PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 29 de junho de 2015

PROPRIEDADE EXCLUSIVA!

Quem já não ficou indignado em ver um carro que está caracterizado para USO EXCLUSIVO EM SERVIÇO sendo usado para outros fins?! As pessoas denunciam e acham um absurdo, e com razão!

No entanto, quem nasceu de novo, quem é cristão, é PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS, pois, foi comprado por alto preço, o sangue de Cristo, não para viver para si mesmo, mas para que Aquele que nos amou e deu a vida por nós (Tito 2:14; I Coríntios 6:19,20 e  I Pedro 2:9)! 

Contudo, quantos de nós estamos vivemos exclusivamente para Deus? Quantos de nós vivemos como propriedades exclusivas dEle, para um fim específico, para glorificar ao Senhor como nosso viver? 

Por sermos propriedades exclusivas de Deus, não podemos viver  divididos entre Deus e o mundo (Tiago 4:4). Isto não é exclusividade. 

Portanto, vivamos não para nós mesmos, mas sim para Àquele que morreu e deu a vida por nós, para nos perdoar e nos libertar da escravidão do pecado.  "Agora, glorificai a Deus no vosso corpo"! (I Cor 6:20).

Alexandre Pereira Bornelli

sábado, 27 de junho de 2015

TUDO PARECE BEM ATÉ QUE...

Você acha que o mundo está em ordem e indo bem até ler os jornais e ver as notícias mais absurdas acontecendo.

Você acha que seu coração está em ordem e sua vida indo bem até abrir a Bíblia e ver quanto pecado e quanta coisa ainda precisa ser arrependida, deixada, confessada e mudada. 

A Bíblia deve ser nosso referêncial absoluto, pois sem ela tudo parece permitido,  bom, aceitável, atraente e inofensivo. O padrão que Deus usará para o julgamento final será Sua própria Palavra! 

Alexandre

quarta-feira, 24 de junho de 2015

FLOR, SOMBRA E NEBLINA!

Você já se perguntou sobre isso? Conseguiu a resposta? A Bíblia nos responde citando 3 metáforas para nos explicar. 

Em Jó 14:1 e 2 lemos que "o homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra, e não permanece...". 

No Salmo 103: 15 e 16, lemos: "Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá dai em diante o seu lugar." 

E, em Tiago 4: 14: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Para nos convencer sobre a brevidade e fragilidade da nossa vida, a Bíblia a compara com a flor, a sombra e a neblina. Três coisas totalmente instáveis, incertas e passageiras! 

Hoje estamos bem, daqui a pouco não se sabe. Hoje vivos, amanhã talvez não. Isto nos deve levar a encontrar o real sentido da vida, o "para que" fomos criados e estamos vivos, ou seja, para conhecer, amar e relacionar com Jesus Cristo! Ainda assim, nossa vida é breve, mas nossa brevidade será cheia de significado, nos preparando para a eternidade!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 22 de junho de 2015

NO DIA QUE...

Infelizmente, alguns fatos são verdadeiros e demonstram que nossa realidade não é tão boa quanto pensarmos ser. Eu disse "nossa realidade", não aquela aparência que representamos aos outros, para tentarmos impressiona-los com uma espiritualidade pomposa, mas vazia de significado. Explico abaixo.

Que me desculpem as exceções que, obviamente, existem graças a Deus! Mas, no dia que:
a) Os pastores forem tão atenciosos com sua esposa e família como são com as pessoas que os procuram para aconselhamento;
b) Os músicos do louvor forem tão comprometidos com as reuniões comuns da igreja, como são com os ensaios;
c) Os seminaristas deixarem de estudar para acumular nomes e expressões teológicas para falarem em rodas de bate-papo, mas para aplicarem o evangelho às suas próprias vidas;
d) Os missionários, além de atravessarem o país para viajar e evangelizar, atravessarem também a rua ou a cidade onde moram, para participar das reuniões comuns da igreja;
e) Os maridos amarem as esposas da forma bíblica e as esposas respeitarem os maridos conforme Deus determina;
f) Os pais educarem em amor os filhos nos caminhos do Senhor, não provocando-os à ira;
g) Os filhos honrarem os pais.
e) Todos os crentes se comprometerem (fisica, financeira e espiritualmente) com a igreja onde são membros, como se comprometem com suas carreiras, estudos e negócios;
h) Os cristãos se amarem e perdoarem mutuamente, vivendo o evangelho nos relacionamentos, superando as diferenças e desfrutando da unidade já feita na cruz,

Então, quando estas coisas acontecerem, ou, estiverem mais evidentes  em crescimento constante em nossas vidas, então o mundo, as pessoas e os vizinhos verão que nossa fé é real e que Jesus realmente, faz total diferença na vida de uma pessoa.

E o principal: quando vivermos assim, e somente assim, Deus será de fato glorificado em nossa maneira de viver! O resto é falsidade, religião, hipocrisia ainda que insistamos em bater em nosso peito nos exaltando e condenando os outros por não estarem à nossa estatura espiritual.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 17 de junho de 2015

SETE MANEIRAS PARA MELHORAR O SEU DIA.

1) Leia a Bíblia logo pela manhã.
2) Ore para que o Espírito Santo aplique o que você leu, à sua própria vida. Neste momento, esqueça os outros.
3) Agora sim, ore também em favor dos outros.  Lembre-se daqueles que estão passando por problemas e dificuldades. 
4)  Ore por sua família! Demonstre a todos, o seu amor e sua gratidão a Deus por tê-los todos os dias próximos de você! Invista tempo em sua família. Tenham o hábito de estarem juntos durante as refeições! 
5) Vá para seu trabalho e faça tudo para a glória de Deus. Isto é responsabilidade e santidade!
6) Converse, sempre que possível, sobre Deus com as pessoas que encontrar, inclusive com seus vizinhos!  Procure, com sinceridade, saber como eles estão. Conversem também sobre outras coisas sadias, se divirta num bom bate-papo. 
7) Não deixe que suas frustrações ou preocupações estraguem sua volta para a casa no fim do dia. Agradeça a Deus pelo dia que Ele te deu e por reencontrar seus queridos em casa! Ore junto com eles antes de dormir.

Isto não é um manual de bons modos. Não é uma bula a seguir. Antes, sãos sugestões de vivermos o cristianismo em nosso dia-a-dia! Nem todos os dias conseguiremos realizar estas coisas. Mas, não nos frustremos. Com a graça de Deus iremos aproveitar melhor nosso dia como cristãos!

Alexandre Pereira Bornelli

sábado, 13 de junho de 2015

OBRIGADO, SENHOR!

Há quem diga ou quem escreva: "Obrigado, Senhor" como que agradecendo a Deus por coisas que fez, fará, ou que conseguiu. 

E também existem aqueles que ficam animados quando escutam ou leem esta frase de amigos que não são cristãos. Será que quem fala - "obrigado Senhor" está realmente reconhecendo que Jesus é o Senhor? 

Hoje mesmo li um "obrigado Senhor" de uma pessoa pública que faz questão de viver declaradamente totalmente contra os princípios bíblicos. Jesus já advertiu em Mateus 7:21, que: "Nem todo que me diz: 'Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". 

Expressões como esta - "Obrigado Senhor" - virou "chavão espiritual" para querer espiritualizar até mesmo atitudes carnais e pecaminosas! Pessoas que vivem totalmente distantes de Deus, sem nascerem de novo, sem crerem em Jesus como Senhor e Salvador, de repente pensam que ao dizer ou escrever "obrigado Senhor" estão reconhecendo que Jesus é Senhor. 

A Bíblia mesmo diz no próprio versículo citado, que os que entrarão no reino dos céus são aqueles que fazem a vontade de Deus e não apenas aqueles que dizem "Senhor, Senhor". Ora, se cremos em Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, se cremos em Sua morte e ressurreição e vivemos para fazer a vontade de Deus em nossa vida, quando dizemos - "obrigado Senhor", realmente, estamos expressando sincera e verdadeiramente que Jesus é o Senhor de nossas vidas. 

Neste caso, o "obrigado Senhor" é de fato uma gratidão sincera de quem vive debaixo do senhorio de Cristo!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 10 de junho de 2015

COMO ESTÁ O SEU INTERIOR?

Para sabermos como está nossa saúde, precisamos ir ao médico e fazer exames. Para sabermos o que está acontecendo no mundo, precisamos nos manter informados lendo os jornais. 

Podemos pensar que estamos bem, mas ao irmos ao médico e ao fazermos exames, podemos saber que nada está bem. Podemos pensar que o mundo está indo bem, porque em nossa casa ou rua está tudo bem. Mas, quando vemos as notícias ficamos estarrecidos. 

De igual modo, podemos pensar que nosso interior, que nossa vida está indo bem, que nosso coração está correto, nossos pensamentos estão bons, nossas motivações corretas e que estamos agradando a Deus com nosso viver. 

Mas, quando abrimos a Bíblia, quando temos a Palavra como referencial supremo e objetivo, então vemos que temos muito o que ser transformados. É através da Palavra que o Espírito Santo nos mostra quem de fato somos, revelando-nos o que tem dentro do nosso coração (Marcos 7:19 a 22). 

É na meditação na Bíblia que Deus sonda nossas motivações, e então vemos que nada está bem, ou que nada está suficientemente bem. Por isso, ler e meditar as Escrituras todos os dias é nosso dever e, deve ser também, o nosso prazer (Salmo 119:97). 

É através da Palavra que o Espírito Santo nos guia à verdade, nos liberta do  pecado e nos leva ao arrependimento, nos fazendo andar em obediência, guardando a Palavra de Deus no coração para não pecar contra Ele! 

Leia a Bíblia! É na leitura e meditação que vemos quem Deus é quem de fato somos!  E tal percepção nos mostra que precisamos desesperadamente do atuar do Espírito Santo!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 9 de junho de 2015

FOI ISTO QUE DEUS FEZ POR MIM !

Quando lemos na Bíblia as histórias de conversões de pessoas como Zaqueu (Lucas 19) e o Publicano (Lucas 18), por exemplo, dentre tantas outras, devemos nos encher de gratidão e confessar: "Foi exatamente isso que Deus fez na minha vida!". 

É incrível como pensamos que nossa condição era boa e que Deus apenas melhorou um pouco. Nada disso! 

Estávamos mortos em nossos pecados, andávamos no curso deste mundo, fazendo a nossa vontade, fazendo tudo conforme pensávamos, sem critério absoluto, sem referencial, sem temor a Deus, ignorando o Criador, ignorando nosso afastamento de Deus, ignorando que estávamos debaixo da ira de Deus. 

Mas, Deus, por sua misericórdia, apenas por isto, quis nos salvar! (Efésios 2).
Deus nos tirou de um poço de lama e perdição (Salmo 40).
Deus nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1:13,14). 
Deus não melhorou o que éramos. Antes, Ele nos fez NOVAS criaturas, as coisas velhas se passaram (II Coríntios 5:17).

Deus fez tudo por nós: amou quando éramos seus inimigos; nos capacitou a crer nEle; morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para que tenhamos vida eterna! Foi isto que Deus fez por mim e você!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 8 de junho de 2015

CONVITE!

No salmo 150:6 todos nós recebemos um glorioso convite:"todo ser que respira louve ao Senhor!" 

Você respira? Então, o convite é pra você! 

Não é um convite para louvarmos apenas durante a reunião da igreja ou nos momentos bons, mas sim, para louvarmos em todos os momentos do dia, todos os dias! 

Isso salva nossa mente e nosso coração de nos louvar e também, por outro lado, de murmurar! Existe um Deus que é digno de louvor e que deve ser louvado!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O QUE VOCÊ PODE FAZER EM 1 MINUTO?

Se você tivesse apenas 1 minuto para fazer algo, o que você poderia fazer de mais importante? Estudar? Trabalhar? Se divertir? Não fazer nada? Roubar? Curtir pornografia? Usar o WhatsApp? Ver o Facebook? Ouvir música? Beber? Comer? Comprar? Fazer exercícios? Fazer 1 minuto de silêncio? 

Ou, sem hipocrisia, escolheríamos orar a Deus nesse minuto, confessando nossos pecados e pedindo a Ele capacidade para crermos mais nEle? 

O fato é que todos os dias temos mais do que 1 minuto livre! Quais têm sido nossas prioridades em nossas escolhas? Lembremo-nos: em 1 minuto podemos fazer algo que transformará ou que destruirá nossa vida! 

Oremos nesse minuto a Deus! Confessemos nossos pecados! Peçamos que Ele aumente nossa fé, que nos capacite a sermos mais obedientes. Peçamos que nos capacite a perdoar e a amar o próximo como fomos perdoados e amados! 

Alexandre Pereira Bornelli