PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NÃO ACEITE TODOS OS CONSELHOS, ATÉ MESMO O QUE VEM DOS SEUS AMIGOS.

Não se pode confiar em ninguém hoje em dia? Tudo bem que recusar conselhos de estranhos é algo recomendável, mas recusar conselhos também que vêm dos amigos já não é exagero?  Lembram-se dos amigos de Jó?!
Existem os ímpios que pensam com a mente natural, não regenerada e portanto, seus conselhos não serão em conformidade com a Bíblia. Podem, evidentemente, dar conselhos profissionais e morais corretos. Mas, nos referimos a conselhos em relação à sua vida, suas escolhas, modo de viver, prioridades, atitudes, modo de criar os filhos, de comprar, vender, se divertir, etc. Leia o Salmo 1. Cuidado com isso.

Existem também aqueles que se dizem irmãos na fé, mas que na verdade são lobos em pele de cordeiro. Paulo fala deles em I Coríntios 5:11:"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o qual nem ainda comais". Afinal, eles chegam de mansinho, com cara de crente, vocabulário de crente, mas coração de ímpio. Querem infiltrar sorrateiramente para acabar com nossa paz com Deus e desviar-no do caminho da santidade. Muito mais cuidado com esses!

E existem ainda os verdadeiros amigos crentes. Aqueles que embora ainda pecadores como nós, buscam a santidade, buscam obedecer a Deus e querem o nosso bem conforme a Palavra de Deus. Mesmo em relação a estes amigos, que são uma bênção de Deus em nossa vida e os quais devemos preservar como verdadeiros amigis, não podemos "engolir" todos os seus conselhos. Podemos sim sempre consultá-los e ouvi-los, mas conferindo o que dizem com as Escrituras. A Bíblia diz que o sábio ouve conselhos! (Pv 12:15)

Contudo, pode ser que mesmo sinceros na intenção, estejam ainda imaturos na fé, pode ser que estejam passando por um momento tal como o Filho Pródigo, de ilusão com o mundo. Pode ser que não estejam conseguindo vencer seus pecados e estejam precisando mais de socorro do que de socorrer alguém. Tudo isso, sem retirar ou manchar o fato de que são cristãos verdadeiros!

A quem devemos ouvir então? Quais conselhos são 100% seguros sempre e sempre? Devemos ter a Palavra de Deus como fonte fiel e segura de tudo o que precisamos saber. E claro, Deus usa os irmãos na fé para nos ajudar com conselhos preciosos. Mas, confiram tudo o que ouve para ver se está de acordo com os ensinamentos de Jesus!

Para terminar, ouçamos Spurgeon: " Sejam sábios, a fim de que o conselho de um amigo não cause mais desordem que a difamação de um inimigo. O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. Sigam seu vizinho até onde o bom senso estiver com vocês , mas se separem a partir do momento em que o sapato da consciência começar a apertar seus pés. Comece com seu amigo do mesmo modo que pretende continuar e, desde o início, faça-o saber que você não é um homem feito de massa, mas alguém que tem opinião sobre si mesmo e pretende usá-la. Pare no momento em que descobrir que está fora da estrada e pegue imediatamente o atalho de volta mais próximo. A forma de evitar grandes erros é cuidar dos pequenos. Portanto, pare a tempo se não quiser que seu amigo o leve para o fosso. É melhor ofender seu conhecido que perder seu caráter e arriscar sua alma. Não se deixe persuadir a arruinar a si mesmo - desprezar a si mesmo para agradar os companheiros é desperdiçar dinheiro com algo que não vale a pena. Aprenda a dizer "NÃO", pois isso é mais útil para você que aprender inglês.*


* no texto original, no lugar da palavra "inglês", estava a palavra "latim". A troca foi para atualizar, visto que o latim em nosso tempo não tem mesmo tanta importância como tem o inglês. A idéia do texto, portanto, permanece inalterada.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

QUEM RI POR ÚLTIMO, RI MELHOR!

               

Saiu num site jurídico que "parodiar passagens da Bíblia não é crime contra a religião". Ainda que decidam desta maneira, trata-se de um grave pecado contra Deus! 

Existem muitas pessoas fazendo piadas da Bíblia, de passagens Bíblicas e piadas a respeito de Jesus. Fazem humor com isso.  Peca quem faz e peca quem ri. Outros, mesmo não fazendo piadas explícitas e show de humor, fazem a si próprios ou durante pequenos encontros com amigos. 

Veja o que diz o Salmo 37: 12,13: "O ímpio maquina contra o justo e range os dentes contra ele, mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que o seu dia está chegando" (gn). 

E em Provérbios 1:24 até 33, um texto muito forte que diz: "Mas, porque clamei, e recusastes, porque estendi a mão, e ninguém deu atenção; mas pelo contrário, desprezastes todo o meu conselho e fizestes pouco caso da minha repreensão; eu também rirei no dia da vossa calamidade e zombarei, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, quando a aflição e a angústia chegarem. Então clamarão a mim, as eu não responderei; ansiosamente me buscarão, mas não me encontrarão. Porque menosprezaram o conhecimento e rejeitaram o temor do Senhor, não aceitaram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos tolos os matará e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas quem me der ouvidos viverá seguro e estará tranquilo, sem medo do mal". 

Não continue a leitura sem ler novamente estes versículos. Que texto profundamente sério para os nossos dias! O riso dos supostos humoristas ou de outras pessoas quaisquer que zombam de Deus terá efeito contrário, pois Deus é quem zombará deles. Diz o texto que eles clamarão a Deus por socorro, mas Deus não os atenderá! Não existe coisa pior do que não ter o favor e o socorre do Senhor! 

Você quer estar entre estes que clamarão por socorro mas Deus não responderá, entre os que buscarão a Deus, mas não o encontrarão porque menosprezaram ao Senhor durante toda a vida? 

Portanto, hoje é tempo de arrependimento. Hoje é tempo de clamar por socorro e misericórdia do Senhor. Hoje é tempo de abandonar o caminho de pecado, voltando-se para Deus e sujeitando-se à Sua Palavra! Somente aqueles que derem ouvidos a Deus, aqueles que crerem em Seu nome e viverem em obediência ao Senhor é que estarão seguros agora e no dia da volta de Cristo! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SEMÁFORO, FAIXA DE PEDESTRE E DEUS!

Demonstramos profunda ansiedade nestas 3 áreas!

Se não temos paciência para esperar o semáforo abrir totalmente para então acelerarmos o carro;
Se não conseguimos esperar com paciência o pedestre atravessar totalmente a faixa de pedestre para, somente então, continuarmos dirigindo;

Como desejaremos ser pacientes e esperar nas promessas de Deus?
Como iremos aquietar-nos diante dEle, aguardando com fé, seu socorro que virá a Seu tempo? (Salmo 121)

Comecemos praticando estas duas virtudes no semáforo e na faixa de pedestre. Quando conseguirmos vitórias nelas, quem sabe iremos aprender o que mais precisamos aprender: esperar paciente e confiantemente em Deus, sem murmurar e sem ansiedade! (Salmo 40). Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

DEVEMOS ODIAR TAMBÉM!

É preciso amar o que Deus ama e odiar o que Ele odeia. Deus ama a verdade e odeia a mentira, ama a pureza e odeia a impureza, ama a santidade e odeia o pecado! 

Em Apocalipse 2:6, Deus disse à igreja de Éfeso: "Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio". E quem eram os nicolaítas? Era um povo dominador, que encorajava os crentes a participar de festas idólatras dos pagãos e a praticarem a prostituição. 

A igreja de Éfeso odiava as obras desse povo pervertido e Deus elogiou a igreja por isso! Isso é amor pela verdade, amor pela santidade e zelo pela pureza! Que lição para todos nós: precisamos odiar o pecado e amar a Verdade assim como nosso Deus! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A IGREJA DO FULANO É MELHOR!

Sofremos, em muitas áreas da vida, de uma profunda insatisfação porque não desenvolvemos e não nos envolvemos onde Deus nos colocou e não queremos ser trabalhados por Ele nas circunstâncias adversas.

Então, corremos o risco de pensamos que tudo dos outros é melhor: o casamento, os filhos, o trabalho, etc. Isso faz muito mal à nós. Devemos nos concentrar no que Deus nos deu para cuidar primeiramente: nosso casamento, nossos filhos, nosso trabalho, etc.

Essa insatisfação atinge também nossa vida na igreja onde nos reunimos. Quantas e quantas pessoas estão "pulando" de igreja em igreja atrás da igreja melhor, mas não querem ser cristãos melhores! 

Ouve-se que fulano prega com mais "unção", corre-se para lá. Ouve-se que a música lá é mais agitada, corre-se para lá. Ouve-se que lá tem mais programações, corre-se para lá. Parece que queremos sempre estar "lá". Precisamos nos arrepender disto.

A igreja será igreja de verdade quando nós, cada um de nós, estivermos mais obedientes a Deus, mais tementes ao Seu nome, quando nos envolvermos mais onde nos reunimos, servindo, orando, nos voluntariando para ajudar no que for preciso por amor ao Senhor.

Ficar sentado com atitude de um juiz, condenando tudo e todos não é bíblico. Logo você fará o mesmo, caso mude de igreja! A igreja melhor é aquela que preza pela pregação expositiva da Palavra de Deus e onde os membros têm a convicção de que são membros do corpo vivo de Cristo e não, membros apenas de uma denominação!

Se a igreja onde você reúne é fiel às Escrituras, envolva-se ali, saia da inércia e a ajude no que for preciso, pois se você é cristão, faz parte do corpo vivo de Cristo e nada justifica sua paralisia.

Assim, descobrirá a maravilha que é contribuir para a edificação de parte do rebanho do Senhor! Assim, descobrirá que o problema antes de tudo, estava em você e não nos outros! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

QUAL É A MOTIVAÇÃO DAS NOSSAS PALAVRAS?

DEUS É BOM! MEU PAI É LEGAL! MEUS FILHOS SÃO DEMAIS! MEU CÔNJUGE É UM PRESENTE DE DEUS! QUE IGREJA MARAVILHOSA!

Vamos ser honestos: todas essas frases são usadas, geralmente, quando, aos nossos olhos e julgamento, as circunstâncias nos favorecem. Então, geralmente falamos que:

1) DEUS É BOM não porque estou de férias ou mais rico, mas diz o Salmo 25:8: “Deus é bom, por isso aponta o caminho aos pecadores”;

2) MEU PAI É LEGAL é a frase que os pais ouvem quando são excessivamente liberais.  Contudo, pais realmente bons são aqueles que, como Cristo, mostram o caminho de salvação para seus filhos e exercem, em amor, seu ofício de educa-los nos caminhos do Senhor!

3) MEUS FILHOS SÃO DEMAIS é o que os pais falam quando eles se destacam no que fazem na escola ou no esporte, etc. Sim, ter filhos assim é motivo de alegria e gratidão a Deus! Porém, nada se iguala ao prazer de ter filhos tementes a Deus!

4) MEU CÔNJUGE É UM PRESENTE DE DEUS é a frase usada em adesivos de carros, encontros de casais, quando estamos de férias, vivendo em harmonia e quando a crise financeira não nos alcança. Que bom desfrutar disso. Mas, os cônjuges devem caminhar juntos rumo à cruz, à humildade em Cristo, praticando o perdão, crescendo no amor a Deus e um pelo outro;

5) QUE IGREJA MARAVILHOSA geralmente é dito quando não somos confrontados em nossos pecados pela pregação. Contudo, igreja que é verdadeiramente igreja, prega e conduz as pessoas fielmente às Escrituras em todos os aspectos!

Precisamos rever nossos conceitos e moldá-los conforme a Palavra de Deus! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

OBITUÁRIO!

Quando pegamos um jornal para ler, geralmente vamos nas notícias e classificados. Mas, seria bom irmos também ao obituário para vermos que todos os dias pessoas de todas as idades e condições financeiras morrem.

Mas, qual a utilidade de vermos isto? Para entrarmos em desespero e depressão? Claro que não!
Isto serve para repensarmos como estamos vivendo: se para a glória de Deus ou para a nossa satisfação pessoal apenas.

Pois, chegará o dia, não sabemos quando, em que nosso nome estará no obituário também. Portanto enquanto esse dia não chega, vivamos a vida com intensidade para conhecer e amar a Deus, nos relacionando com as pessoas pensando não somente aqui, mas na eternidade!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EU, VOCÊ E DEUS!

EU tenho um carro. VOCÊ, tem outro.
EU tenho uma casa. VOCÊ, tem outra.
EU tenho uma família. VOCÊ, tem outra.
EU tenho um jeito de ser. VOCÊ, tem outro.

Nisto, não há problema algum!

Mas, EU não tenho uma verdade e VOCÊ, tem outra.
Não! Não existe a minha e/ou a sua verdade. Só existe uma verdade!

DEUS é a verdade. A SUA PALAVRA É A VERDADE! João 17:17!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O CRISTÃO E O FUNCIONÁRIO: QUAL A DIFERENÇA?

Pode até ser que seu patrão diga isto a teus respeito: "desde que você seja um bom funcionário e dê lucro no horário de trabalho  para a empresa, não me importa quem é você e o que você faz fora dali". 

Será que Deus pensa do mesmo modo? Será que para Ele não tem importância o que fazemos e quem somos fora do horário da reunião da igreja, desde que lá nos comportemos como cristãos de verdade?

Será que para Deus, como negociamos, casamos, nos relacionamos na família, na sociedade, com os vizinhos, como trabalhamos, como praticamos esportes, como comemos não tem importância? Claro que tem!

Deus não está interessado em parte do nosso tempo, parte da nossa vida ou parte do nosso coração. Ele quer-nos por completo, pois somente assim glorificaremos Seu nome e seremos de fato felizes e satisfeitos!

Quem é discípulo de Cristo é discípulo em todo o tempo, em qualquer lugar e em tudo o que faz! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TODO CRISTÃO QUE VAI, VOLTA!

Ao ouvirmos algo sobre a parábola do Filho pródigo, corremos o risco de nos comportarmos como quem está assistindo a um filme ou a um jogo pela vigésima vez, ou seja, ficamos desatentos e indispostos porque conhecemos tudo o que já aconteceu. Somos loucos por novidades. Isto não é ruim, isto é péssimo! 

A Palavra de Deus torna as coisas velhas, novas todos os dias! Por mais que tenhamos lido, escutado e pregado sobre qualquer passagem da Escrituras, sempre e sempre seremos exortados, alimentados e edificados, porque a Palavra de Deus é viva e eficaz! Nunca é um replay, nunca é uma repetição monótona. É viva!

Com isto, podemos sempre ser edificados pela mensagem de Lucas 15:11, que nos conta a história do filho pródigo. Aqui,serei breve (espero!) e apenas deixar algumas verdades que tenho aprendido com esta passagem. Quem quiser ouvir a mensagem completa pregada sobre este assunto, basta acessar a página wwww.comunidadecristademaringa.com.br, ir em "mensagens", depois clicar em "pregações". Você poderá ouvir e baixar a mensagem pregada dia 8.02.2015.

Resumidamente, aprendemos que:

a) dos versos 11 a 16, quando o pródigo sai de casa, vemos a nossa história! Vemos o coração enganoso que temos de pensar que longe da comunhão com o pai seremos mais felizes. Na verdade, não era o mundo que estava à disposição do pródigo, mas sim, ele é quem estava à disposição do mundo! Aqui fala do prazer transitório do pecado! Quem deseja seguir seu próprio coração sofrerá como o filho pródigo. O pecado é um engano. É um senhor cruel! Não há alegria verdadeira fora da comunhão com Deus! 

b) dos versos 17 a 19 vemos o agir de Deus! "Caindo em si..." diz o texto. Ora, quem pode "cair em si" senão quando Deus o faz cair em si? Ninguém. Aprendemos também a importância de cultivarmos uma consciência limpa e sensível à Deus. Fala também da importância de falarmos a verdade sobre nossos pecados conosco mesmos. Fala ainda de uma volta arrependida para Deus, confessando nossos próprios pecados como sendo, de fato, pecados! Fala de assumir diante de Deus e dos outros nossos pecados.

c) os versos 20 a 24 nos mostra que mais do que falar a verdade conosco mesmos, precisamos falar a verdade com Deus e com o próximo. Isto é comunhão! Chegou um momento em que o pródigo parou de ensaiar sua confissão e, de fato, levantou-se e encarou seus pecados diante do Pai, pois estava arrependido! Remorso nos faz ficar apenas desapontados com nossas atitudes, mas o arrependimento que é graça de Deus, nos faz odiar o pecado e abandoná-lo. "E levantando-se, foi para o seu pai..., e disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti..." Você já fez isso alguma vez? Quem está arrependido, está humilhado e quem está humilhado está vazio de si mesmo, mas está cheio da graça de Deus e por isso não oculta seus pecados e nem tenta deixá-los mais bonitos. Isso é coisas dos hipócritas.

d) Por fim, vemos dos versos 20 a 22 os braços abertos do Pai. Que figura linda! O Pai havia perdoado o filho antes mesmo do filho pedir perdão! Por isso, o Pai não aproveitou da situação para falar, para condenar e relembrar o que o filho havia feito! É assim que Deus nos perdoou e é assim que devemos perdoar os outros também! O Pai sempre está com os braços abertos para receber os pecadores arrependidos! 

Pródigo não é aquele que desperdiça a vida, tempo e dons somente nas drogas, álcool ou criminalidade. Muitos estão desperdiçando a vida todos os dias preferindo as riquezas, a fama, o prazer pessoal, as coisas deste mundo em detrimento de servirem a Deus e andarem em santidade e em comunhão com Ele. Que Deus nos capacite a nos arrependermos e a nos voltarmos para Ele!

Todo aquele que de fato é cristão volta para seu Pai, com cicatrizes, com duras colheitas sim. Mas, volta pela graça de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SERÁ QUE ESSE DIA CHEGARÁ?

Já pensou no dia em que alguém olhar pra você ou para mim e disser: "o seu jeito de falar, agir, reagir e relacionar me faz lembrar de um autor de um livro que leio: me faz lembrar de Jesus quando leio a Bíblia!"

Sabe por que isso deveria ser assim? Porque, "aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou"! (I João 2:6). Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

QUAL É O SEU PROBLEMA? O MEU PROBLEMA É...

É comum ouvirmos as pessoas dizendo: "meu problema é o álcool"; outras, "meu problema é o dinheiro"; "meu problema é a pornografia" ou ainda, "as drogas"; "a comida" e alguns dizem "meu problema são os outros" e assim por diante.

Nada disso! Nosso problema pode estourar numa dessas áreas ou em outras. Mas, a raiz, a nascente do meu e do seu problema é não amar a Cristo de todo o nosso coração, é não crer nEle como sendo totalmente suficiente para nós, é não irmos para a cruz diariamente. 

Nosso problema é que amamos mais a nós mesmos do que a Deus! Queremos livramento e vitória sobre sobre nossos problemas e sobre o domínio do pecado em nossa vida? 

Então, nos rendamos totalmente a Jesus, amemos mais a Ele, obedeçamos mais à Sua Palavra e pratiquemos o perdão, confessemos nossos pecados, abandonemos a justiça própria, amargura, inveja, ressentimentos, ira, indiferença e outras coisas mais.

Meu problema é a incredulidade e um coração rebelde à Palavra de Deus. Não são os outros, mas, sim, o meu próprio coração enganoso que luta por viver na independência de Deus. Por causa disto é que buscamos alegria e satisfação nas coisas e não em Deus! A Bíblia diz que esse é o problema de toda a humanidade! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli