PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

UNS AOS OUTROS

Para aqueles que ainda pensam que a vida cristã é algo solitário, individual, sem necessidade de relacionamentos, de comunhão, de interação, sem necessidade do outro, que leiam estes textos bíblicos tão atuais, claros e exortativos:

Somos (...) membros uns dos outros - Romanos 12:5
Dediquem-se uns aos outros (Rm 12:10 - NVI)
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros (Rm 12:16, NVI)
Acolhei-vos uns aos outros (Rm 15:7)
Instruí-vos uns aos outros (Rm 15: 14)
Cumprimentai-vos uns aos outros (Rm 16:16)
Sede servos uns dos outros pelo amor (Gálatas 5:13)
Levai os fardos uns dos outros (Gl 6:2)
Aconselhai-vos (mutuamente) (I Tes 5:11)
Vivam em paz uns com os outros (I Tes 5:13, NVI)
Segui sempre o bem uns para com os outros (I Tes 5:15)
Sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor (Ef 4:2, NVI)
Sede bondosos e tende compaixão uns para com os outros (Ef 4:32)
Sujeitai-vos uns aos outros (Ef 5:21)
Suportai-vos uns aos outros (Cl 3:13)
Perdoai-vos mutuamente (Cl 3:13, ARA)
...estimular uns aos outros ao amor e às boas obras (Hb 10:24)
Confessai vossos pecados uns aos outros (Tg 5:16)
Orai uns pelos outros (Tg 5:16)
Amai uns aos outros de todo coração (I Pe 1:22)
Sede hospitaleiros uns para com os outros (I Pe 4:9)
Tendes todos uma disposição humilde uns para com os outros (I Pe 5:5).

Todos nós precisamos de Deus para tudo, inclusive, para amar as pessoas, e precisamos das pessoas certas para continuarmos amando a Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DUPLA CONVERSÃO: É POSSÍVEL?

O título pode cheirar heresia, mas será que é? A Bíblia fala de dupla conversão? 

Conversão é mudança de mente, de direção, de sentido. É uma mudança de 180º, embora para alguns seja, infelizmente, de 360º. Dizem que foram convertidos, mas continuam andando pelos mesmos e velhos caminhos do pecado.

A primeira conversão é aquela já conhecida, em que o Espírito Santo nos convence do pecado e nos tira do curso do mundo, nos liberta da escravidão do pecado, nos transporta do império das trevas e nos leva para o reino da luz, nos coloca em liberdade para dizermos não ao pecado e sim a Deus. Nossa mente e todo o nosso ser agora está convertido, direcionado para Deus. Sem pecado? Obviamente que não. Mas, mesmo ainda pecando, agora podemos dizer "não" ao pecado e viver uma vida que agrada a Deus. 

E a segunda conversão, qual seria? É possível desconverter-se? Biblicamente, não! O evangelho de João capítulo 10, dentre outros textos, nos garante que ninguém pode nos arrancar do Senhor. Que conversão seria essa então?

Mesmo convertidos da escravidão pecado, precisamos de conversão ainda. Tiago capítulo 4, verso 9 diz: "...converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza". Aqui, Tiago está se referindo à conversão do caminho e da curtição do pecado que um crente, já convertido, ainda está sujeito. 

É uma mudança de atitude em relação ao pecado, do qual ele já foi objetivamente liberto na cruz. Trata-se da cegueira espiritual onde a pessoa festeja o pecado enquanto deveria estar se lamentando profunda e sinceramente por tê-lo cometido. 

O que Tiago diz é para trocar o riso pelo choro, a alegria pela tristeza. Afinal, em um coração que foi realmente convertido ao Senhor, não pode haver alegria pelo pecado. Como podemos nos alegrar naquilo que foi a causa da morte de Cristo: o pecado?! Como podemos festejar aquilo que custou o próprio sangue do Salvador?! 

Pessoas estão chamando o mal de bem, o santo de profano e vice-versa. Estão desfrutando de impureza, sensualidade, pornografia, fofocas, rancor, amargura, ira, maledicência, orgulho enquanto deveriam estar chorando e se entristecendo diante do Senhor por ainda estarem vivendo desta maneira. Precisamos nos converter de caminhos que ainda nos seduzem e nos levam a praticar o pecado diariamente.

Somente os que foram realmente convertidos, podem, pela graça de Deus, converter-se diariamente dos maus caminhos que ainda seduzem, que ainda são atrativos, mas que levam à morte!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ANDANDO DE MODO DIGNO.

"ROGO-VOS, POIS, EU O PRISIONEIRO NO SENHOR, QUE ANDEIS DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS, COMO TODA HUMILDADE, MANSIDÃO, COM LONGANIMIDADE, SUPORTANDO-VOS UNS AOS OUTROS EM AMOR, ESFORÇANDO-VOS DILIGENTEMENTE POR PRESERVAR A UNIDADE DO ESPÍRITO NO VÍNCULO DA PAZ."  Efésios 4:1 e 2

Quando uma pessoa dirige mal e ainda desrespeita a legislação de trânsito, as pessoas perguntam: "quem te ensinou a dirigir?".

Quando alguém é um péssimo profissional e ainda desonesto, também perguntam: "onde você estudou e se formou?"

E quando você, dizendo-se cristão, é uma pessoa sem santidade, sem caráter, rancoroso, amargurado, irado, orgulhoso, impaciente, desonesto, glutão, mentiroso, preguiçoso, impuro, invejoso, beberrão e com palavras impuras e agressivas, as pessoas, com razão, perguntarão: "que Deus é esse que você diz crer? Que salvação é essa que você diz ter recebido? Que nova criatura é essa que você diz ser?"

Cuidemos para não sermos pedras de tropeço, envergonhando o bom e santo nome de Jesus com nossa vida. 

Andar de modo digno da vocação a qual fomos chamados é viver todos os dias evidenciando o fruto do Espírito (Gálatas 5:22 e 23) em todos o que fizermos e em todos os nossos relacionamentos.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

AMOR TEMPORAL X AMOR ETERNO.

Viralizou na internet o vídeo de um senhor com 93 anos que surpreendeu sua esposa com 92 anos, internada num hospital em seus últimos dias de vida, cantando pra ela a música que ela ouvia enquanto ele estava lutando na 2ª guerra mundial. Eles estão casados há 73 anos! 

Foi uma atitude realmente linda e digna de reconhecimento, ainda mais numa época descartável como a nossa que ao invés das pessoas consertarem as coisas, acaba jogando tudo fora; ao invés de consertarem o relacionamento de acordo com a Palavra de Deus, com perdão e reconciliação, acabam desistindo do casamento separando de fato ou morando juntos, mas sem qualquer afinidade, amor, companheirismo, fidelidade e prazer. 

O que leva um homem amar uma mulher, ou a mulher a amar um homem durante toda a vida? 

E o que leva Deus a nos amar eternamente, tendo iniciado antes da fundação do mundo? (Jeremias 31:3) O que havia em nós que pudesse ter atraído o amor desse Deus bondoso? Absolutamente nada! Se nós cremos e confiamos nesse Deus, quem poderá fazer com que Ele deixe de nos amar? Absolutamente ninguém! 

Sinta-se estimulado e desafiado a ler Romanos 8: 31 a 39. Aliás, Deus tinha motivos para nunca nos amar e mesmo assim continuar sendo o que Ele é! Leia Romanos 5:8 a 10 e comprove esta verdade! Se hoje nós o amamos, foi porque Ele nos amou primeiro! (I João 4:19).

Alexandre Pereira Bornelli

O TODO FOI SUBSTITUÍDO PELA PARTE

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.      

I Timóteo 4:8                       

Você compraria um carro só porque ficou fascinado com o volante? Ou, compraria uma casa só por que gostou da janela? Pagaria caro por uma camisa porque gostou de um botão?


Contudo, as pessoas se relacionam e se casam porque estão deslumbradas com a barriga sarada, com a perna torneada ou com o bíceps desenvolvido da outra pessoa. Não mais se valoriza a pessoa como um todo. 

Parece que muitos estão se casando com a barriga, a perna ou o braço de alguém. Neste caso, quando a pessoa envelhecer, quando seus músculos já não forem desenvolvidos, ou por algum problema de saúde, perder a estética, ou, ainda, quando encontrar outra pessoa mais em forma, desmorona-se o  relacionamento. 

Poucos valorizam o que realmente tem valor. Poucos são atraídos pela fé verdadeira da pessoa, pelo seu caráter, pela beleza física normal, por um coração manso, pacífico, generoso e amigável. 

As partes do corpo que enlouquecem a muitos antes do casamento, são a causa de enlouquecer realmente o relacionamento, pois isto não é base segura e nem bíblica para se valorizar em alguém e muito menos, condições que Deus ensina como prioridade para a pessoa, quer solteira, quer casada. 

Fazer exercícios é saudável. Cuidar do corpo de maneira equilibrada é bíblico. Que possamos, então, cuidar do nosso corpo de maneira saudável e normal. 

E que, seguindo o conselho bíblico, possamos com todo o nosso ser, exercitar ainda mais nossa fé, piedade e caráter cristão, buscando em Deus o equilíbrio necessário para vivermos como testemunhas do amor de Cristo.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 22 de setembro de 2015

PAI ENTREGA O PRÓPRIO FILHO À MORTE!

Não é tão comum, mas acontece, de um pai ou uma mãe entregar o próprio filho para a polícia, depois de saber que este cometeu algum crime e está foragido. Hoje mesmo, lendo o jornal, li uma notícia desta. 

Todos aqueles que são pais sabem como deve ter sido difícil esta decisão: entregar o próprio filho à polícia, para pagar o crime que cometeu. Entretanto, há muitos anos, houve algo ainda mais chocante! 

Leia atentamente esta boa notícia: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Romanos 5:8 a 10). 

Deus Pai enviou e entregou seu próprio, único, perfeito, santo e inocente Filho Jesus Cristo, para morrer, não por seus pecados, não para se salvar, mas, sim, para pagar os pecados de um povo, para salvar pessoas culpadas, sentenciadas à morte. Um povo que era ainda inimigo dele, um povo que lhe ignorava, que era pecador e que não merecia receber tal amor demonstrado na cruz.  

Quer notícia melhor, mais surpreendente e amorosa do que esta? E como estamos vivendo: ignorando esta verdade?

Alexandre Pereira Bornelli

domingo, 20 de setembro de 2015

A CARACTERÍSTICA DO VERDADEIRO DISCÍPULO!

"Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar assim como Ele andou". I João 2:6

Muitas pessoas querem andar por onde Jesus andou. Mas, infelizmente, poucos querem andar como Ele andou! Pensam que por irem ao mesmo lugar em que Jesus viveu os fará mais espirituais ou mais próximos dEle. Quanto engano! 

Mudar fisicamente de lugar nunca converteu ninguém. A Bíblia diz que o verdadeiro discípulo é aquele que anda como Jesus andou, ou seja, em pureza de vida, santidade, perdão, praticando a justiça de Deus e dando testemunho fiel ás Escrituras. 

Mas, isto, poucos querem. Em contraste, vemos multidões confiando sua fé não na pessoa de Cristo, mas em lugares visitados. Ser discípulo não é, em si mesmo, ir ao lugares que Jesus viveu. 

Podemos definir assim: um verdadeiro discípulo de Jesus pode tranquilamente, sem qualquer problemas, visitar os lugares que Ele viveu. Mas, nem todos que visitam tais lugares são, por isso, verdadeiros discípulos de Cristo. 

Somente nossa fé no sacrifício de Cristo nos faz novas criaturas, nos salva, nos perdoa e justifica diante de Deus.  

Portanto, todos os verdadeiros discípulos de Cristo devem andar, na cidade onde moram, como Jesus andou, se posicionar como Ele se posicionou diante das tentações, se relacionar como Ele se relacionou, amar como Ele amou, perdoar como Ele perdou, odiar o pecado como Ele odiou. 

Claro, igualzinho a Ele ninguém será, porque Ele era Deus. Mas, este deve ser o nosso alvo: sermos como Cristo! Isto é ser discípulo! Que o Espírito Santo nos convença desta verdade.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SUJEITAR A DEUS E RESISTIR AO DIABO!

Em uma época onde está em alta a profissão de Personal para todo tipo de atividade, cuidemos, vigiemos e oremos para  não sermos clientes do Personal Tentador. Aquele que é especialista  em nos apresentar, de forma inofensiva, individual e personalizada uma tentação de acordo com nossas fraquezas específicas. Isto, por que somos diferentes uns dos outros, temos desejos  e fraquezas diferentes. 

Nem todos nós somos tão vulneráveis ou tão resistentes nas mesmas áreas. O que para um é algo muito difícil de resistir, para outro poderá ser mais fácil resistir e vice-versa. 

Em Tiago 4:7 lemos: "Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós".  Obedeçamos à ordem: 1º Sujeitar a Deus e, 2º Resistir ao diabo. Sem sujeição a Deus, não há como resistir ao diabo. 

Por fim, meditemos com cuidado nesta afirmação feita por Tim Challies: "Onde você pecaria se você pudesse pecar - pode ser muito bem o lugar onde você pecará quando você for tentando a pecar".

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O QUE TEM A VER SEU TEMPO DE ORAÇÃO COM O SEU COMPUTADOR?

Antigamente as pessoas oravam por mais tempo pelas manhãs. Sabe a razão? Por que seus computadores eram mais lentos. Hoje, com a modernidade das máquinas, o tempo de oração diminuiu. Mas, o que tem a ver uma coisa com outra? 

É que muitas pessoas oram somente durante o intervalo entre o apertar o botão do computador e ele realmente estar completamente pronto para o uso. E antes, os computadores eram lentos, esse intervalo era longo. Então, tinha mais tempo de oração. 

Hoje, esse intervalo está muito curto. Mal se aberta no botão de "ligar" e o computador ou notebook, ou tablet ou Smartphone e eles já estão prontos para o uso. 

Então, a oração fica também muito reduzida. De qualquer forma, quer quando os computadores eram mais lentos ou os atuais, mais rápidos, o fato é que se formos dedicar nosso precioso e insubstituível tempo de oração nesses intervalos ou para preencher algum momento ocioso, estamos desprezando a Deus e o meio de graça que é a oração. Sim, podemos orar em qualquer lugar e em todo momento. Mas, não podemos orar somente em fila de banco, quando o semáforo estiver fechado, quando estivermos esperando algo, etc. 

É preciso que tenhamos também um tempo exclusivo para a oração, um tempo a sós com Deus, quietos, sem pressa, sem ficar esperando a luz do aparelho sinalizar que ele já está pronto para o uso. 

É a agitação do mundo moderno, é suposta falta de tempo que temos, é a correria do dia-a-dia, é mente agitada e sobrecarregada com as coisas deste mundo, é o coração inquieto que nos rouba o precioso tempo de oração e meditação na Palavra de Deus que devemos ter todos os dias. 

Que, pela graça de Deus, nos arrependamos disto enquanto há tempo!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O SEPULCRO NÃO FAZ MILAGRES!

Jesus morreu e esteve num sepulcro. Contudo, Ele venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia porque era o próprio Deus que veio a esta terra em forma de homem para nos salvar. Ele ressuscitou como Senhor porque morreu como Senhor. O sepulcro não fez com que Ele se tornasse Deus. Ele já era Deus! 

O sepulcro não faz milagre na vida de ninguém. Não fará na sua e não fará na minha. O sepulcro não converterá ninguém a Cristo. Não adianta pensarmos que podemos viver desprezando a Deus, sem santidade, sem temor e ignorando que Ele é o Senhor e Salvador e pensarmos que depois que morrermos, estaremos salvos desfrutando do Seu amor. Lembre-se: o sepulcro não faz milagres. 

Um apresentador famoso de TV já disse: "compensa morrer pra ver como é". Porém, o apóstolo Paulo disse "Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Quanta diferença entre o que especula sobre a morte e Paulo que a tem como lucro, porque a vida dele era Cristo! Não compensa morrer se não estamos vivendo para Deus. Neste caso, a morte nos trará completo e eterno sofrimento, segundo as Escrituras. 

J.C. Ryle já disse que " como poderemos nos sentir felizes e à vontade no céu, se morrermos destituídos de santidade? A morte não opera automaticamente alguma transformação. O sepulcro não impõe qualquer alteração". Esta transformação que Ryle ensina que não haverá é no sentido de morrermos incrédulos e ressuscitarmos crentes. 

Claro, os crentes que morrerem em Cristo, ressuscitarão num corpo imortal, livre do pecado, que jamais sofrerá qualquer dor ou dano. Mas, quanto à transformação de morrer incrédulo e ressuscitar crente, isto jamais ocorreu e jamais ocorrerá. Nesse sentido é que o túmulo não fará qualquer alteração na vida de ninguém. 

Por isso, precisamos crer e ser transformados enquanto estamos vivos. E, até quando estaremos vivos? Não sabemos, apenas Deus tem essa resposta. Ele é o autor da vida. A Ele pertence a salvação (Jonas 2:9). Então, se hoje estamos vivos, é hoje que precisamos orar pedindo fé para crermos em Jesus como Senhor e Salvador, para sermos novas criaturas e desfrutarmos desde já de Sua maravilhosa paternidade, cuidado e amor. 

Assim, quando morrermos estaremos para sempre, eternamente, desfrutando de Sua gloriosa presença, amor e paz, porque cremos em vida. Não confie na Sepultura. Confie em Cristo hoje para ser transformado!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

NÃO SEJAMOS FISCAIS DA VIDA ALHEIA.

Quem já recebeu um comunicado de trânsito dizendo: "Continue assim, você passou por 38 radares este mês e estava dentro da velocidade permitida em todos eles!" Quem? E por qual razão nunca recebemos? Ora, pelo simples fato de que a finalidade do radar é constatar e evidenciar o erro e não o acerto. Quando passamos dentro do limite permitido, ele não se manifesta. Mas, quando avançamos a velocidade permitida, será rápido em se manifestar.

Existem pessoas que são como esses radares móveis. Elas acreditam que existem e tem autoridade para fiscalizarem a vida dos outros. 

Assim como os radares, elas nunca manifestam alegria pelas pessoas, quando observam que elas estão progredindo na fé e desenvolvendo a salvação. Nunca reconhecem quando alguém está sendo transformado para melhor.  Antes, se calam nestas circunstâncias. Mas, ao menor sinal de alguma "infração" em que  elas, por se considerarem juízes sobre tudo e todos, julgam por si mesmas terem o outro cometido, então, como os radares móveis, serão as primeiras a evidenciarem, a comunicarem e a emitirem cobrança e crítica pelo erro dos outros. 

Seria engraçado se não fosse trágico, o fato de que elas mesmas nunca flagram seus próprios erros, nunca são rigorosas consigo mesmas. Ao contrário, são excessivamente misericordiosas consigo mesmas, justas aos próprios olhos, mas com os outros, são duras e julgadoras carrascas. Criticam e fiscalizam a vida dos outros, quando elas mesmas estão vivendo pior.

Ao invés de fiscalizarmos o outro, oremos por ele. Ao invés de listarmos os erros das pessoas, olhemos para nosso coração orgulhoso e julgador. Ao invés de vivemos para tirar os cisco do olho do irmão, tiremos a trave dos nossos próprios olhos. Ao invés de querermos ser juízes das pessoas, procuremos nos colocar ao lado delas, ajudando quando preciso, orando sempre e dispostos a perdoar.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

POUCA DURAÇÃO.

Hoje em dia sofremos justamente por não sabermos sofrer corretamente. Ao vermos ou lermos o jornal, encontramos cenas trágicas de guerras, assassinatos, corrupção e todo tipo de violência. Claro, no momento isto nos impacta fortemente. 

Mas, o impacto dura pouco. Logo após tais notícias, surgem outras que mostram os gols da rodada, lugares fantásticos para viajar, etc. Aquela realidade não nos impacta como deveria. Não nos faz refletir sobre a vida, sobre como o pecado está se alastrando na sociedade. Como o mundo sem Deus caminha de mal a pior. Logo somos distraídos com lazer, comida e diversão.

O problema aumenta quando lemos a Bíblia. Vemos nas Escrituras os mandamentos de Deus nos exortando a uma vida santa, pura, a praticarmos a verdade, a perdoarmos, a pensarmos nas coisas do alto, a fugir das paixões da mocidade, a lutarmos contra o pecado, a cuidarmos do que estamos vendo e ouvindo, e a fazer tudo para a glória de Deus! 

Entretanto, ao mesmo tempo que somos impactados com toda esta verdade bíblica, logo nos distraímos com as coisas deste mundo, coisas até mesmo lícitas, porque as ilícitas sabemos que são pecaminosas. Então, não meditamos mais no que lemos, não refletimos com paciência sobre a Palavra de Deus, não pensamos na brevidade da vida, em nossa necessidade de amar a Deus acima de todas as coisas. 

Não refletimos mais sobre como estamos vivendo, nossas prioridades. Arrependimento não entra em nossas buscas diárias. O impacto em nossa vida dura pouco, por completa e inteira irresponsabilidade nossa que buscamos distrações vivendo como se esta vida fosse tudo o que temos para viver! 

Aprendamos a pensar nas coisas do Alto, a meditar, a aproveitar o tempo, pedindo discernimento para vivermos segundo a vocação a qual fomos chamados por Cristo.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR; NOS ALEGREMOS NELE!

Existem pessoas que dizem: "Olha que dia perfeito Deus fez pra mim (só pra mim): está sol, sem vento, do jeito que eu gosto!" Será que é isto mesmo? E o que dizer daqueles que estavam precisando de chuva, seja para melhorar umidade do ar porque sofrem de problemas respiratórios, seja porque preferem chuva e frio, ou ainda, para que sua lavoura fosse favorecida? Então, o dia de sol que Deus fez pra determinada pessoa, prejudica o outro. Pode isso?

O que a Bíblia diz? Bom, no Salmo 118:24 diz: "Este foi o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele".  Aqui não fala de dia ensolarado ou chuvoso, clima seco ou úmido.  O salmista não fala que o dia estava do jeitinho que ele prefere.

Antes, fala que Deus fez e faz cada dia para que vivamos alegres por termos a oportunidade reconhecermos suas misericórdias que se renovam a cada manhã e de vivermos para a Sua glória, ainda, obviamente, que este dia não esteja do jeito que estávamos esperando, seja um dia de sol ou de chuva.

Devemos alegrar em Deus e porque foi Ele quem fez o dia que é fruto de seu amor e não porque o dia está do jeito que eu gosto. Quando me alegro no dia porque o dia está do jeitinho que prefiro, então meu próprio gosto torna-se o padrão e a referência para meu comportamento.

Neste caso, quando o dia não estiver do jeito que mais gosto, não terei motivos para me alegrar e sim, de murmurar. Veja como é sutil e perigoso isso. Contudo, quando tenho a certeza da soberania de Deus e que Ele faz as coisas conforme o conselho da Sua bondade e vontade, então tenho razões bíblicas suficientes para me alegrar todos os dias, de segunda a segunda, quer faça chuva ou faça sol.

Deus é a fonte da alegria e não mais as minhas preferências, ainda que eu possa tê-las. Caso contrário, seremos como crianças quando ganham presentes dos pais, se os presentes eram aqueles que elas queriam, então se alegram. Caso contrário, ficam emburradas e mal humoradas com o pai.

Alexandre Pereira Bornelli