos. As forças que abrem as portas do coração à lascívia podem ser geradas por uma fonte diferente. Pode ser que você não pense que forjar gastos em seu imposto de renda vai levá-lo à tentação sexual, mas isto pode acontecer. Se a cobiça levou a uma derrota militar, pode levar á uma derrota moral."

Deste modo, precisamos lutar contra todo e qualquer pecado. Um pecado pode parecer pequeno, mas ao entrar em nosso coração, certamente abrirá as portas para outros maiores entrarem, como os grandes assaltantes fazem usando crianças para entrar primeiro e abrir portas, onde um adulto não passa. 

Deus nos dá graça para lutarmos, somos nós mesmos que precisamos ser obedientes, vigilantes, orarmos e resistirmos pela graça de Deus a todo pecado, sem menosprezar nenhum. E, se pecarmos, como sendo um acidente, que confessemos pois Ele é justo é fiel para nos perdoar! 

Alexandre Pereira Bornelli

CONVERSÃO FARAÔNICA.

É conhecido o ditado: "pra quem está se afogando, jacará é tronco". Isto, para dizer quer uma pessoa em desespero agarra-se a qualquer coisa, no intuito de se salvar. 

Pensando nisto, vemos hoje em dia muitas pessoas agindo como Faraó agiu na Bíblia quando Deus enviou as 10 pragas para que ele libertasse o povo de Israel. 

Quando, em Êxodo 9:27,28, Deus enviou a 7ª praga, Faraó, disse: "Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: Desta vez, pequei. O Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos ímpios. Orai ao Senhor. Basta de trovões e de chuva de pedras da parte de Deus. Eu vos deixarei ir; não ficarei mais aqui". Veja: Faraó disse que pecou! 

Reconhecer que pecou sem arrependimento não é verdadeiro reconhecimento! Muitas igrejas, hoje em dia, iriam dar um ministério a Faraó e iriam explorar financeiramente seu testemunho com shows e visitas em igrejas com o slogam: "Venham ouvir o testemunho da incrível conversão de Faraó". 

Mas, muita calma nessa hora. Leia atentamente os versos 34 e 35: "Quando Faraó viu que a chuva, as pedras e os trovões haviam cessado, continuou a pecar e endureceu o coração, tanto ele como seus subordinados. Assim, o coração de Faraó se endureceu, e ele não deixou que os israelitas partissem, conforme o Senhor havia falado por meio de Moisés". O contexto destas passagens mostra claramente a soberania de Deus sobre Faraó.

Atualmente, muitas pessoas têm falsas conversões como a de Faraó. Quando estão sofrendo, quando perdem emprego, quando estão com problemas de saúde na família, quando algo trágico lhes ocorre, então fazem promessas ao Deus que não conhecem. Querem fazer negócio com Deus. Prometem e fingem uma espiritualidade, como se isso resolvesse seus problemas. Quanto engano! 

A verdadeira conversão pode até se dar num momento de dificuldade nossa. Deus pode fazer tudo o que Ele quer e usar as circunstâncias difíceis para levar alguém a crer nEle. Não tenho dúvida alguma disso! 

Contudo, não é porque alguém se mostra crente em Deus, com expressões do tipo "graças a Deus", "Deus é quem sabe", etc, em momentos difíceis da vida que indica seguramente, que tal pessoa foi realmente salva. É preciso crer de coração e confessar a Cristo como Senhor e Salvador para ser salvo (Leia João capítulo 3). 

Não se iluda: agarrar-se a Deus somente quando as coisas estão ruins pra você não te torna um filho de Deus. 

Se de fato você foi alcançado pelo amor e pelas misericórdias de Cristo, crendo nEle verdadeiramente, você manifestará arrependimento dos seus pecados e a perseverança em continuar crendo nEle independentemente das circunstâncias terem se resolvido ou não do jeito que você queria, será uma prova robusta de que sua fé é bíblica e, portanto, verdadeira!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OUVINTE NEGLIGENTE OU OPEROSO PRATICANTE?

Ouvir e até gostar de ouvir a Palavra de Deus, por si só, não resolve nosso problema. Para ouvirmos com proveito a Palavra de Deus, primeiramente, precisamos nos livrar de toda impureza e maldade em nosso coração, confessando nossos pecados e buscando a santidade. Não podemos esperar que a Palavra frutifique onde há impureza e pecados não confessados! 

Tiago combate em sua carta, capítulo 1: 21 a 25 aqueles que ouviam e não praticavam; ouviam, mas suas vidas não estavam de acordo com a verdade de Deus; ouviam, mas não obedeciam! Estes, segundo Tiago, estão enganando a si mesmos, o que é o pior engano! Precisamos ouvir a Palavra de Deus, afinal a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus! 

Contudo, se apenas gostamos de ouvimos, se apenas nos contentamos em frequentar cultos, se ao ouvirmos vamos embora como se a Bíblia não nos mostrasse nossos pecados, nos levando a um profundo arrependimento, se não meditamos, se não oramos pedindo capacidade para crermos e obedecermos, somos ouvintes negligentes, estamos nos enganando. 

Temos uma avaliação falsa sobre nossa real condição espiritual. Somos como quem olha rapidamente diante de um espelho e logo vai embora, esquecendo-se de como era. Não vemos nossos defeitos, não tomamos medidas com relação ao que vimos de errado. 

Às vezes, por olharmos rapidamente e sem interesse, nem vemos o que precisa ser mudado. Não clamamos por misericórdia. Não reconhecemos nossos pecados. Que condição terrível! A Palavra de Deus precisa ser lida com calma. 

Precisamos meditar e orar, pois como um espelho, ela refletirá nossos pecados e nos levará a um arrependimento verdadeiro!

Quem é você: é apenas um ouvinte profissional de sermão? Alguém que não perde uma reunião, mas que também não está sendo transformado pela Palavra? 

Cuidado, isso é ser um ouvinte negligente. Isto é se enganar. Ou, pela graça de Deus, você é um operoso praticante? Alguém que ouve, medita e obedece ao Senhor? 

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

QUEM QUER?

Num famoso programa de televisão, o apresentar perguntava entusiasmado ao seu fiel público: "Quem quer dinheiro?!" Imagina o alvoroço da platéia! Mas, e se ele perguntasse: "Quem quer trabalhar?!". Seu ibope cairia meteoricamente.

Muitos pastores, infelizmente, agem desta mesma maneira nos púlpitos. Entusiasmados, porém enganados e enganando o povo, eles perguntam: "Quem quer ser abençoado?! Quem quer felicidade?! Quem quer uma família restaurada?!" 

Com certeza o povo se manifesta e esse "pastor" se torna popular. Muitos levantam as mãos, vão à frente manifestando seu interesse, outros, mais enganados, até doam dinheiro ou bens para ter essas coisas em troca.  

Mas, e se algum pastor perguntar: "Quem quer andar em obediência nos caminhos do Senhor?! Quem quer ter a Bíblia como regra de fé prática?! Quem quer confessar seus pecados?! Quem quer pedir perdão para as pessoas que ofendeu?! Quem quer renunciar aos prazeres transitórios do pecado para servir a Deus em santidade?!" 

Talvez, a partir da segunda pergunta não haveria mais ninguém o ouvindo. Esse pastor será considerado ultrapassado, radical e pessimista. Muitos querem coisas, benefícios, querem moleza, facilidade, comida na boca, querem uma religião vida mansa, nos dizeres do J. I. Packer. 

Porém, o que a Bíblia nos ensina é que Deus mesmo é o verdadeiro evangelho e que nós devemos buscá-Lo em arrependimento. Tudo o que precisamos está em Cristo Jesus. Deus é suficiente à nós! Com Ele, as coisas lícitas desta vida ocuparão seus devidos lugares. 

Nossa felicidade não dependerá de ter ou de não ter. Mas, sim, de termos a Cristo!  Fora de Jesus não há nada de Deus para nós. Sem Cristo como Senhor e Salvador pessoal tudo é sem valor, tudo passará e não trará a felicidade plena.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PERGUNTA VALENDO UM MILHÃO DE REAIS!

Num programa de televisão um tempo atrás um senhor perdeu o prêmio de 1 milhão de reais porque tinha 15 segundos para dizer quantas letras tem na frase escrita na bandeira do Brasil. Ele contou uma letra a mais porque pensava que era "ordem ou progresso". 

Tiago nos adverte em sua carta, capítulo 1, verso 22: "tornai-vos pois praticantes da Palavra e não somente ouvintes,enganando-vos a vós mesmos". Ouvintes E praticantes. Não é ouvintes ou praticantes. 

Devemos ouvir a Palavra, afinal, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Mas não devemos somente ouvir. É preciso acolhermos esta Palavra no coração e pedir que Deus nos capacite a obedecê-la. Caso contrário, estamos enganando a nós mesmos. Ouvir e praticar! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

domingo, 11 de outubro de 2015

O SANGUE DE JESUS!

Doar sangue é um gesto digno de reconhecimento. Existem pessoas precisando o tempo todo de doadores. 

Mas, jamais podemos esquecer que Jesus não doou seu sangue como nós doamos a outros: sentados, com um procedimento praticamente sem dor, rápido w com um lanche servido depois. Nada disso. Jesus derramou seu próprio sangue na cruz, morrendo em nosso lugar. Não foi uma espetada de uma agulha. Foram pregos numa cruz! Não serviram lanche pra Ele depois. Serviram vinagre! Cuspiram nEle! 

O sangue dEle nos perdoou e nos livrou da condenação eterna. Ele foi zombado e morto por causa dos seus pecados. E você ainda está vivendo ignorando tudo isso que Ele fez por você? 

Escute bem: Jesus não vai ficar triste pelos cantos, decepcionado consigo mesmo ou sentindo-se mal pelo seu desprezo para com Ele. Claro que não! Toda a culpa e todas as terríveis consequências de seu desprezo cairão totalmente sobre você mesmo! Quem crer será salvo, quem não crer, está condenado!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

FELICIDADE

Algum dia já agradecemos pelas dádivas diárias da vida, tais como: alimento, roupa, lugar pra morar, amigos, visão, audição, olfato, por podermos andar, respirar, ter consciência, e coisas deste tipo? 

Parece que de uns tempos pra cá, talvez do Éden pra cá, com a entrada do pecado,  estamos cada vez mais exigentes,  murmuradores e ingratos. O povo de Israel foi assim no deserto e nós também somos assim hoje. Perdemos o prazer e a gratidão nas coisas básicas, mas, essenciais da vida. O que é dádiva de Deus, parece não ser mais nada do que obrigação dEle para conosco. Absurdo! 

A vida é dom de Deus. É Ele quem sustenta nosso fôlego de vida. É Ele quem nos preserva em vida. É Ele quem nos capacita a trabalhar e a obter sustento. Tudo vem dEle. Nele existimos e nos movemos. Mas, e a gratidão por tudo isso, onde fica? Apenas na teoria? Está tão somente nas frases decoradas de "obrigado Senhor"? 

De fato, somos gratos a Deus? Reconhecemos que dependemos dEle pra tudo (João 15:5)? Ou estamos crendo que somos nós mesmos que controlamos nossa vida e que merecemos o que temos ou que merecemos muito mais do que temos? Olhemos para estes dois versículos e oremos sobre eles:

"Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes" (1 Timóteo 6:6-8). 

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5).

Contentamento que precisamos aprender (Fl 4:10 a 13). É algo em extinção em nosso meio, infelizmente. Insistimos em crer que o acúmulo de coisas traz contentamento.

 Perdemos a verdadeira razão dele que é sermos piedosos, que é viver a cada dia na presença de Deus, que é nos alegrar com as coisas básicas da vida, pois tudo é graça de Deus, que é ser feliz com o que temos e não com o que queremos ter um dia e, principalmente, felicidade é ter a certeza de que Cristo jamais irá nos abandonar!

Alexandre Pereira Bornelli