PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DÊ TRÊS VOLTAS DENTRO DA SUA CASA!

Calma, isso não é superstição!

Julgamos ter solução para todos os problemas mundiais e para os problemas dos outros também, assim como todos dizem, sentados nos sofá, que fariam o famoso gol que o Pelé perdeu! Gostamos de dar pitaco e tentar resolver problemas dos outros, menos os nossos. 

Porém, diz a Bíblia que antes de tirarmos um cisco no olho do outro, devemos tirar algo maior que está em nosso próprio olho. E lembrei-me também de um ditado popular que diz: "antes de querer mudar o mundo, dê três voltas dentro da sua casa."

Pensando bem, em muitos casos não precisam 3, meia volta já é suficiente para ver o quanto se precisa mudar ali mesmo! E não venha dizer: "é...fulano precisa mudar mesmo". Ore a Deus, pedindo que Ele mude primeiro você!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MAIS UM DIA OU MENOS UM DIA?

Quando riscamos no calendário o dia que se passou é como se Deus nos dissesse: "Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo" (Mt 3:2).

Já parou para pensar que a cada dia riscado no calendário significa um dia a menos que temos para nos arrepender?!? O puritano John Owen já advertiu com sabedoria do alto: "A maior vitória de Satanás é fazer as pessoas pensarem que tem muito tempo antes de morrer para pensarem em seu bem-estar eterno". 

 Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

COMO CHEGAR PARA A REUNIÃO DA IGREJA?

Podemos chegar de carro, à pé, de circular, carona, bicicleta, etc. A questão principal é: como devemos chegar espiritualmente na reunião da igreja?

Pense: você vai a uma reunião de negócios ou para uma partida importante despreparado? Então, porque insistimos em ir assim na reunião da igreja que é a reunião mais importante nesta  terra? O correto seria que todos nós chegássemos espiritualmente alimentados de casa para lá, juntamente com outros irmãos, recebermos mais alimento espiritual e sairmos ainda mais fortalecidos! Nossos filhos devem chegar alimentados espiritualmente também!

Fiquemos tranquilos, pois não corremos o risco de chegarmos saciados de Deus, pois Ele é inesgotável e insaciável! Quanto mais alimentamos de Sua Palavra, mais fome dela teremos! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

DESEJA A PAZ? ARREPENDA-SE!

Quando cai um raio, mesmo sendo um, causa uma série de tragédias, não é mesmo?! Foi isso que aconteceu quando Davi pecou com Bate-Seba: "ele infringiu pelo menos cinco dos dez mandamentos. Ele matou, adulterou, cobiçou, roubou e deu falso testemunho", nos adverte John Stott.

Então, quando pecamos não devemos ser tão ingênuos ou ignorantes ao ponto de pensarmos que trata-se "apenas" de um ato isolado, sem outras consequências. Além de primeiramente, ofendermos a santidade de Deus, o que por si só já deve nos levar ao mais profundo arrependimento, nosso pecado também causa sérios danos em nós mesmos, em nossa família, na igreja onde reunimos, em nossos relacionamentos e na sociedade.

Por isso, se queremos desfrutar de paz com Deus e, consequentemente, conosco mesmos e com o próximo, antes de protestarmos contra a violência mundial, devemos ser firmes contra nosso próprio pecado que é um ato terrorista contra todos ao nosso redor, inclusive, contra nós mesmos! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O QUE NUNCA ENCONTRAREMOS NA BÍBLIA?

A resposta a esta pergunta é: nunca encontraremos justificativas para os nossos pecados! Por mais que oremos tentando explicar e justificar nossas atitudes diante de Deus, por mais que algumas pessoas nos dê razão e nos apoiem, a verdade é que o remédio contra o pecado continua sendo e sempre será, o arrependimento, a confissão e o abandono dele. 

Provérbios 28: 13 diz: "Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mas quem as confessa e as abandona alcançará misericórdia". Davi pecou. Ele tentou encobrir seu pecado com outro pecado, matando Urias. Mas, nesse processo ele sofreu amargamente (Salmo 32). 

Contudo, ele não justificou seu pecado. Quando Deus, através do profeta Natã, expôs seu pecado, ele confessou (leia o Salmo 51). Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

NÃO É NORMAL ISTO!

Sempre se ouve brincadeiras (que podem ter um fundo de verdade) que a mulher do pastor quer mudar-se para o local onde acontecem as reuniões, porque lá, no púlpito e após o culto, seu marido é paciente, amoroso, verdadeiro, temente a Deus e atencioso com todos e todas.

Muitos maridos queriam ter a esposa, tal como ela se aparenta ser também com os irmãos depois da reunião ou com as visitas em sua casa, pois é uma mulher que respeita, que ouve, é amorosa, mansa, disposta ajudar, com um linguajar prudente e alegre!

Muitos filhos queriam ter o pai tal como ele se comporta com seus clientes, com os filhos das visitas e como ele age no ambiente da vida da igreja, pois,  nestes casos, ele se mostra educado, manso, brincalhão, bíblico em suas palavras e atitudes e também amoroso.

Muitos pais queriam que seus filhos fossem em casa, como são na casa dos outros: educados, respeitadores, prudentes, que sabem conversar, conviver com as diferenças e comunicativos.

Todos querem mudança, mas ninguém quer mudar! Todos creem no pecado de toda raça humana, mas ninguém assume seu próprio pecado! Todos querem uma família melhor e relacionamentos melhores, mas ninguém quer que essa melhora comece por ele!  
Deus nos deu cônjuges, pais, filhos, irmãos e amigos e o que temos feito em nossos relacionamentos? Saia da inércia de ficar esperando o outro mudar.

Perca a compulsão por mudar os outros! Ore a Deus pra que Ele mude a você mesmo e deixe que o Espírito Santo, que é quem nos guia a toda a verdade, guiar você e os outros à verdade da Palavra de Deus! 

Porque não somos obedientes a Deus para sermos de verdade em nosso lar, essa pessoa que fingimos ser com os outros?

Não adianta sermos "espirituais" (na verdade é uma falsa espiritualidade) com os outros se somos carnais com os de nossa casa! Pare de ler este texto pensando no seu cônjuge, no seu filho, irmão, etc. Pense em você mesmo! Não deixe para depois, ele pode não existir! Só pela graça!


Alexandre Pereira Bornelli

QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ?

Ler a Bíblia é fundamental, nisto não há dúvidas! Contudo, nossa leitura pode ser prejudicial. Como?
 
Responda a si mesmo com sinceridade: qual foi a última vez que você leu a Bíblia sedento e faminto por Deus e não por curiosidade, superstição, para encontrar algo que justifique seus pecados ou para aplicar seus princípios na vida dos outros?

Quando lemos sem fé, sem fome e sede por Deus, quando lemos e não oramos para sermos ganhos pela Verdade, para buscarmos o arrependimento pessoal, para nos relacionarmos melhor com Deus e com o próximo, para endireitar nossa vida de acordo com a vontade de Deus, então lemos para pior, pois vamos nos tornando cínicos e insensíveis para com Deus! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SAUL E VOCÊ: TUDO OU NADA A VER?

Ser rei de uma nação, começar o reinado bem, ter um físico impressionante, ser jovem, de boa aparência, patriota, valente e muito popular: o que falta mais para uma pessoa desta?! 

Estamos descrevendo Saul, o primeiro rei de Israel. Ele reunia todas essas qualidades, mas foi um fracasso diante de Deus!  

Saul não controlava suas emoções, ele desenvolveu uma inveja doentia sobre Davi, ele era infiel o que ficou claro em sua desobediência ao exercer a função sacerdotal, que não lhe era de direito, no lugar de Samuel.  E depois ainda quis justificar-se. Samuel disse a  Saul que sua atitude tinha sido como a de um tolo (I Sm 13:12,13). 

John Stott diz que o pecado de Saul "foi uma mistura de impaciência, arrogância, sacrilégio e desobediência". Além disto, Saul tinha que destruir todos os amalequitas e seus animais, por ordem de Deus, mas ele preservou o rei Agague e o melhor das ovelhas e do gado. Saul preferia sacrifícios do que obediência, por isso Samuel lhe advertiu do contrário, "melhor é obedecer do que sacrificar" (I Sm 15:22). 

Existem outros episódios tristes na vida de Saul, mas estes já nos são suficientes para ver que qualidades naturais, por mais notáveis que sejam, não valem nada e podem ser fonte de pecado, se não estiverem acompanhadas das qualidades espirituais, como obediência, fé e humildade a Deus! 

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EU ME AMO OU ME ODEIO?

A Bíblia diz sobre amar o próximo como a si mesmo, ou seja, devemos nos amar também. Narciso, da mitologia, se amava assim? E Sansão? Quem hoje imita Narciso ou Sansão se ama, ou se odeia? O suposto amor deles por eles mesmos, os levaram à morte! Isso, na verdade é odiar a si mesmo. 

Então, aprendamos com eles que amar a si mesmo não é fazer do nosso corpo, nosso deus. Não é usar o corpo que Deus nos deu para a nossa glória, mas para a glória dEle! Não é para ficarmos nos adorando, mas para adorá-Lo! 

Portanto, façamos exercícios, percamos peso se precisarmos, tenhamos uma vida fisicamente ativa no esporte, mas não nos coloquemos no pedestal, não exploremos isso para chamar a atenção para nós mesmos, não usemos isto para dar ocasião e lugar ao pecado! 

Antes, usemos o corpo que Deus nos deu para glorificá-lo e exaltar o Seu nome, não o nosso! Afinal, podemos nos afogar como Narciso ou ficar cegos e sermos zombados como Sansão, a despeito de nossa suposta beleza e força! 

Quem vive assim, ama mais a si mesmo do que a Deus e ao próximo. Na verdade, não se ama, mas se odeia!

Alexandre Pereira Bornelli


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ESCOLHAS

A vida é feita de escolhas! Por isso o salmista disse: "Escolhi o caminho da fidelidade; coloquei tuas ordenanças diante de mim". (Sl 119:30). O que temos escolhido é o que temos posto diante de nós todos os dias! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

O RELIGIOSO.

Religioso é aquele que pensa ser espiritual, mas na verdade, tem um coração ardiloso, que também é supersticioso, pois pensa ter a graça de Deus mesmo sendo-Lhe totalmente teimoso. 

O religioso é consigo mesmo exageradamente manso e bondoso, mas com o próximo é muito rigoroso, nunca sendo com ele, misericordioso. O religioso é fiscal de todo mundo, desde uma simples criança até de um alguém idoso, mas consigo mesmo é relapso e manhoso, nunca orando por seus pecados, mas pelo pecado dos outros, chega a orar fervoroso. 

O religioso tem panca de cristão, mas é alguém espiritualmente ocioso, tem aparência de saúde espiritual, mas na verdade está enfermo como um leproso, vivendo na escuridão de seus pecados, por mais que pense ter um caminho luminoso. Um religioso não quer ser discípulo, ele quer é ser famoso, é um hipócrita fantasioso, o que o torna alguém perigoso, por mais que tenha panca de um crente estiloso. 

Ora, naturalmente, todos nós temos um coração religioso que prefere ser orgulhoso pensando que isto é algo virtuoso, quando na verdade é ser refém de um coração enganoso! Isto não é algo misterioso, pois, sem a graça de Deus, o que poderá desejar mais alguém do que ser um religioso, permanecendo na lama do pecado e não na luz de um Deus gracioso?

Alexandre Pereira Bornelli

QUERO VOLTAR OU SÓ QUERO CANTAR?

Desde sempre as mesmas igrejas e as mesmas pessoas cantam a música: "Quero voltar ao início de tudo encontrar-me contigo Senhor, ....". E no refrão cantam com maior entusiasmo: "quero voltar ao primeiro amor eu quero voltar a Deus". 

Pera lá: até quando vamos ficar cantando "quero voltar" e nunca voltar em arrependimento na prática? A pessoa está com anos de conversão e sempre querendo voltar?! Algo está errado! Isso pode virar procrastinação! 

Chegou uma hora em que o filho prodigo parou de falar que queria voltar e de fato voltou! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

O SEGUNDO É PIOR DO QUE O PRIMEIRO!

Um amigo meu que viaja dirigindo caminhão pelo Brasil contou que já viu vários acidentes pelas rodovias. Mas, algo que lhe chamou a atenção foi que em muitos e muitos casos, o segundo acidente, causado devido à má sinalização do primeiro, ocorre com frequência! 

Do mesmo modo, em nossa vida, com muito mais probabilidade ainda, o segundo pecado tende a ser pior que o primeiro. Exemplo disto é que um olhar cobiçoso geralmente leva ao vício da pornografia e, talvez, ao adultério. 

Lembram de Davi?! Ele cedeu à tentação de olhar Bate-Seba, depois adulterou com ela e ainda, cometeu homicídio contra seu marido Urias tentando esconder seu pecado! Um pecado chama o outro. Quando toleramos pecados em nosso coração, sejam eles quais forem, não os confessando e abandonando, eles chamarão outros e outros virão com força total! A tragédia então é potencializada! 

Por isso, I João 1: 5 a 9 e Provérbios 28:13 nos exortam a confessar nossos pecados diante de Deus, abandonando-os, pois caso contrário, a "bola de pecado" crescerá e a tragédia será imensurável!

Alexandre Pereira Bornelli

O ORGULHO

O orgulho é um dos pecados que mais faz barulho! Orgulho é quando alguém fica o tempo todo, para dentro de si mesmo, dando mergulho, pensando ser o melhor, presenteia a si mesmo sempre com um bonito embrulho, não importando se é data festiva ou um simples mês de julho. O orgulho não diz palavras edificantes, mas sim, cospe nos outros pedregulho e junta, para si mesmo, toneladas de entulho!

Alexandre Pereira Bornelli

DE ONDE VEM TANTA ALEGRIA?!

As pessoas hoje em dia são tristes! Nem todas é claro. Talvez você seja exceção. Talvez! Não estou falando de riquezas, férias, saúde e liberdade. Falo de alegria que não tem nada a ver com essas coisas. 

Como explicar tanta alegria vinda de alguém preso, se as pessoas em liberdade hoje são tristes?! Filipenses foi uma das epístolas de Paulo escritas da prisão. Ele não falava de alguém que estava preso, ele mesmo era o prisioneiro! E veja o que ele diz no capítulo 4:4: "Alegrai-vos no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." 

Depois no verso 10: "Alegrei-me sobremaneira no Senhor...". Verso 11: "...aprendi a estar contente em toda e qualquer situação". Por que Paulo era alegre, mesmo estando preso?! 

Voltemos ao capítulo 3 e vejamos algumas conclusões dele: "v. 1 - Quanto ao mais irmãos meus, alegrai-vos no Senhor..."; v.7: "considerei perda por causa de Cristo"; v. 8: "por causa da sublimidade de conhecer a Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual perdi todas as coisas para e as considero como refugo, para ganhar a Cristo"; v.9: "ser achado nele..." e v. 10: "para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte". 

O centro da alegria de Paulo era Cristo e justamente por ser Cristo era algo acima das circunstâncias! Não era o que ele tinha ou podia ter nesta vida por causa de Cristo que o alegrava, mas era Cristo mesmo. Sigamos seus passos se queremos viver com a mesma alegria independente da situação! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

QUAL É A SUA PROFUNDIDADE?

Todas as plantas e construções que são firmes e duradouras têm suas raízes e estruturas profundas, ninguém as vê. Mas elas são fundamentais para suportar, dar vida e utilidade na parte visível. 

Nós, como cristãos, devemos crescer em Deus da mesma forma! João Batista disse no evangelho de João 3:30: "convém que Ele cresça e que eu diminua". O crescimento cristão deve ser primeiro de aprofundar nossas raízes em Deus, de nos humilharmos em sua presença, ter uma vida pessoal de intimidade com Deus sem importar se isto será visível ou não. 

Tem muita gente superficial em Deus que se preocupa mais com o que os outros verão do que com o tanto que ele está conhecendo e amando a Deus. Todo o nosso frutificar depende desta profundidade. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

SANTIDADE!

Quem não busca a santidade vive na vaidade, tendo uma vida vazia, quer seja rico ou passe dificuldade. Ninguém verá o Senhor sem santidade, seja você um jovem ou pessoa de qualquer outra idade! Santidade não é perfeição, mas é viver com uma prioridade: buscar a glória de Deus em tudo o que se faz e nisto está nossa verdadeira felicidade! Busque a santidade ai mesmo no que você faz em sua cidade. Não espere por momentos especiais para perseguir a santidade, pois a cada minuto Deus nos da esta oportunidade!

Alexandre Pereira Bornelli

UMA CENA CHOCANTE!

Vendo a manchete de um jornal online, estava a foto de um criança e um homem, com a seguinte frase: "Estado Islâmico divulga vídeo que mostra criança executando dois reféns"! Meu Deus!! Obviamente, não acessei o vídeo. Novamente, meu Deus!! 

Duas coisas me impressionaram. A primeira foi estarem usando criança para isto. A segunda é justamente por estarem usando criança! Eles acreditam que eliminando as pessoas estão agradando seu deus e investem nisso, morrem por isso e ensinam as crianças a fazerem o mesmo. 

Agora, pense em nossa fé em Jesus e em nosso comportamento e em nossos filhos. O que fazemos para ajudar as pessoas a conhecerem a Deus? Nossos filhos estão comprometidos com o Evangelho também? Eles oram pelas pessoas, eles falam de Deus aos seus amigos, eles fazem o bem aos outros, eles têm sua intimidade com Cristo? Ou eles estão alienados de tudo isto? Josué 24:15, diz: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Inclua toda a sua família no serviço a Deus

Alexandre Pereira Bornelli

ANOTE ESTE RECADO!

Anote este recado: não somente o que ofende a sociedade, mas o que ofende a Deus é pecado! Até mesmo o que o povo tolera calado, aos olhos de Deus pode ser pecado. 

Falar em pecado hoje em dia é ser antiquado, por isso, cuide dos amigos que estão ao seu lado! O pastor deve pregar sobre a malignidade do pecado, mesmo que alguém saia da igreja chateado. É melhor um minuto magoado do que passar a eternidade de Deus afastado!

 Precisamos ficar atentos contra o pecado, pois ele surge até mesmo num lindo dia ensolarado. Se queremos fugir da prática do pecado, devemos, pela graça, andar no caminho de Deus que já é abençoado!

Alexandre Pereira Bornelli, por Deus perdoado!

APARÊNCIA OU REALIDADE?

Tua aparência religiosa pode te fazer participar de uma igreja e parecer ser um verdadeiro cristão, pode te fazer popular na mídia, pode atrair pessoas e seguidores para perto de si, mas jamais fará desfrutar do amor e da graça de Deus na terra, muito menos te levará ao céu! Se nós não gostamos de produtos falsos, porque Deus, o Criador de todas as coisas aceitaria filhos falsos?!!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A VISÃO DO HOMEM E A VISÃO DE DEUS!

Disse Deus a Samuel: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (I Samuel 16:7).

Embora estejamos acostumados a entrar em alguns lugares restritos, como Bancos por exemplo, passando livremente pela porta giratória de detector de metais, pela nossa aparente "cara" de inocente ou por estarmos bem vestidos, nossa entrada no céu não terá o mesmo critério, ainda que tenhamos "cara" e aparência de crente! 

Deus jamais olhará em nosso rosto e aparência para ver se somos de fato cristãos ou não. Podemos enganar cônjuge, filhos, pais, pastores, amigos, futura namorada (o) com nossa aparência e até costumes de cristãos, mas a Deus isso é impossível. 

Não procure ter cara e costume de cristão, mas sim, ore a Deus para que Ele te dê um novo coração, pois quem recebe esse novo coração, torna-se nova criatura em Cristo Jesus e tudo o mais é consequência disto!

Reflita nisso mesmo que você seja um antigo membro de igreja! Deus nunca se impressionou com cara e aparência de ninguém. E nós não somos e nem seremos exceção! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PRATICANTES OU ENGANADORES DA PALAVRA?

TORNAI-VOS POIS PRATICANTES E NÃO SOMENTE OUVINTES DA PALAVRA ENGANANDO A VÓS MESMOS! Tiago 1:22


Ler a Bíblia e não obedece-la pensando ser assim mesmo um cristão é como acreditar estar cumprindo a legislação de trânsito colocando o cinto de segurança sobre o corpo sem trava-lo. Isso é não cumprir a lei e enganar a si mesmo, pois num eventual acidente seremos nós mesmos os prejudicados! 

Assim é todo aquele que lê a Bíblia, mas não a pratica e não a obedece! Ter a Bíblia como um "amuleto" não resolve nada. 

Todavia, quando a temos como a inerrante Palavra de Deus, quando cremos no que ela diz, quando cremos em Deus, o Autor e Consumador da nossa fé, então estaremos espiritualmente seguros e desfrutaremos de uma vida sem engano, mas real e repleta de significado! Que Deus nos dê a graça de vivermos assim neste ano que se inicia. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

O QUE FAZ UM DISCÍPULO DE JESUS?

Tem gente que se diz discípulo de Jesus por várias razões que a Bíblia não autoriza. Inventam coisas da sua própria cabeça, dão vazão às suas vontades carnais e no fim dizem que fazem isso por que são discípulos de Cristo. 

Mas, veja o que Jesus diz: "Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos. Então, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:31,32) Permanecer no ensino de Jesus e não inventar outro ensino, por mais que atraia multidões, é ser discípulo verdadeiro de Jesus. E, somente neste caso, a verdade que é a Palavra de Deus nos libertará! 

Um discípulo de Jesus permanece no ensino de Jesus! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

NÃO CORRA ATRÁS DA FELICIDADE!

Quem corre atrás da felicidade pode se perder e encontrar tristeza, decepção e angústia. Mas, quem busca a Deus de todo o seu coração, há de encontrar a verdadeira felicidade, pois "feliz é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos"! (Salmo 128). Felicidade não é um subproduto de quem teme a Deus, mas sim é o próprio Deus! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

EIS A QUESTÃO!

A Bíblia nos garante no Salmo 103, que é um Salmo que fala da misericórdia de Deus, no versículo 10, que Deus "não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas inquidades". 

Graças a Deus por isso, caso contrário estaríamos eternamente perdidos! Mas, o problema é que nós ainda tratamos as pessoas segundo o pecado delas! A falta de perdão e a cobrança nos relacionamentos mata qualquer chance de florescer a paz, a alegria e a comunhão! 

Aprendamos a perdoar como Deus nos perdoou, para nos relacionarmos com os outros como Ele se relaciona conosco! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

PECADO: CAVERNA OU TÚNEL?

Podemos comparar o caminho do pecado com uma caverna. No começo ambos parecem atraentes, interessantes, cheios de adrenalina e mistérios que nos convidam a desbravá-los. 

Todavia, ambos têm muita coisa em comum: a cada passo dado, ficamos mais distantes da luz; a cada passo dado ficamos mais longes da saída; a escuridão aumenta a cada centímetro percorrido e os perigos aumentam à medida que caminhamos para dentro. 

Por isso Jesus disse em João 8:12: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida". Pecado é não crer em Jesus e disso, deriva todo os demais pecados!

O pecado não é como um túnel que se anda no escuro por um tempo, mas logo encontra-se uma luz de saída novamente. Ele é como uma caverna mesmo, onde a escuridão e a saída estão cada vez mais distantes à medida que caminhamos para dentro dele! 

Que possamos viver em obediência a Deus e andar na luz com ele e com os irmãos, praticando a verdade e falando a verdade uns com os outros para andarmos nos caminhos do Senhor que são iluminados e abençoados! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli