PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DEUS DESEJA QUE EU CUIDE DO MEU CORPO?

O pecado afetou todo o nosso ser e com isso, trouxe desequilibrio em nosso comportamento. Um dos resultados disso é que algumas pessoas adoram o prórprio corpo, enquanto outros, o ignoram e não cuidam dele. Será que Deus quer eu cuide do meu corpo? Sim, Ele quer! 

John Piper diz: " Ele se preocupa com nossos corpos. Foi Ele que os deu para nós. Ele gostaria que eles fossem saudáveis e que durassem muito tempo, até que decida levá-lo". A Bíblia diz que somos templos do Espírito Santo e também, em I Coríntios 6, nos exorta a fugir da impureza sexual e da glutonaria. Outros textos, como Gálatas 5, diz que o domínio próprio é fruto do Espírito. 

Portanto, não deixemos ser dominados pelo narcisismo idólatra, pelo modismo fanático do corpo perfeito, nem pela preguiça e nem pelos hábitos e vícios que destroem o corpo.

John Piper da o seguinte testemunho pessoal de quando foi ensinado que era importante manter boa saúde como cristão: "Isso me impediu de fumar quando era adolescente! Realmente impediu! A instrução de minha mãe: "Filho, seu corpo é o templo do Espírito santo, e obter um câncer de pulmão por causa desse tipo de prazer não é tratar o Espírito Santo corretamente." Isso funcionou para mim! Ainda funciona."

 Este alerta vale para todos nós em relação aos demais prazeres que possamos ter, quer seja o da bebida, do sono, da comida, preguiça, excesso de exercícios, excesso de prazer, etc. Devemos, por meio do Espírito Santo, glorificar a Deus com nosso corpo e não a nós mesmos! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PEQUENAS TENTAÇÕES, TRAZEM GRANDES PECADOS!

Grandes incêndios não começam, muitas vezes, com pequenas faíscas?

Da mesma maneira, uma fagulha de tentação, se não for mortificada pela Palavra e pela oração imediatamente, invevitavelmente nos levará a cometer grandes e terríveis se pecados. 

Pequenos descuidos em nossa vida diária, talvez uma música que ouvimos, algo que vimos, uma conversa que tivemos ou um pensamento que cultivamos ou relembramos, podem ativar nossas velhas tentações, despertando nossas cobiças interiores nos levando a pecar contra Deus. 

Por isso, devemos guardar a Palavra no coração para não pecar contra Deus (Sl 119:11) e realmente vigiar e orar todos os dias e em todos os lugares. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA." João 14:6

Neste precioso versículo, Jesus não se apresenta como uma excelente opção à nós dentre tantas outras. De forma alguma! 

Ele diz enfaticamente, com sua própria e inerente autoridade divina, que Ele é O caminho, A verdade e A vida, assim como lemos no próprio texto. 

Noutras palavras, Ele afirma ser o único caminho seguro que devemos seguir para sermos salvos; Ele afirma ser a única verdade infalível pela qual devemos crer e viver e garante ser a vida eterna para quem nEle crê! Quem é Jesus para você? 

Ou Ele é tudo isso ou não é nada. Ele não se apresenta como algo menos do que tudo isso que a Bíblia descreve para nós. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NÃO TENTE SER O OUTRO.

Augutus Nicodemus Lopes nos advertiu durante a Conferência Fiel deste ano, "para termos cuidado ao ler biografias e tentar ter a mesma vida que outros tiveram." De fato, corremos esse perigo. 

Cristo nos transformou é verdade. Somos chamados a imitar o apóstolo Paulo é verdade. Mas, não somos exortados a vivermos a mesma vida deles e sim, a vida de Cristo Jesus em nós! Admitimos que somos profundamente edificados ao lermos biografias dos pais da igreja, perto deles somos anões espirituais. Mas, Deus não trabalha da mesma forma em todos. 

Os discípulos não eram iguais entre si e cada um teve um trabalhar de Deus diferente! Nem os pais da igreja tiveram histórias idênticas. Ao tentarmos fazer da nossa vida uma cópia integral à de outros cristãos, corremos o sério risco de sermos frustrados. O que devemos imitar é a fé que tinham em Deus e a vida de peregrinos que viviam. Os dons, os fatos e o trabalhar de Deus não são idênticos entre seus filhos. 

Segundo Franklin Ferreira em seu excelente livro Servos de Deus, falando sobre 32 personagens da história da igreja, diz que "essas vidas lembram que nossa peregrinação cristã é individualizada e não pode ser resumida a chavões. Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Por isso, não existe um modelo pelo qual nossa espiritualidade deva ser medida". 

Portanto, podemos tê-los como exemplos de fé e espiritualidade profunda. Contudo, Deus tem uma vida e uma história para cada um de nós. Oremos para Deus usar Sua Palavra e a vida desses santos para que possamos, pela graça de Deus, vivermos a nossa vida conforme a vontade do nosso Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 21 de outubro de 2014

CULTIVE UM CORAÇÃO FÉRTIL!

Mesmo quem não é um experiente cultivador de plantas, sabe que para elas crescerem e desenvolverem bem é preciso que o clima,o cuidado e as condições sejam adequadas. 

O mesmo acontece com o crescimento das graças espirituais em nossa vida! Quem cultiva hábitos pecaminosos, quem mantém um coração endurecido, ressentido, cheio de mágoa, irado, com justiça própria, com pecados não confessados e negligente para com os mandamentos de Deus não pode se entristecer por não estar desenvolvendo-se na vida cristã e intimidade com Deus. 

A. W. Tozer disse: "você se admira porque não progride na vida cristã. É que seu clima interior não é propício para o crescimento das graças espirituais. Ou você provoca uma mudança radical em seus hábitos, ou não haverá nenhum desenvolvimento permanente em sua vida interior". 

Seu coração é um ambiente ideal para o crescimento da vida de Cristo, ou ideal para que as obras da carne cresçam? A questão é a vida interior, com realidade e motivações puras diante de Deus e não, simples hábitos religiosos externos e aparência de piedade. Examinemo-nos diante de Deus com joelhos dobrados e coração obediente.

Alexandre Pereira Bornelli

NO PRINCÍPIO DEUS!

No princípio Deus!
Essa expressão de Genesis 1 é fundamental para entendermos toda a Biblia. Ela fala da iniciativa de Deus, de Sua soberania, bondade, autoridade, criatividade, amor e mostra que Ele sempre existiu e que criou todas as coisas livre e soberanamente! Sem crermos nisto não podemos crer no restante da Bíblia.

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MUDE SUA ORAÇÃO!

Às vezes precisamos mudar nossa oração a Deus e parar de pedir, temporariamente, por mais conhecimento sobre Ele. 

Desejar conhecê-Lo mais, em si mesmo é biblicamente corretíssimo e devemos crescer nisso (Oséias 6:3). Todavia, acumular conhecimento pelo conhecimento é ajuntar condenação. Nossa prática e obediência devem estar proporcionalmente crescendo junto com nosso conhecimento sobre Deus e Sua Palavra. 

Assim nos ensina o teólogo puritano John Owen, em seu livro Para Vencer o Pecado e a Tentação: "a verdade é que nós já o conhecemos o suficiente para amá-lo mais do que o fazemos, para nos deleitarmos nele e para servi-lo, crer nele, obedecê-lo, colocarmos nossa confiança nele além do que até agora conseguimos." 

Hoje amamos a Deus com a mesma proporção que O conhecemos? Discorrer sobre a Bíblia e citar versículos de cor não quer dizer que somos praticantes da Palavra. O que conta é pedirmos para Deus sondar nosso coração para vermos se estamos cegos em relação à nossa situação espiritual, se continuamos com o coração endurecido pelo engano do pecado, se estamos perdoando, se nossos relacionamentos estão sendo restaurados, se estamos pecando menos e se estamos buscando mais a santidade. 

Que Deus nos dê um coração mais obediente para praticarmos o que já conhecemos, e então, continuarmos crescendo em conhecimento e obediência. na mesma proporção. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

RESPONDA COM SINCERIDADE SE PUDER!

Você conhece a história do ladrão que foi salvo por Jesus enquanto estava crucificado. Você acha injusto? 

Contudo, para aumentar ainda mais esta indignação, pensemos se no lugar do ladrão estivesse uma pessoa que desde a infância fez tudo o que quis, teve uma vida sexual livre, muito dinheiro para usar para seu próprio prazer, festou, bebeu, namorou livremente, não se proibindo de quase nada nesta vida. 

Esta pessoa sempre ficou em evidência na sociedade e costumava tirar sarro em você por ser cristão, por amar a Deus, por se guardar puro para o casamento, por não ir a festas, por honrar seus pais e por só namorar moças ou moços cristãos. 

Pense por um momento que esta pessoa está agora na cruz, ao lado de Jesus, clamando a Ele por misericórdia para ser salva. Jesus atende a seu pedido porque Lhe aprouve salvá-la. Ela então é salva para sempre! 

Segundo Ryle, comentando esta passagem bíblica, a salvação de um dos ladrões é para mostrar que Deus salva a quem quer e quando quer. Mas, o fato do outro ladrão não ter sido salvo, é para nos alertar que nem todos serão salvos na última hora!

Diante disto, qual seria sua reação: você teria misericórdia dela por ter perdido a vida toda vivida no pecado e somente desfrutado do amor de Deus no fim? Ou, você ficaria com inveja e indignado contra Jesus que deixou ela “aproveitar” o melhor da vida e ainda lhe salvou na hora da morte? 

Quem viveu melhor: esta pessoa ou você que foi salvo há anos?

Alexandre Pereira Bornelli

COMO ORAMOS: ABA PAI OU ABRA PAI?

Vivemos num contexto onde as pessoas pensam ter controle sobre Deus, por mais paradoxal que isso seja! É como se pudéssemos dizer "não, Senhor". Sendo Deus Senhor, não podemos lhe dizer não, somente, "sim, Senhor". 

São pessoas que pensam que basta determinarem que algo aconteça, para Deus estar obrigado a cumprir. Ao contrário disto, nos evangelhos lemos as pessoas clamando a Deus por cura, dizendo: "Senhor, se quiseres pode curar-me". Note: se quiseres! É a vontade Deus, soberana e livre, que age livremente sem qualquer manipulação humana. 

Aonde lemos nas Escrituras alguém que conseguiu forçar ou obrigar Deus a agir? Podemos pedir e expor nossa vontade a Deus? Sim, podemos, mas apenas expor nossa vontade orando para que a vontade de Deus prevaleça, como sempre prevalece, sobre a nossa vontade. Portanto, os filhos de Deus oram clamando 

"Aba Pai" que significa "pai, meu pai", poque desejam relacionamento e não, "Abra Pai", obrigando Deus abrir as portas, mares e tudo para que possam passar "rompendo em fé". 

Como precisamos voltar as antigas e eternas verdades da Bíblia onde aprendemos que Deus é o Criador e sustentador de tudo e nós, criaturas dependentes desse Deus bondoso. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

O CRISTÃO E A GLUTONARIA.

Pouco se ouve falar sobre o pecado da glutonaria hoje em dia. Já se disse que "antigamente a igreja pregava sobre a gula, hoje nós a praticamos". Pode ser. O fato é que a glutonaria não tem a ver, necessariamente, com o peso da pessoa. Alguém magro pode ser glutão e alguém mais pesado pode não ser. 

Sabemos que Deus criou-nos com estômago e criou também os alimentos, mas impôs limites. A questão é saber quando a comida passa a ser um deus em nossa vida, nos dominando e nos escravizando. Quando nosso estômago comanda nossas mãos e comemos além do que precisamos para saciar a fome e ter boa saúde, então somos glutões, quer sejamos magros ou sendo obesos. 

O que conta é se somos dominados pelo estômago ou não. Quando a comida governa nossos pensamentos, então governará também nossas atitudes. Não precisamos ter balança em casa para pesar nosso prato de comida todo dia. Temos algo perfeitamente exato que nos diz quando pecamos pela glutonaria: o Espírito Santo. 

Então, saberemos quando estamos sendo dominados pela comida e quando estamos comendo exageradamente pelo vício de comer. Não é porque nos é lícito comer que vamos nos deixar ser dominados pela comida! (I Cor. 6:12). 

Assim como nosso corpo não é para a imoralidade, ele também não é para a glutonaria é o que Paulo ensina. Devemos cuidar do nosso corpo para termos saúde e a glutonaria age contrariamente a este fim, causando sérios danos físicos além de evidenciar a ausência o fruto do Espírito chamado domínio próprio. 

O prazer da glutonaria é como todo prazer carnal: passageiro, viciante e destruidor. Busquemos em Cristo moderação para nos alimentarmos bem e saudavelmente para a honra e glória do Seu nome e para o nosso bem-estar.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O CRISTÃO E O ARREPENDIMENTO.

Biblicamente, arrependimento é a distancia radical de tudo o que atrapalha nossa devoção total a Deus e diz respeito também a nos voltarmos para Ele em obediência e amor. 

O início da caminhada de alguém com Deus é marcada pelo arrependimento. Sem arrependimento dos pecados não há evidência de uma nova vida. Desde então, o arrependimento deve fazer parte da vida normal do cristão. Normal, porque ainda pecamos e, então, precisamos nos arrepender. 

 Dizer-se cristão e não ter uma vida de arrependimento genuíno não é o que a Bíblia ensina. Afinal, o que fazemos quando pecamos? Ou fazemos Deus de mentiroso dizendo que não cometemos pecados? É preciso então nos arrependermos se quisermos desfrutar de intimidade e paz com Deus novamente.

Como já disse Erroll Hulse (The Great Invitation (Inglaterra, Evangelical Press, 1986), pag. 58: "Estamos marchando com dois pés em direção ao céu. Um destes chamas-e "arrependimento"; o outro, "fé". Porque eu creio, arrependo-me de certo pecado, hábito ou atitude. Visto que me arrependo, procuro aprender mais para fortalecer minha fé. Esta me conduz a mais arrependimento. Esquerda, direita...esquerda, direita - um pé após o outro - fé e arrependimento, fé e arrependimento".

Há quanto tempo não nos arrependemos? Será que é porque não temos pecado durante todo esse tempo? Dificilmente será. Ou, é porque estamos com nosso coração endurecido pelo engano do pecado e por isso nos justificamos ao invés de confessarmos? 

Entretanto, o arrependimento não pode ser um ciclo vicioso em nossa vida. Ele não existe para autorizar-nos a pecar. Antes, ele é fruto da bondade e Deus para que, ao pecarmos esporadicamente, possamos fazer bom uso dele para a glória do Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O CRISTÃO, O ORGULHO E A INVEJA.

A primeira coisa que devemos lembrar é que a inveja é obra da carne pecaminosa (Gálatas 5:21). Portanto, coisa boa ela não é. 

Poderíamos dizer que a inveja nasce do orgulho. É o que ensina D. M. Lloydes Jones: “O orgulho, manipulado pelo diabo, leva ao ciúme, à inveja, ao ressentimento por não estarmos sendo apreciados e alguém estar sendo posto diante de nós. Deste modo o diabo pode derrubar uma igreja ou comunidade; e isto tem sido feito muitas vezes.” 

Orgulho e inveja estão unidos num único propósito: destruição! Ilustrando, a inveja seria então a escrava do orgulho, que ao ser ferido por não estar sendo o centro das atenções a utiliza para destruir a si próprio e também desejar destruir o outro. Quem é invejoso é orgulho e todo orgulhoso manifestará inveja cedo ou tarde, pois o orgulho não aceita dividir a glória com ninguém. 

É o que ensina John Stott em seu livro Cristianismo Puro e Simples: "A inveja é o lado inverso da moeda chamada vaidade. Ninguém sente inveja dos outros sem primeiro ter orgulho de si mesmo". C. S. Lewis chama o orgulho de o grande pecado, de onde todos os outros derivam. 

Não tratemos o orgulho e a inveja como coisas comuns, como muitos hoje em dia fazem, pois o que eles querem é destronar a pessoa de Cristo e nos entronizar como nossos próprios deuses, a quem nós mesmos e o mundo todo deve servir e agradar. 

Devemos, portanto, mortificá-los, confessando-os a Deus enquanto desenvolvemos nossa salvação com temor e tremor. Então, aprenderemos a sermos mansos e humildes de coração como Cristo é. Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

O CRISTÃO E O AMANHÃ.

Não precisamos ir longe para nos sentirmos inseguros: basta pensarmos no amanhã! Nem mesmo sobre o hoje nós temos qualquer controle, quanto mais sobre o amanhã! Estaremos doentes, sofreremos acidente, teremos imensas alegrias ou, pelo menos, estaremos vivos amanhã? 

Na carta de Tiago capítulo 4:13 a 16 aprendemos que o amanhã está nas mãos de Deus. Portanto, não devemos viver como se o amanhã estivesse sob o nosso controle pois esta pretensão é maligna. Ao contrário, devemos dizer com sinceridade e temor que faremos isto ou aquilo "Se Deus quiser". 

Embora o amanhã nos traga incertezas, existe algo que nos deixa seguros sobre o amanhã: o cuidado, o amor e a providência de Deus! Spurgeon de forma bem prática diz: "A ansiedade não esvazia o amanhã dos seus cuidados; ela só enche o hoje com a força desses cuidados". 

Uma parte da fé salvadora é crer que Deus derrama Suas misericórdias hoje para os problemas de hoje. Amanhã, Suas misericórdias serão derramadas para os problemas de amanhã e assim por diante, como nos ensina John Piper. Isto é viver pela fé no Filho de Deus, descansados, mas não negligentes; diligentes, mas não ansiosos. Somente pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O CRISTÃO E A SANTIFICAÇÃO.

Já se disse que "a santificação é o lado visível da salvação". Esta verdade é irrefutável! Portanto, cada um de nós deve perguntar a si mesmo diante de Deus: "minha salvação é visível ou invisível, é real ou imaginária?" Se existe santificação ela é real, caso contrário, é falsa.

Para sabermos como a santificação se torna visível na prática, recorremos ao que ensina J. C. Ryle: "O tipo bíblico do homem santificado não é o homem que se oculta em uma caverna, mas o que glorifica a Deus como Senhor ou como servo, como pai ou como filho, na família ou nas ruas, no mundo dos negócios ou no comércio". É este o cristão que somos em todos os nossos relacionamentos? 

Esses frutos da santificação não surgem do nada, antes, são frutos de árdua batalha contra o pecado e a favor de fazermos a vontade de Deus. Então, completa Ryle dizendo que "não há santidade sem luta"! 

Hoje certamente teremos muitos combates contra o pecado, muitas tentações que desejam nos levar ao pecado. Lutemos arduamente em oração e vigiemos com a graça de Deus, suplicando com um coração sincero: "Senhor, dispõe o meu coração para só temer o teu nome, não me deixe cair em tentação, livra-me do mal." 

E quando a tentação surgir, que possamos fugir fisicamente e mentalmente, levando nosso corpo para longe dali sempre que possível e nosso pensamento cativo à obediência de Cristo, pensando nas coisas do alto!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O CRISTÃO E O SOFRIMENTO.

Ninguém, de sã consciência, acorda e diz: "Hoje vou em busca do sofrimento!" Mas, mesmo não o buscando, ele vem na vida do cristão e do não cristão! A diferença está no resultado que ele produz. 

Naqueles que não creem em Jesus, o sofrimento resulta em amargura, revolta e todo tipo de resultados negativos. Na vida do cristão, ele também traz tristezas, pode por vezes o abater momentâneamente, pode lhe causar temores, incertezas, mas isso não é duradouro e não é o que fica. 

Vejamos, por exemplo, o que aprendemos no Salmo 119: 92 quando o salmista testemunha sua própria situação: "Se a tua lei não fosse o meu prazer o sofrimento já me teria destruído." Aqui, aprendemos que o sofrimento não é algo agradável e que ele realmente abate o cristão momentâneamete. 

Contudo, o mais importante que aprendemos aqui é que a Palavra de Deus traz prazer superior à tristeza do sofrimento. Não é que seremos poupados de nunca sofrer. Em João 16:33, Jesus diz: "no mundo teremos aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo". Mas sim, que seremos poupados em meio ao sofrimento. 

Ou seja, quanto maior for nosso prazer em Deus e em Sua Palavra, mais suportaremos aflições, provações e sofrimentos sem perder a esperança e a alegria da salvação! Deus usará essas dificuldades para apurar e fortalecer nossa fé nEle mesmo!

Quem sabe um dia podemos orar com sinceridade como esse irmão orou ao Senhor: "Eu oro para  que Deus abra os nossos olhos e nos permita ver os tesouros escondidos que Ele nos concede nos sofrimentos  dos quais o mundo só pensa em fugir".  (João de Àvila)

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PALAVRAS E PENSAMENTOS TORPES

NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE, E, SIM, UNICAMENTE A QUE FOR BOA PARA A EDIFICAÇÃO, CONFORME A NECESSIDADE, E ASSIM TRANSMITA GRAÇA AOS QUE OUVEM.
Efésios 4:29

Quer dizer então que posso pensar e escrever palavras torpes? Ou, pelo menos falar e escrevê-las pela metade ou apenas suas iniciais como muitos fazem em torpedos, whatsapp e outros meios de comunicação?

Essas perguntas nascem de alguém que ainda tem mente religiosa e que não teme a Deus e que está mais preocupado com o exterior do que com seu interior. 

A Palavra de Deus veio para tratar das questões interiores do nosso ser, pois elas determinam o que fazemos. Nossos pensamentos são muito importantes em nosso processo de santificação. 

Tanto é verdade que em Colossenses 3:1 e Filipenses 4:8, por exemplo, somos advertidos no que devemos pensar. E em tantos outros textos, como Provérbios 4:23 e Salmo 119:11, aprendemos que devemos cuidar do nosso interior para não pecarmos contra Deus. 

É claro que não devemos falar palavras torpes, mas é claro também que não devemos deixar que elas façam parte nem mesmo dos nossos pensamentos! 

Por isso, precisamos aprender a pensar nas coisas do alto e a levar cativo todo pensamento a obediência de Cristo (II Coríntios 10:4,5), para não falarmos palavras torpes e sim palavras que edificam!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SEJA DIFERENTE!

Diz Crisóstomo que: "para ser diferente do que sou, tenho de deixar de ser o que agora sou". Que verdade!

Todos nós estamos num processo de transformação. Lembremo-nos de como éramos há alguns anos. O problema é no que estamos sendo transformados. A questão é que somos transformados à semelhança do que amamos. 

Portanto, se amarmos as coisas erradas, iremos nos transformar á semelhança delas. Por isso que Jesus resumiu os mandamentos em amar a Deus de todo o coração e o próximo como a nós mesmos. Jesus Cristo deve ser o objeto principal do nosso amor. 

Quando O amamos, amamos também o próximo. Então, para sermos diferentes do que somos agora e para que esta diferença seja algo salvador, precisamos ser transformados pela Palavra de Deus (Romanos 12: 1,2). É assim que devemos ser com a ajuda do Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli