PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 31 de julho de 2015

O QUE CONFUNDIMOS, A BÍBLIA ESCLARECE!

CONFUNDIMOS:
Convicção teológica com arrogância;
Mansidão com frouxidão;
Humildade com pobreza;
Arrogância com riqueza;
Amor com nunca discordar de ninguém;
Alegria com riquezas;
Paz com ausência de guerra;
Perdoar como adiar a vingança;
Espiritualidade com hábitos religiosos.

A BÍBLIA ENSINA QUE:
Convicção teológica verdadeira gera humildade;
Mansidão é não amar a própria reputação e sim o nome de Deus;
Humildade não é questão financeira, mas sim a certeza de que diante de Deus somos miseráveis pecadores amados incondicionalmente;
Arrogância, embora possa ser despertada pelas riquezas, não está obrigatoriamente vinculada a ela. Antes, é fruto de crermos que somos bons e autossuficientes e que não precisamos de Deus e nem das pessoas;
Amor é atitude expressa também quando apontamos, amorosamente o erro das pessoas, sem cobrá-las, julgá-las, ou querendo mudá-las, sabendo que somos potencialmente capazes de fazer pior;
Alegria é resultado de andarmos nos caminhos de Deus;
Paz, na verdade, é resultado do perdão de Deus, do fato de termos sido justificados (Rm 5:1). Pessoas que não estão em guerra podem não desfrutar de paz com Deus se não creram nEle.
Perdoar é não ressentir o problema, é enterrá-lo e nunca mais usar o fato para atingir a pessoa, nunca mais jogar o problema na cara do outro, mesmo lembrando do que aconteceu.
Espiritualidade é ter o coração transformado pela Palavra de Deus, ter motivações corretas e não apenas mudança exterior de hábitos e semblantes religiosos.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 30 de julho de 2015

ADORADORES OU PRESTADORES DE SERVIÇOS?

É incrível como conseguimos:

a) estudar e aprender muitas coisas;
b) obter sucesso e ganhar dinheiro;
c) casar e sustentar uma família;
d) trabalhar e ser alguém de destaque;
e) quebrar recordes e ser excelentes artistas;
f) falar vários idiomas e construir monumentos;

Mas, ainda falhamos diariamente em depender de Deus, em perdoar; amar; respeitar, reconciliar, viver em união e em paz com Deus e com as pessoas e para a glória de Deus. 

Enquanto não aprendermos a viver assim, de que valerá toda esta lista de conquistas? Deus não quer músicos, doutores, atletas, artistas ou  outros profissionais quaisquer. Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade! 

Mas, se formos adoradores como a Bíblia determina, então nossas atividades e dons nesta vida glorificarão a Deus. Caso contrário, podemos ser honrados e qualificados para todo e qualquer tipo de profissão nesta vida, sermos pessoas até de renome internacional, mas para Deus, isso de nada valerá!  Não podemos ser como prestadores de serviços que prestam culto a Deus em momentos da semana e depois estamos livres e de folga. Toda a nossa vida deve ser um culto a Deus. Devemos ser adoradores o tempo todo!

Portanto, não usemos os dons e a capacidade que Deus nos deu glorificarmos a nós mesmos e para nos isolarmos dos outros e da vida da igreja! Adoremos a Deus com todo o nosso ser e em tudo o que fizermos!

QUEM É JESUS PRA VOCÊ?

Charles Swindol conta em seu livro sobre Jesus que certa vez Jesus perguntou a um de seus discípulos:"Quem o povo diz que eu sou?" 

Não, obviamente, porque ele estava preocupado ou inseguro a respeito de sua identidade verdadeira. Mas, para dar a oportunidade ao discípulo de mostrar sua fé nEle.

Hoje, porém, muitos pastores em pregações para agradar a homens, perguntam: "Quem que você quer que Jesus seja?"

Muitos pastores apresentam um Jesus que não é o da Bíblia. Um Jesus que se adapta ao gosto de cada um. Que os sirvam como um mordomo. Nada mais pecaminoso! 

Por isto cresce no censo o número de evangélicos, mas diminui o número de verdadeiros convertidos. Do jeito que hoje se dizem crentes, amanhã negam Jesus na primeira tribulação ou necessidade. Como já disse C S Lewis: "Ou Jesus é o Deus encarnado ou foi um lunático"!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 27 de julho de 2015

IGREJA: MUSEU OU HOSPITAL?

Sabemos que a igreja não  é um museu de santos, mas, sim, um hospital para pecadores. Ali, reunidos, estão todos aqueles que foram convencidos pelo Espírito Santo de que precisam de Jesus, pois estão afastados deles, são pecadores. Bom, pelo menos esta verdade deveria ser a realidade. 

Mas, infelizmente, sabemos que muitos que se reúnem e que estão ali há anos, estão por costume, medo, para negociar com Deus, para impressionar e agradar a outros, estão por tradição familiar e outros motivos errados. 

A igreja não é lugar de gente perfeita, pois essa gente nao existe! Mas, a igreja deveria ser o lugar de gente que ama a Verdade, que sabe que precisa desesperadamente de Cristo, lugar de pessoas que não confiam mais em si mesmas para a salvação, de pessoas que, crendo no sacrifício e no que Jesus fez na cruz, trocaram o ódio pelo amor, a amargura pelo perdão, a vingaça pela reconciliação,  a impureza pela santidade, a fofoca por palavras que edifcam, a impaciência pela longanimidade, o ressentimento pelo perdão, a ira pela bondade e o orgulho pela mansidão.  

Lugar de pessoas que dependem de Deus que amam o próximo, mesmo que imperfeitamente, mas que estão progredindo em amar corretamente cada dia mais, na dependência do Senhor. Pessoas que não têm mais prazer em manifestar as obras da carne como ira, ódio, ressentimento e vingaça. Mas, sim, prazer no amor fraternal.

O que Deus espera do seu povo, que é a igreja, não é perfeição. Claro que não, afinal, foi Ele quem nos criou e sabe tudo a nosso respeito. Mas, Ele espera que pratiquemos a verdade, pois "Ele ama a verdade no íntimo" como concluiu Davi no Salmo 51:6. 

O que Ele espera é que vivamos vidas piedosas, para, quando nos reunirmos, não darmos ânsia no Senhor com nossa mornidão espiritual e nossa falsidade espiritual. Portanto, busquemos confessar nossos pecados e não os pecados dos outros. 

Ser igreja sem manifestar cada dia mais o caráter de Cristo pode ser tudo, clube, ajuntamento de pessoas, menos igreja!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 23 de julho de 2015

AMIGO DE DEUS OU AMIGO DE QUEM É AMIGO DE DEUS?

Sempre existiram cristãos com baixo nível pessoal de piedade em todas as épocas. Mas, acho que não tanto como nos tempos atuais.

ANTIGAMENTE, dentre outras virtudes, era comum encontrar cristãos que: lutavam arduamente contra o pecado; buscavam incessantemente a santidade; renunciavam a muitas coisas lícitas para dedicar-se mais ao Senhor; tinham conhecimento profundo das Escrituras; se dedicavam à família, que se envolviam na igreja onde se reuniam, tinham uma vida de oração intensa e diária, eram piedosos; vivam com simplicidade e devoção a Deus. A certeza de que eram pecadores que não mereciam o amor de Deus, que foram perdoados unicamente pela misericórdia do Senhor reinava em suas mentes e relacionamentos. Basta lermos suas biografias! Ficamos envergonhados.

ATUALMENTE, porém, os cristãos que não faltam muito nas reuniões, que não bebem, não jogam e não fumam, que sabem alguns versículos isolados (ainda que os usem fora de contexto), que pedem oração o tempo todo ao invés de orarem; que vivem constantemente mal na vida familiar e na vida comunitária, mas que demonstram espiritualidade em falas decoradas, já são considerados heróis da fé. 

Muitas pessoas hoje em dia creem que não são tão ruins ou pecadores como as outras, a justiça própria está em alta! Por isso, se iludem pensando que por fazerem isso ou aquilo, são piedosas e espirituais. O nível da verdadeira espiritualidade dos cristãos de hoje abaixou assustadoramente! 

Antes, a vida pessoal com Deus era algo essencial. Eles buscavam ao Senhor, confessavam pecados, desejavam um relacionamento com o Criador e Salvador! Hoje, todavia, contentam-se em ouvir, conhecer, tirar foto, ter como amigo no facebook e dizer que ouvem pregações no youtube de homens e mulheres que realmente têm vida e relacionamento correto e pessoal com Deus. 

Parece que preferem serem amigos de verdadeiros amigos de Deus, do que buscarem um relacionamento, eles mesmos,  direto com o Senhor! Voltemos ao verdadeiro evangelho e às antigas, atuais e eternas verdades bíblicas!

Se você é amigo de Deus, se você obedece a Deus, pois este é o critério para sermos Seus amigos (João 15:14), então é muito bom termos amigos que também são amigos de Deus. Mas, se não temos este relacionamento com Deus, então não basta termos amigos que são amigos de Deus. Precisamos nós mesmos orar e pedir para que Deus nos salve para que possamos ter um relacionamento pessoal com Ele de filho para Pai, de criatura para Criador!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 22 de julho de 2015

INGRATIDÃO.

Poucas atitudes agridem e machucam tanto como a ingratidão.

São filhos que não reconhecem todo o carinho, cuidado, zelo, dedicação, renúncia, investimento físico, espiritual e financeiro dos pais.
São pais que não reconhecem o amor e a dedicação dos filhos.

São membros de igreja que são ingratos à própria igreja onde foram alimentados espiritualmente, onde seus filhos crescem ouvindo a Palavra e onde os pastores cuidam de suas vidas espirituais.
São pastores ingratos pela igreja onde servem e pelos membros que não lhes dão o retorno que esperavam.
São maridos ingratos com suas esposas. São esposas ingratas com seus maridos. Vizinhos ingratos. Amigos ingratos.

Isto tudo, mostra um problema ainda maior: que somos ingratos com Deus! Observemos o exemplo de Adão. 

Quando Adão foi repreendido por Deus no Éden, demonstrou ingratidão com Eva, que por sua vez, mostrou-se ingrata pela atitude da serpente. E, se voltarmos nosso raciocínio, veremos que no fim das contas, a ingratidão deles era com Deus que Deus Eva a Adão e que permitiu a serpente agir. 

Outro exemplo forte é o provo de Israel que apesar de ter sido tirado com mão forte do Egito, da servidão, ficou totalmente ingrato a Deus durante a peregrinação no deserto, apesar de Deus sempre enviar alimentos e cuidar milagrosamente dele. 

R.C. Sproul disse algo muito oportuno: "Ingratidão é assunto sério. As Escrituras têm muito a dizer sobre ela. A falha em ser agradecido é a marca tanto do pagão quanto do apóstata.Tudo que nós temos e tudo que somos devemos, em última análise, a nosso Criador. Menosprezá-lo negando-lhe gratidão apropriada significa exaltar a nós mesmos e rebaixá-lo." 

A ingratidão e o orgulho andam juntos, pois somos ingratos por sermos orgulhosos ao crermos que merecemos sempre mais. Portanto, oremos para que Deus nos capacite a sermos homens e mulheres gratos à Ele por tudo e, assim, essa gratidão se estenderá em nossos relacionamentos, começando em nossa própria casa, com nossos familiares. A ingratidão leva à murmuração, fofoca, maledicência, rancor, amargura e a todo tipo de pecado de insatisfação.

Termino citando I Tessalonicenses 5:18: "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus" e Salmos 136:1: "Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre".

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 21 de julho de 2015

LEVANTEI A MÃO NUM APELO, ESTOU SALVO?

Vivemos numa cultura relâmpago, onde as coisas têm que acontecer num piscar de olhos, e esse piscar não pode ser de sono porque demoraria muito.

Em nossa salvação a única coisa que acontece num piscar de olhos é a  regeneração, porque é somente Deus quem faz essa obra. Mas, uma vez regenerados, nada mais acontece num piscar de olhos. Uma vez regenerados, precisamos desenvolver nossa salvação, precisamos caminhar pelo caminho da santidade e ter uma vida de constante arrependimento.

Com isso, podemos dizer que o fator decisivo que demonstra que fui salvo não é o fato de que levantei as mãos num apelo feito pelo pastor, ou porque recebi uma oração de alguém. A Bíblia não diz que aquele que levantar as mãos num apelo, chorar ou receber uma oração será salvo. Ela diz que aquele que crer e perseverar até o fim será salvo! Perseverar até o fim!

O amor de Jesus foi perseverante, pois em João 13 lemos que Jesus nos amou até o fim! Não foi um momento de amor, uns minutos de intenso amor. Mas, sim uma vida inteira de puro e profundo amor, que terminou com sua morte em nosso lugar!

Portanto, crer e perseverar até o fim andam juntos na salvação! Esta é a mensagem da Bíblia! E para crer e perseverar, só mesmo pela graça

Alexandre Pereira Bornelli

QUEM VAI COMEÇAR?

O problema da nossa leitura bíblica é que a fazemos pensando no outro. 

"Ah se fulano praticasse isso. Ah se meu cônjuge mudasse conforme a Palavra diz. Ah se meus filhos me honrassem. Ah se meus pais fossem diferentes. Ah se meus vizinhos fossem mais amigáveis. Ah se os irmãos da igreja me amassem mais. Ah isso e ah aquilo".  

Exigimos humildade, mansidão, perdão, longanimidade, generosidade, bondade e piedade dos outros o tempo todo. 

Contudo, nós mesmos não praticamos tais coisas! A Bíblia nos exorta a nos humilharmos, a nos enchermos do Espírito para produzirmos seu fruto em nossos relacionamentos, a sermos bondosos, mansos, perdoadores com os outros. 

Não é desejar que o outro se humilhe, que o outro seja bondoso, que o outro peça perdão, etc. É preciso que paremos de cobrar dos outros e comecemos a praticar a Palavra de Deus. Mas, nós ainda insistimos em empurrar essas verdades para os outros praticarem, julgando que não precisamos porque já somos bons ou praticantes o suficiente. 

Entramos num ciclo insano onde um um espera o outro começar e ninguém nunca começa. 

Quando formos ler a Bíblia, oremos para que Deus nos leve a obedecê-la independentemente se o outro irá obedecê-la também, embora nós desejemos que ele também o faça para o seu próprio bem espiritual. 

Pense: caso você esteja doente e o médico lhe prescreva a medicação, você irá tomar se os outros pacientes tomarem também, ou irá tomar independentemente deles? 

Então, precisamos nos ver diante de Deus, como realmente somos: pecadores que precisam da graça de Deus para lhe obedecer pois isto esta é a vontade de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VIVEMOS NUM ELEVADOR!

Sabemos que ambiente de elevador é chato. Pouco tempo ali parece ser longas horas. Ninguém se olha. Ninguém se cumprimenta. Ninguém está gostando de estar ali. Todos estão loucos para sair daquele ambiente estranho, silencioso, apertado e nada amigável. Estamos apenas divindo o mesmo espaço porque subir pela escada é pior (em alguns casos). 

O problema é qua ao sairmos do elevador, o que parece mudar é apenas o ambiente físico. Temos mais espaço para respirar, nos mexer, andar , mas, a frieza, o desinteresse,  o silêncio, a falta de cordialidade parece se estender para as ruas, o trabalho, a escola e até para igreja, infelizmente.

Charles Swindol disse que "nosso mundo está se tornando uma instituição imensa, impessoal e movimentada. Estamos dissociados uns dos outros. Embora vivamos num mundo lotado, estamos sozinhos, distantes. Os vizinhos não têm mais longas conversas junto à cerca do quintal. Arrogância e distânciamento tomaram o lugar do interesse e intercâmbio que havia antes. Parece que estamos ocupando um espaço comum, mas não temos interesses comuns". 

É triste, mas quem já não se sentiu assim? Não há preocuapação pelo outro. Não há interesse em ouvir as pessoas. Todos querem serem ouvidos, todos querem receber atenção, todos querem ser respeitados e considerados. Todos querem ajuda, compreensão e perdão. 

O problema é que se todos querem isso. Então, não sobra quem faça a outra parte: ouvir, ajudar, considerar, respeitar, perdoar, compreender, dar atenção, ser generoso e ajudar. 

É realmente um mundo cada vez mais populoso, mas, cada vez mais individualista e solitário. Ninguém sabe e, pior, não quer saber as necessidades dos outros, não quer descobrir como se pode ajudar, o que fazer para melhorar os relacionamentos em casa, com os vizinhos, no trabalho, na sociedade e na igreja. Todos querem receber e não dar; querem ser servidos e não servirem; querem ser perdoados, mas não querem perdoar.

Nos assemelhamos, mutias vezes, à crianças mimadas que só querem comida e brinquedo, sem qualquer responsabilidade e dever. 

Que o Espírito Santo nos incomode profundamente, a todos nós, para que saiamos de nosso individualismo pecaminoso e egocêntrico, para vivermos como aqueles que servem e não que querem ser servidos; aqueles que pensam nos outros e não apenas em si mesmos.

Afinal, Jesus deu-nos o exemplo, pois Ele veio para este fim, como lemos em Marcos 10:45: "Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas par servir e dar a sua vida em resgate de muitos".  

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 15 de julho de 2015

RESPONDA SE PUDER!

Tem gente que está tão dependente de teólogos como Paul Washer e Cia  que se for questionado sobre sua própria fé por alguém, ao invés de responder a razão dela como um cristão, vai pedir pra pessoa acessar o youtube e ouvir o que eles têm a dizer.

A Bíblia, porém, nos exorta em I Pedro 3:15 a 17: "Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias."

Vejamos que o texto exorta a santificarmos Cristo com nosso viver e a cada um responder sobre a razão da sua fé de forma mansa e respeitosa, pois isto envergonhará àqueles que estão nos acusando.
É muito proveitoso ouvir pregações fiéis as Escrituras e devemos ser gratos a Deus por ter levantados homens com este propósito!

Contudo, a questão é que não podemos ficar dependentes da fé deles e do conhecimento deles a respeito de Deus. Precisamos, cada um de nós, crescer na fé e no conhecimento de Jesus para que, cheios do Espírito Santo, estejamos preparados individualmente, para respondermos a razão da nossa fé à todos aqueles que nos perguntarem.

E, claro, depois de respondermos, podemos indicar vídeos de pregações e livros desses teólogos reformados para que as pessoas possam aprofundar o conhecimento bíblico. 

Alexandre Pereira Bornelli

VOCÊ CONSEGUE. ACREDITE!

Se você quiser passar o dia sozinho, você consegue.
Se você quiser passar o dia comendo e bebendo, você consegue.
Se você quiser passar o dia trabalhando, você consegue.
Se você quiser passar o dia distraído no facebook, você consegue.
Se você quiser passar o dia na internet, você consegue.
Se você quiser passar o dia preocupado, você consegue.
Se você quiser passar o dia reclamando, você consegue.
Se você quiser passar o dia cobiçando coisas, você consegue.
Se você quiser passar o dia reclamando de alguém, você consegue.
Se você quiser passar o dia à toa, você consegue.

Agora, se você quiser passar o dia em comunhão com Deus, pensando nas coisas do alto, meditando no grande amor de Deus, em sua volta que não demorará, você também consegue pela graça de Deus! 

E, para isto, você não precisa parar de fazer suas obrigações. Não precisa ficar isolado, sentando de olhos fechados. Aonde você estiver, você pode pensar e meditar na Palavra de Deus, pode orar, pode agradecer-Lhe pelo Deus bondoso que Ele é! 

Tente, você conseguirá, pois o Espírito Santo o capacitará para isto!

Alexandre Pereira Bornelli

CÉU E INFERNO.

Pouco se fala sobre estas duas realidades: céu e inferno. Mas, a Bíblia nunca se calou sobre elas. Jesus foi quem mais falou sobre ambas. 

A beleza do céu, justamente por ser o lugar onde a presença de Deus será plena e intensa, e onde a presença do pecado e todas as suas consequências jamais existirão é tão indescritível que é capaz de nos atrair mesmo quando não comparada com o terror do inferno. 

Não é o medo do inferno que nos arrasta para o céu, mas é a presença de Deus e o desfrute de Seu amor de forma intensa que nos atrai a ele. Por isso que alguém já disse que "ainda que não existisse inferno ele O amaria". 

Não é o medo do bandido que faz o filho amar o pai, mas o próprio pai, com seu amor, que atrai o amor do filho. Muito mais Deus nos atrai com seu amor eterno. Ele não precisa nos aterrorizar com o inferno para nos atrair a Ele, embora o inferno seja um lugar indescritivelmente terrível e de sofrimento. 

Lemos em Jeremias 31:3 o motivo de termos sido atraídos a Deus: "Com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí". Amor, benignidade e não medo do inferno. Por medo ninguém é verdadeiramente atraído, mas pelo amor e benignidade de Deus, sim!

Alexandre Pereira Bornelli

FÉ VERDADEIRA X FÉ FALSA.

A fé verdadeira está vinculada à pessoa de Jesus e, por isso,  nos leva a viver preparados para a Sua volta todos os dias. 

Essa fé nos faz examinar a nós mesmos para ver se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus em todas as áreas da nossa vida. Ela não se contenta com mera mudança de hábitos, mas sim, produz transformação real no coração, nos levando a amar a Deus e a Sua Palavra. Ela também produz constante arrependimento e certeza da salvação.

A fé falsa, por outro lado, nos leva apenas a especular qual o dia que Jesus voltará, sem, contudo, nos preparar para esse grande e terrível dia, sem nos levar ao arrependimento, à busca pela santidade e a examinar a nós mesmos. 

Essa fé, que é falsa, porque não está vinculada à Cristo, mas sim ao homem, se contenta com pequenas mudanças de hábitos, mesmo que nosso amor a Deus não exista. Ela despreza a importância da volta de Cristo como sendo o grande e terrível dia, pois ilude a pessoa pensando que está tudo bem, quando não está! Qual é a é que temos?

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 14 de julho de 2015

CEDER OU ENFRENTAR?

Não ceda! Vá em frente! Nunca desista! Seja valente! Insista! Não desanime!  

Para muitos a vida é motivada por estas frases. Em muitos aspectos, de fato, elas são válidas. Na busca de um emprego, nos estudos ou no desejo de melhorar o rendimento no esporte, por exemplo, precisamos de motivação para seguir em frente, não desistir, a despeito dos obstáculos que surgirão. 

Contudo, quando a nossa vontade conflita com a vontade de Deus, então todos nós precisamos ceder, conforme Martinho Lutero mesmo já disse. Esse "ceder" é rendição, é dobrar-se, é reconhecer que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para a nossa vida. 

Por outro lado, esse "ceder" não é inércia, não é deitar e ficar imóvel, tendo uma atitude passiva, esperando para ver no que vai dar. Antes, "ceder" implica em duas atitudes: desistir de querer que nossa vontade prevaleça sobre a vontade de Deus e, desejar e buscar fazer a vontade dEle. Viver fazendo a própria vontade é características dos ímpios, conforme Efésios 2.  

Quando tentamos prevalecer nossa vontade, ao invés de ceder diante da vontade de Deus, dos mandamentos de Deus, vivemos mal, nos relacionamos mal conosco mesmos e com todos ao nosso redor. A família é a primeira (não a única) a levar o golpe! A atitude mais sábia não é enfrentar a vontade de Deus, mas sim, ceder à ela!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 13 de julho de 2015

O ATIRADOR DE PEDRAS!

Imagine você andando pela rua. De repente, você encontra uma pessoa atirando pedras para o alto com toda a sua força. A cada pedra jogada, ela esbraveja e aumenta sua força e raiva.

Porém, entre uma pedrada e outra, você a interrompe e, sem entender nada, lhe pergunta: "o que está fazendo? A quem quer destruir ou acertar? Porque tanta raiva?" E o atirador de pedras lhe respondesse: "estou atirando pedras no sol, quero destruí-lo, não acredito nele"!
Qual seria a sua conclusão?!

Atitude mais absurda e insana é alguém pretender tentar destruir a Palavra de Deus, atirando contra ela argumentos filosóficos, científicos, toda a sua frustração, incredulidade e raiva. É mais fácil acreditar que o atirador de pedras conseguirá destruir o sol!

A Bíblia sempre foi o livro mais atacado de toda a história da humanidade. Ao longo de toda a história ela sofreu grandes atentados, mas jamais levou sequer um arranhão superficial. Ela permanece intacta, viva, verdadeira e eficaz! 

É preciso defendermos um leão contra o ataque de um coelho?! Evidentemente que não! Seria mais irracional ainda, pensarmos que nossa atitude de defender a veracidade, inerrância e infalibilidade das Escrituras é que irão garantir sua autenticidade, eficácia e veracidade. 

Não precisamos defendê-la, como se ela dependesse de nossa atitude para continuar sendo o que é. Ela, por ser a Palavra do próprio Deus, é inviolável por si só. O que precisamos é obedecê-la, testemunhá-la e praticá-la em nossa vida com a graça de Deus! 

Portanto, nenhum ataque, ofensa, agressão, incredulidade ou coisas piores poderão causar qualquer tremor ou abalo nas Escrituras. O fato de alguém odiá-la, desprezá-la, atacá-la, confrontá-la ou dar-lhe total descrédito não causará absolutamente nenhum dano à ela. A Bíblia foi, é e sempre continuará sendo a  Verdade inabalável, a Palavra inspirada de Deus, a qual é firme, real, eficaz, viva e transformadora!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 9 de julho de 2015

AS PESSOAS ESTÃO NO LIMITE!

As pessoas estão no limite! 

E a culpa da briga no trânsito não é a buzinada ou a disputa por uma vaga; o que causa discussões nos relacionamentos não são as diferenças; o que leva à traição não é a insatisfação pelo cônjuge; a razão da violência não é a luta por justiça. 

Todas essas coisas são resultados, são gritos desesperados de um coração que ainda luta por provar a si mesmo que não precisa de Deus, que é bom o suficiente para fazer e viver tendo a si mesmo, e não a Deus, como referencial supremo da verdade. 

Tudo isto é resultado de não conhecermos e não nos relacionarmos com Aquele que é manso e humilde de coração; com Aquele que quando provocado não abriu a sua boca; que quando maltratado injustamente não revidou pagando com a mesma moeda; antes perdoou e fez o bem! (Leia Mateus 11:28 a 30 e I Pedro 2: 21 a 25)

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O NÍVEL ESTÁ TÃO BAIXO QUE:

O nível está tão baixo que:
1)Jogador da seleção que acerta a bola na direção  do gol (não que faz o gol) é considerado o craque do jogo.
2) pessoa que devolve o troco que recebeu a mais, vira celebridade.
3) jovem que oferece seu lugar para um idoso assentar é considerado espécie em extinção.
4) político que rejeita corrupção é  homenageado.
5) pastor que prega a Bíblia com fidelidade e não suas idéias ou suas experiências é tratado como herói da fé.
6) profissionais que sabem o que fazem e são honestos entram para a minoria.
7) filhos que obedecem e honram os pais e pais que ensinam e cuidam dos filhos são aplaudidos como raridades.
8) maridos e esposas que se amam, se respeitam e permanecem fiéis são considerados do século passado.
O que era pra ser normal, virou exceção. O que era pra ser prática da maioria se transformou em raridade. Aquele que era para ser apenas incentivado a continuar fazendo o correto é idolatrado, ante a carência grave de pessoas que praticam o que é certo.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO FOI QUE DEUS ME SALVOU?

Hoje tive que acionar o seguro, pois o carro estragou. Enquanto o motorista do caminhão da seguradora preparava para colocar o carro em cima do caminhão e levá-lo à oficina, pensei: "não foi isto que Deus fez por mim não!". 

Algumas pessoas pensam que Deus apenas as socorreu quando precisava de ajuda e que, elas ajudaram de alguma forma este socorro de Deus, sejam reconhecendo suas limitações; seja m colaborando com alguma informação pessoal para facilitar o trabalho de Deus,; sejam aguentando firme enquanto Deus nos puxava do lamaçal do pecado.

Porém, nada disso representa a verdade bíblica da salvação. 

Primeiro, estávamos mortos em nossos delitos em pecados, estávamos no curso deste mundo, fazendo e vivendo de acordo com os nossos pensamentos (Ef 2). Quem está nesta situação não tem condições vitais de pedir por ajuda. Ninguém "acionou o serviço divino". Éramos ignorantes em relação à nossa necessidade de salvação. Foi Deus, por Sua livre graça e iniciativa, quem nos amou, quem nos resgatou da escravidão do pecado e nos salvou.

Segundo, não colaboramos com nada para esta salvação. Deus não disse: "aguenta firme que vou puxá-lo para fora da lama do pecado". E então, nós conscientes e fazendo a nossa parte, aguentamos e fomos resgatados. O carro aguentou ser puxado pelo guincho, mas nós não tínhamos esta capacidade. Não estávamos parados. Ao contrário, estávamos no curso deste mundo, nos deliciando no pecado, vivendo cada vez mais distante de Deus. Não tínhamos condições de segurar na mão de Deus, antes, foi Ele quem segurou em nossas mão e, com mão forte, nos libertou.

Terceiro, não fomos rebocados para uma oficina divina para que uma pequena peça fosse consertada ou substituída, como no caso do carro. O pecado não tinha nos estragado parcialmente. Antes, a destruição que ele causou foi total. Sofremos perda total! Depravação total! Deus precisou morrer em nosso lugar, pagando nossos pecados, nos regenerar e nos tornar novas criaturas, não criaturas velhas restauradas ou consertadas, mas sim, novas criaturas! Nada da velha natureza podia ser recuperada. Foi preciso que Deus implantasse uma nova natureza, a natureza de Cristo que tem prazer em Deus e que odeia o pecado.

Então, a verdade bíblica  da salvação foi que Deus nos salvou quando nós nem mesmo tínhamos compreensão de que precisávamos de salvação. Mortos, no curso do mundo, filhos da ira, era nossa situação. Mas, Deus nos amou primeiro. Ele quis nos salvar. Ele agiu monergisticamente para nos salvar. Foi somente Ele que teve a iniciativa de nos amar quando éramos seus inimigos. Ele nos transportou do reino das trevas para o reino do Filho do Seu amor. Quando transportamos algo, esse algo não participa. Apenas é levado por alguém ou algum veículo. Foi isto que Deus fez por nós!

Romanos 5: 8 e 10 diz: "Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores...v. 10. Porque nós, quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida...".

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 6 de julho de 2015

TODA A SUA VIDA GLORIFICA A DEUS?

Podemos responder apressadamente à pergunta do título deste artigo, afirmando que glorificamos a Deus sim em nossa vida. Mas, a questão é que toda a nossa vida deve ser vivida para a glória do Senhor e não apenas parte dela. 

Nosso alvo deve ser glorificar a Deus em tudo o que fazemos, sejam em palavras, ações, pensamentos, relacionamentos, lazer, trabalho, etc.

Portanto,  se meu casamento não glorifica a Deus, se meus relacionamentos não glorificam a Deus, se praticando esporte ou trabalhando não glorifico a Deus, então não posso afirmar que vivo para a glória dEle. 

Não tem como departamentalizarmos nossa vida, crendo que podemos glorificar a Deus numa área, mas não em outras. Essa é a mensagem de I Coríntios 10:31:"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus".

Alexandre Pereira Bornelli